Fique a par das descobertas científicas mais recentes sobre café, uma das bebidas mais consumidas por todos. Confira 8 factos científicos surpreendentes sobre o café. Há muitos estudos e pesquisas acerca do café, esta que é uma das bebidas mais produzidas e consumidas em todo o mundo. No geral, essas investigações concluem que o seu consumo regular e moderado traz vários benefícios para a saúde e para o organismo.
Desde acelerar o metabolismo, até melhorar a concentração e estimular a memória, as vantagens de consumir café diariamente parecem inegáveis. Porém, há informações que certamente desconhecem e que o podem surpreender, no que diz respeito a esta bebida milenar. Venha desvendar estes novos dados.
8 factos científicos surpreendentes sobre o café
Não, não precisa de beber café para acordar
Quando nos levantamos, o nosso organismo liberta uma hormona – cortisol – que estimula uma sensação de alerta, equivalente à gerada pela cafeína. Assim, beber café logo depois de acordar não faz muito sentido.
A sugestão é que deixei o primeiro café do dia para cerca de 1h30 após ter acordado. Já da parte da tarde, pode beber um café entre as 13h30 e as 17h, período em que a porção de cortisol diminui no corpo.
Leia também:
- 4 truques simples para um café excecional
- 7 erros comuns ao preparar café
- Basta 1 chávena de café para alterar o organismo. Saiba o que acontece.
- Bebe café com regularidade? Entenda as vantagens e desvantagens
- O Vinagre de Maçã é um remédio santo? Saiba tudo!

A cafeína atua como a adenosina
Durante o dia, enquanto estamos em atividade, o nosso cérebro produz adenosina, uma substância que ajuda a regular a função cerebral, mantendo-nos alerta. É isso mesmo que a cafeína faz, ao controlar a intensidade do sono.
Previne Alzheimer e outras doenças
A Faculdade de Medicina de Lisboa desenvolveu um estudo que conclui que o consumo de café pode retardar os sintomas de Alzheimer. Tal já tinha sido concluído noutras pesquisas, que verificaram que o café é capaz de reduzir o risco de doenças como a diabetes tipo 2, depressão em mulheres e Parkinson.

A cafeína tem a forma de cristais
Vista ao microscópio, a cafeína tem a forma de pequenos cristais, algo tão belo e singular que mereceu o prémio de fotografia científica em 2012.
O café pode ser viciante
Sim, quanto mais café tomamos, maior é a probabilidade de alterarmos a química do nosso cérebro. Além disso, o consumo de cafeína via conduzir a uma maior produção de recetores de adenosina o que vai “exigir” a ingestão de mais café.
Todo este processo pode, sim, causar dependência e sintomas de abstinência, como fadiga, irritabilidade ou dores de cabeça.

Bastam 10 minutos, para sentir os efeitos da cafeína
A Universidade de Barcelona fez um estudo que detetou que, 10 minutos após beber o café, a cafeína já atingiu metade da sua concentração máxima no sangue, o que é suficiente para começar a causar alguns dos seus efeitos.
Passados 45 minutos, ela alcança o seu nível máximo. Os seus vários efeitos podem durar no organismo entre 3 a 5 horas.
As abelhas também gostam de café!
Sabia que o néctar de algumas flores contém pequenos níveis de cafeína? De acordo com um estudo publicado na revista Science, essa cafeína serve, precisamente, para atrair as abelhas e melhorar a memória do inseto.

O café não tem apenas cafeína
Além da cafeína, o café possui outras substâncias importantes, como antioxidantes, que protegem o corpo dos radicais livres. Assim, o café ajuda a evitar o envelhecimento precoce, o cancro e os problemas cardíacos.
Alguns efeitos do café no organismo
– Provoca azia.
– Pode causar irritação
– Combate o sono e a fadiga.
– É um aliado de alguns medicamentos.
– Agrava as insónias.
– Aumenta os níveis de atenção e concentração.
– Melhora o nosso estado de espírito e humor.
– Potencia a nossa memória.
– É uma droga psicoativa, que pode tornar-se viciante.

NCultura
Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Comentários 2