O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Aprenda 8 truques infalíveis para fazer um café perfeito e absolutamente delicioso!
O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. São várias as pessoas que não dispensam uma, duas, três ou até mais chávenas de café diárias. Ninguém resiste a um café quentinho e bem feito e, a verdade, é que se for bebido com moderação, este produto pode ter um sem número de benefícios para o nosso organismo.
Porém, há muitas formas de preparar um café caseiro, o qual até pode ser usado numa grande variedade de receitas, quer salgadas, quer doces, de que são exemplo o tiramisu ou o frapê. Mas para pôr estas sugestões em prática, é fundamental saber fazer um bom café e respeitar algumas regras básicas.
Em seguida, vamos deixar-lhe 8 dicas e truques únicos que vão garantir um café caseiro de excelência que vai deliciar os seus convidados e garantir um café cheio de sabor e intensidade à sua mesa.
8 truques infalíveis para fazer um café perfeito
Qualidade do pó de café
Nem todos os cafés são iguais e uma das suas diferenças reside, precisamente, na sua qualidade. Há, ainda, cafés mais amargos ou mais doces; mais intensos ou mais leves. Deve escolher um pó de café a seu gosto, desde que seja de qualidade.
Leia também:
- Os efeitos da cafeína no seu cérebro e organismo. Tome nota!
- Use champô caseiro de café e canela e livre-se dos cabelos brancos
- Aprenda a reaproveitar a borra de café. Tome nota!
- Aprenda a fazer café coado na perfeição. Tome nota!

Conserve o café apropriadamente
Depois de abrir a embalagem do café, deve conservar o café em recipientes fechados e, preferencialmente, escuros. O café não deve ficar exposto à luz, caso contrário ele não oxida tão depressa.
Outra dica consiste em guardar o recipiente no frigorífico. As temperaturas baixas ajudam a preservar as propriedades e os aromas naturais do café.
Não demore muito tempo a consumi-lo
Depois de aberto, o café deve ser consumido no prazo máximo de 15 dias. Assim, conseguirá ter um café bem saboroso e fresco.

Use a medida certa
Para um café perfeito, intenso e saboroso quanto baste, deve usar 5 a 6 colheres de café em pó para cada litro de água.
Use água filtrada
Evite utilizar água da torneira. Para conseguir ter um café perfeito com um sabor único, deve preferir água filtrada ou mineral. As impurezas da água da torneira podem prejudicar o sabor do seu café.

Não utilize água a ferver
Para fazer o seu café, deve usar água quente, mas não a ferver. A água usada deve ter uma temperatura aproximada de 90°C. Assim, pode retirá-la do lume, antes de se iniciar a fervura.
Verta a água adequadamente
Caso a passagem da água pelo coador demore mais de 5 minutos, o café pode ficar amargo. Portanto, a sugestão é que humedeça o pó que está no coador com a água quente e, fazendo movimentos circulares, coloque a água.
Selecione um bom coador
Os melhores coadores são os de papel, por questões de higiene.
Se preferir os de pano, então deve ter alguns cuidados, como: lavá-los apenas com água; fervê-los numa panela com água e borra de café, antes de usá-los pela primeira vez; guarde o coador de pano dentro da água, num recipiente fechado, no frigorífico. Estes coadores duram entre 3 a 6 meses.

Nota importante: De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não se deve exceder o consumo de 400 mg de cafeína por dia.
Assim, é importante ter este valor em consideração, assim como o número de chávenas de café ingeridas por dia, bem como os produtos com cafeína consumidos. Entre estes, incluem-se bebidas energéticas, refrigerantes, chocolates, bolachas, medicamentos,… e uma série de outros alimentos que podem incluir cafeína.
Um consumo excessivo de cafeína pode prejudicar a nossa saúde e bem-estar e anular todos os benefícios que uma ingestão moderada desta substância pode ter no nosso organismo. Assim, de um modo geral, não deve exceder as 3 chávenas de café diárias.
NCultura
Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Comentários 2