Início Saúde 8 benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

8 benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

Conheça as vantagens de consumir regularmente estes frutos. Os frutos vermelhos ajudam a manter a forma física, e ainda melhoram a saúde da pele.

frutos vermelhos
8 benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

Frutos do bosque, frutos vermelhos ou frutos silvestres são frutos de cor vermelha ou preta, que normalmente estão distribuídos em bagas. O vermelho de alguns destes frutos provém da antocianina, um pigmento vegetal que tem a função de prevenir a degeneração das células. Sabia que os morangos, cerejas, framboesas, mirtilos, amoras,… são poderosos aliados da sua saúde. Para prevenir doenças e manter uma dieta rica e equilibrada, deve incluir estes alimentos nas suas refeições diárias. Fonte importante de antioxidantes, os frutos vermelhos possuem muitos benefícios para o nosso organismo e conhecê-los é a melhor maneira de o convencermos a integrar estes ingredientes na sua dieta diária.

Os frutos vermelhos ajudam a manter a forma física, e ainda melhoram a saúde da pele. Quer saber mais?


Leia também: 5 superalimentos que reduzem os níveis de colesterol alto


frutos vermelhos
8 benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

8 benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

Os frutos vermelhos são ricos em ferro e potássio, tornando-os eficazes na prevenção de várias doenças, como as cardiovasculares ou, mesmo, o cancro. Estes frutos têm ainda funções anti-envelhecimento, pois são uma importante fonte de antioxidantes. Além disso, eles ajudam a evitar infeções urinárias e a reforçar o sistema imunitário.

Porém, estes efeitos só se verificam se consumir diariamente entre 3 a 5 porções de fruta, o o que equivale a 500 a 800 gramas.

Benefícios

frutos vermelhos
8 benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

Ajudar a perder peso

Os frutos vermelhos têm poucas calorias e proporcionam uma agradável sensação de saciedade. Assim, eles evitam o aumento de peso e ajudam na dieta.

Ser fonte de vitamina C

A vitamina C ajuda a retardar o processo de envelhecimento e a reduzir os riscos de cancro, doenças cardiovasculares e artrite.

frutos vermelhos
8 benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

Diminuir o stress

A vitamina C presente no morango, por exemplo, atua sobre as glândulas supra-renais, ajudando a controlar e a restabelecer as reservas de adrenalina, reduzindo os níveis de stress.

Reduzir a probabilidade de ter certos tipos de cancro

Por terem uma composição altamente nutritiva, estes frutos conseguem ter uma importante ação anticancerígena.

frutos vermelhos
8 benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

Combater as alergias

A substância ácida e gorda dos frutos vermelhos inibe a histamina, diminuindo as reações alérgicas aos diferentes tipos de pólens. Além disso, estes frutos ajudam a contrariar o congestionamento nasal e ocular.

Reduzir os sinais precoces de envelhecimento

As propriedades dos frutos vermelhos auxiliam no combate ao envelhecimento, protegendo a pele da forte exposição solar. Estes frutos são capazes de neutralizar os radicais livres e a manter uma pele mais saudável e jovem.


Leia também: Descubra o que acontece se comer gengibre todos os dias


frutos vermelhos
8 benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

Fortalecer o sistema imunitário

Mais uma vez, a vitamina C dos frutos vermelhos contribui para o fortalecimento do sistema imunitário. Além disso, estes frutos têm um alto teor de ácidos fenólicos e flavonoides, que ajudam a eliminar os radicais livres, causadores da proliferação das células cancerígenas. Os antioxidantes auxiliam, ainda, no reforço das defesas do organismo.

Controlar a diabetes

O consumo regular de frutos vermelhos ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, beneficiando quem sofre de diabetes tipo 2. Também os pré-diabéticos que consomem estes frutos evidenciaram uma redução considerável nos níveis de açúcar e glicose no sangue.

Como ficou claro, as vantagens para o organismo de ingerir frutos vermelhos são várias e muito diferentes. Porém, para estes efeitos se manifestarem é necessário que o consumo destes alimentos seja regular. Além disso, é importante que consuma estes frutos no máximo dois dias após comprá-los, para que aproveite todas as suas propriedades.

Deve também preferir os frutos mais maduros e, no caso de os comprar numa embalagem, retirá-los dela o quanto antes. Depois, eles devem ser bem lavados, escorridos, enxugados e conservados no frigorífico, num recipiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.