Início Saúde 7 razões para deixar de tomar café

7 razões para deixar de tomar café

Saiba por que deve deixar de tomar café. Há riscos nesse hábito que deve conhecer! Descubra as 7 razões para deixar de tomar café.

deixar de tomar café
7 razões para deixar de tomar café

Descubra as 7 razões para deixar de tomar café. O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. São muitos os fervorosos defensores desta popular bebida. Aqui no sítio do NCultura já publicámos diversos artigos a evidenciar os vários benefícios do café.

Também já tivemos a oportunidade de publicar artigos que defendem o outro lado do consumo do café. O lado negativo que não é tão mencionado, mas que também deve ser conhecido de forma a que as pessoas possam ter em sua posse toda a informação, antes de decidir beber o seu café.

deixar de tomar café
7 razões para deixar de tomar café

7 razões para deixar de tomar café

A questão

William Shakespeare é famoso por muitas obras, sendo uma das mais célebres “A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca” ou, simplesmente, “Hamlet”. São várias as peças de teatro que se fizeram no mundo inteiro, onde foi protagonizado o monólogo de Hamlet, com destaque para a famosa citação – “To be or not to be” (Hamlet, Ato III, cena 1) – “Ser ou não ser”, em português. Momento icónico em que Hamlet segura na mão a caveira de Yorick, o bobo da corte.


Leia também: Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café


Contudo, há outras questões relevantes e com peso na vida das pessoas. No nosso quotidiano, quando estamos no café ou no restaurante a segurar uma chávena de café na mão, também devemos questionar: “Beber ou não beber: eis a questão”. É que há muitos aspetos que devem ser considerados, antes de colocar o café na boca. Há muitos aspetos negativos e muitos aspetos positivos que estão relacionados com o ato de beber café. Convém conhecer bem e considerar todos esses dados, antes de beber café.

deixar de tomar café
7 razões para deixar de tomar café

O lado negativo do café

Apesar de toda a popularidade da bebida e dos diversos benefícios que são constantemente associados ao seu consumo regular e moderado, há muitos que defendem que a bebida gera mais prejuízos do que benefícios.

São vários os problemas ligados ao consumo do café. Ele pode gerar insónias, cansaço, dores de cabeça e muitos outros problemas que podem ser sentidos ao longo do dia.

deixar de tomar café
7 razões para deixar de tomar café

O café e o trabalho

A bebida contém cafeína e a ela estão associados muitos dos benefícios e dos malefícios do café. Muitos defendem que o café e o trabalho combinam, pois tornam as pessoas mais competentes e mais alerta. Por isso mesmo não faltam muitas máquinas de café em várias empresas, escritórios, oficinas e outros locais de trabalho.

Tal deve-se ao facto do café ser uma bebida com grande capacidade estimulante e que contribui para manter o alto rendimento, ao longo das horas de trabalho.

deixar de tomar café
7 razões para deixar de tomar café

A fonte

A revista INC publicou um artigo em que aborda os diversos malefícios do consumo do café.

É uma revista de negócios americana que, ao longo dos anos, adquiriu elevada reputação.

Foi fundada no ano de 1979 e, de então para cá, foi adquirindo créditos na comunidade americana e internacional. Encontra-se sediada na cidade de Nova Iorque e publica 8 edições impressas anualmente, além de artigos e vídeos online diários.

Eis algumas das razões que o artigo presente no sítio da revista “Inc.” enumerou, como justificação para os empreendedores deixarem de consumir café.

deixar de tomar café
7 razões para deixar de tomar café

Eis 7 razões para deixar de tomar café!

O café deixa-nos excessivamente ligados

Segundo o artigo, o café estimula o fluxo de hormonas que causam stress, ansiedade, irritabilidade, insónias e ainda tensão muscular.

Gera problemas psicológicos

A bebida contém cafeína, que é uma substância muito estimulante e que pode ser responsável por diversos efeitos, como causar depressão e transtornos de atenção.

deixar de tomar café
7 razões para deixar de tomar café

O efeito pode gerar o inverso do pretendido

Muitos bebem o café pelo seu efeito estimulante, pelo boost de energias que gera. Contudo, sendo um estimulante que é frequentemente ingerido em excesso, o café pode mesmo causar o inverso do pretendido.

Ao manter-nos em alerta constante prejudica-nos o sono de que precisamos para descansar. Ao gerar insónias, perturba-nos num momento importante. Se não dormimos, ficamos cansados, com fadiga. Dormimos pouco e ao acordar estamos cansados e pretendemos acabar com esse cansaço com café.

Por isso, ao longo do dia, bebemos café diversas vezes. Quando chega a noite, não conseguimos dormir pelo café que bebemos. Entramos, assim, num ciclo vicioso que devemos interromper, pois a nossa saúde é muito prejudicada.

deixar de tomar café
7 razões para deixar de tomar café

Cafeína e os seus malefícios para o corpo

O consumo de café e de cafeína pode gerar desidratação, além de desconforto estomacal, podendo ser responsável por sintomas como indigestão e azia.


Leia também: Descubra o que acontece se beber café com canela


Diabetes

A cafeína presente no café e noutros produtos (como chocolate, medicamentos, chás, entre outros) tem a capacidade de tornar a insulina menos eficaz, dificultando assim a regulação dos níveis de açúcar no sangue.

deixar de tomar café
7 razões para deixar de tomar café

Liberta adrenalina

O consumo de café leva a uma libertação de adrenalina na corrente sanguínea. Essa injeção de adrenalina pode ser importante para atividades radicais, mas não para responder a um e-mail mais delicado e eloquente…

Há alternativas melhores

O café pode ser substituído por outros produtos como, por exemplo, o chá verde. Também contém componentes estimulantes, mas estes são menos nocivos que os do café.

deixar de tomar café
7 razões para deixar de tomar café

Tabela de valor nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

8 COMENTÁRIOS

  1. Há artigos neste site muito interessantes. Agora, este sobre as razões para não beber café.
    è mesmo aquele artigo para “encher chouriços”

  2. Concordo plenamente com você Nuno Silva. Mesmo porquê o artigo em questão galou falou e não disse nada que já não soubéssemos. Nada relevante. Sou consumidora assídua de café e nao vou deixar de ingerir essa bebida que tem muito mais benefícios que malefícios. Reportagem nada interessante.

  3. No meu caso eu sinti mesmo todos esses efeitos negativos, e ainda engordei um pouquinho, porque me deu muita ansiedade, então eu comecei a comer a todo momento, e meu coração;também senti algo diferente, como um stress intenso, e mais zumbido nos ouvidos. Então depois de dois meses tomando café na empresa que eu trabalhava, resolvi parar.

  4. Inicialmente, vale pontuar, que a bebida em questão(café) não pode ser questionado, pois é pacificado os benefícios aos seus consumidores. Sem falar que o café é, consequentemente, algo cultural, glamour, robby, enfim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.