Fizemos uma lista com bons vinhos que harmonizam com o fiel amigo dos portugueses. São 8 dos melhores vinhos tintos para o bacalhau de Natal.
Por vezes, o Natal, que é uma ocasião tão especial para os portugueses (e para muitos outros povos), pode ficar estragado por se tomar uma opção errada. Se, numa refeição normal, é indispensável saber escolher qual o melhor vinho para acompanhar o prato, ainda mais relevante se torna eleger qual o melhor vinho para harmonizar com pratos tão tradicionais, como os natalícios, neste caso com bacalhau.
Para que não haja erros, fizemos uma lista com bons vinhos que harmonizam com o fiel amigo dos portugueses. Escolhemos vinhos para todas as carteiras, uns que possuem um custo de apenas 2,60€ e outros com um custo superior, tendo o mais caro da lista um custo aproximado de 40€.
Fique a saber quais são os melhores vinhos tintos para o bacalhau de Natal!

JP Azeitão
Um vinho que tem como castas Syrah, Castelão e Aragonês e que encanta, logo ao primeiro olhar, pela sua cor vermelha que é profunda e brilhante. No nariz, apresenta-se frutado, com notas de frutos vermelhos do bosque, morangos e ginjas. No paladar, os sabores frutados emergem em harmonia com a estrutura tânica, suave e fresca. Este vinho obteve a pontuação de 85/100 no Wine Spectator.

Alabastro 2017
A sua cor rubi é encantadora e profunda. No nariz, revela intensos aromas a frutos vermelhos. No paladar, é um vinho encorpado, mas macio, em harmonia com a sensação de frescura. Os sabores dos frutos vermelhos são protagonistas e as notas de especiarias dão-lhe algo extra, conferindo-lhe um caráter distinto. Este vinho obteve a pontuação de 86/100 no Wine Spectator.

Montes Ermos RESERVA 2017
Um vinho da região do Douro que possui uma cor vermelho-violeta profunda. Um vinho no qual a fruta vermelha madura, ameixa e cassis, estão em perfeita harmonia com as notas de cravinho. Os apontamentos doces de baunilha e café foram conferidos pelo estágio em madeira.
Um vinho que se revela uma excelente opção, pois é elegante e aveludado, com corpo e estrutura. Além de harmonizar bem com bacalhau, acompanha carne, fumeiro e queijos de ovelha.

Dom Diogo, Vinhão 2017
Este Dom Diogo é um vinho verde tinto que é feito exclusivamente com uvas da casta Vinhão. Após uma criteriosa seleção das melhores uvas, a produção é da responsabilidade da Quinta da Raza, conjugando a tradição com as novas técnicas.
A cor retinta deste vinho fica na retina, atraindo a atenção e criando a vontade de desenvolver a relação. Ao nariz, o encanto permanece e os aromas a frutos silvestres seduzem. Dom Diogo surge-nos vinoso, seco e macio. Harmoniza bem com a gastronomia regional. Entre os pratos com os quais o Dom Diogo se revela uma excelente companhia estão: arroz de cabidela, lampreia, papas de sarrabulho, rojões e refeições de bacalhau.

Piano, Reserva 2017
Piano é um vinho tinto que conjuga diferentes castas, em quantidades bem distintas, mais especificamente: Touriga Nacional (60%), Touriga Franca (30%) e Tinta Barroca (10%). Piano Reserva 2017 revela-se um vinho encantador, de cor rubi profunda. Ao nariz, apresenta aromas simultaneamente intensos e complexos.
O protagonismo é dividido entre os frutos vermelhos maduros e os frutos pretos. Este Piano toca nas teclas certas, pois na boca a melodia agrada. Harmonizando bom volume, com acidez bem integrada e taninos de boa qualidade, destaca-se a agradável presença de frutos vermelhos, bem marcados. O fim de boca é complexo e longo.

Pontual, Touriga Nacional, 2015
Pontual é um vinho tinto de cor rubi carregada que recorre exclusivamente à casta Touriga Nacional 2015. Ao nariz, Pontual demonstra todo o seu esplendor, apresentando aromas a frutos vermelhos bem maduros. Jovial e fresco, Pontual revela na boca que é muito concentrado e intenso, com taninos bem redondos e macios.

Bella, Superior 2014
A tonalidade violeta dá um particular encanto a este vinho Bella. A casta usada é a musa das castas portuguesas, Touriga Nacional. Ao nariz, revelam-se os aromas a bergamota, acompanhados com ligeiras nuances de cacau e especiarias.
Bella apresenta-se um vinho jovem, repleto de frescura e com taninos harmoniosos que contribuem para a potencial longevidade deste vinho. Bella envelhecerá com elegância e carácter, isto se conseguir manter a garrafa fechada!…

Quinta da Romaneira, Reserva Tinto 2015
Este é um vinho que encanta por várias razões. Possui uma graduação de 13,5% (vol.) e tem como castas a Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinto Cão. No nariz, revela-se um vinho muito perfumado, apresentando sedutoras notas de mirtilos e violetas.
Na boca, surge com amplitude, vigoroso na boca, com taninos sedosos e finos. Ele apresenta uma frescura de natureza mineral, oriunda das profundezas do xisto. Um vinho com enorme classe que parece indicado para a sua noite de Natal, pois tanto pode acompanhar o bacalhau, como o peru.
Comentários 1