8 Tesouros do Artesanato Português
O artesanato português faz parte da história do país, espelhando nas suas peças as vivências e memórias das várias regiões de Portugal. 8 Tesouros do artesanato português, conheça alguns dos artefactos mais incontornáveis da cultura popular.
Galo de Barcelos

Quando falamos em artesanato um símbolo surge de imediato: o Galo de Barcelos. Este ícone da identidade lusa, oriundo da cidade minhota de Barcelos, é conhecido pelas suas cores garridas e corações vermelhos sobre fundo preto.

O que pode não saber é que esta figura nasceu de uma lenda que remota aos tempos medievais quando um peregrino de Santiago de Compostela foi salvo da morte por um galo que ressuscitou e cantou na mesma hora em que o homem estava a ser enforcado. E, por tal, se diz que ter um Galo de Barcelos em casa traz sorte.
A imagem popular tornou-se recorrente em ações promocionais do país e é, sem dúvida, um dos maiores símbolos turísticos portugueses.
Corações de Viana

Património simbólico de Viana do Castelo, os elaborados Corações de Viana são obras de arte da filigrana portuguesa.
Inicialmente, no séc. XIX, este coração era relacionado com o amor pelo divino e o culto do Sagrado Coração de Jesus e do Sagrado Coração de Maria. Posteriormente, seria conotado com o amor profano entre homem e mulher.

Hoje, os Corações de Viana têm o seu momento de maior expressão na Romaria da Nossa Senhora da Agonia (em Agosto). Se assistir ao cortejo etnográfico ou à Festa do Traje irá ver várias senhoras ostentando orgulhosamente ao peito os seus colares repletos de Corações de Viana.
Renda de Bilros

Ver uma rendilheira trabalhar uma Renda de Bilros é resumirmo-nos à nossa insignificância. A velocidade com que cruzam os fios de têxteis enlaçados em bilros prova que anos de técnica e treino habitam naquelas mãos.

A Renda de Bilros evidencia-se em zonas piscatórias do Litoral, como Peniche e Vila do Conde. A arte remonta a finais do séc. XVI com as mulheres dos pescadores a usarem o tempo livre para produzir peças de enorme delicadeza cujo fruto da venda complementava os parcos salários provenientes da pesca.
Tapete de Arraiolos

Foi na vila alentejana de Arraiolos que nasceu uma das mais conhecidas tapeçarias do país. Os Tapetes de Arraiolos são bordados em lã, com o ponto de costura que lhes dá nome, sobre uma tela de junta, algodão ou linho.

Com os primeiros registos sobre estas peças de artesanato a datarem do séc. XVI, estes tapetes evidenciam-se pela sua robustez e pelas formas geométricas produzidas por gerações de bordadeiras portuguesas..
(cont.)
Eu faço Artesanato e quero vender a partir de casa, preciso muito de arranjar clientes.É urgente, preciso muito de vender .Todo o meu trabalho tem Qualidade e perfeição, com bom fabrico,incluindo bons materiais e bons acabamentos.
Contactem: 351-925670460