Início Saúde 7 razões para consumir mel com limão, a combinação perfeita

7 razões para consumir mel com limão, a combinação perfeita

Há produtos em casa que se tornam preciosos aliados da nossa saúde! Confira as 7 razões para consumir mel com limão. A sua saúde e beleza agradecem.

Confira as 7 razões para consumir mel com limão. O mel e o limão são dois produtos fantásticos e que todos devemos ter por casa por diferentes razões. A mais básica é que ambos representam preciosos alimentos que permitem grande versatilidade, pois em termos gastronómicos podem integrar diversas receitas.

Estes produtos contêm propriedades fantásticas que estão na origem de diversos benefícios para a saúde, mas também para a estética (nomeadamente para o cabelo e para a pele)! Uma área cada vez mais importante no contexto atual em que vivemos; num mundo onde a aparência acrescenta valor às qualidades que apresentamos. Quer saber mais?  

7 razões para consumir mel com limão, a combinação perfeita

mel com limão
7 razões para consumir mel com limão, a combinação perfeita

Características do limão

O limão é um fruto fantástico, ácido, agradável, refrescante, versátil. Ele gera diversos benefícios para a saúde, pois fortalece o sistema imunológico. Por ter na sua composição diversas propriedades como vitamina C, ácido cítrico, cálcio, magnésio, bioflavonóides, pectina e limoneno, o limão ajuda a combater infeções.


Leia também: 10 benefícios da canela para a sua saúde que vai gostar de conhecer


Este fruto fabuloso também ajuda a diluir o sangue (revelando particular eficácia contra determinados vírus e germes) e ainda gera um efeito alcalino, dando ainda um precioso contributo para desintoxicar e purificar o corpo.

Tabela de valor nutricional do limão (fruta 58 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 17 kcal 0,8 %
70 kJ
Gordura 0,2 g 0,3 %
Gorduras saturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g 0,3 %
Carboidratos 5,4 g 2,0 %
Açúcares 1,5 g 2,9 %
Proteína 0,6 g 0,9 %
Fibra alimentar 1,6 g 0,5 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 51,6 g 2,6 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

mel com limão
7 razões para consumir mel com limão, a combinação perfeita

Características do mel

O mel é um alimento natural que, apesar de todos os benefícios que gera, deve ser consumido com moderação pois, caso contrário, irá ser prejudicial à saúde. Se compararmos com o açúcar refinado, o mel é processado e absorvido lentamente pelo organismo.

Entre outros benefícios, ele revela-se uma boa fonte de energia. Além de ser uma fonte saudável de energia, o mel contém propriedades antibacterianas, antibióticas, anti-sépticas, anti-inflamatórias e calmantes.

Tabela de valor nutricional do mel (100 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor energético 309.2kcal=1299 0,15
Carboidratos 84,0g 0,28
Cálcio 10,2mg 0,01
Vitamina C 0,7mg 0,02
Manganês 0,4mg 0,17
Magnésio 5,5mg 0,02
Fósforo 3,9mg 0,01
Ferro 0,3mg 0,02
Potássio 99,3mg
Zinco 0,2mg 0,03
Tiamina B1 0,1mg 0,07
Sódio 6,0mg 0

* % Valores diários com base numa dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Os seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo das suas necessidades.

mel com limão
7 razões para consumir mel com limão, a combinação perfeita

Mel e limão

Estes dois produtos acessíveis e úteis devem estar sempre presentes na nossa cozinha, pelos efeitos que geram. Ambos contêm propriedades muito úteis à saúde e à estética, para a beleza do cabelo e da pele. A conjugação de ambos leva a que se produza algo de extremamente poderoso, pois os nutrientes de ambos apresentam um poder antioxidante e antibacteriano, entre outros efeitos.

7 benefícios do mel com limão para a saúde e beleza

Combate os diferentes problemas das vias aéreas

Parte das bactérias e microorganismos que causam problemas como gripes, resfriados, asma, dor de garganta, entre outros problemas do trato respiratório, podem ser combatidos por esta dupla.

mel com limão
7 razões para consumir mel com limão, a combinação perfeita

Combate a obesidade

Além de combater a obesidade, esta dupla ajuda a reduzir a gordura abdominal. O mel (sem gordura) gera energia no corpo, permitindo melhorias no desempenho físico. Os limões contêm um alto teor de antioxidantes, contribuindo para quebrar as células de gordura.

Purifica o trato digestivo

Esta dupla ajuda a regular o pH do corpo. O conjunto limão e mel representa um bom remédio para eliminar a acidez. É uma dupla que serve ainda para purificar o sangue e o fígado, podendo ainda tratar distúrbios do estômago, como refluxo ácido e úlceras.

mel com limão
7 razões para consumir mel com limão, a combinação perfeita

Trata feridas e picadas de insetos

Esta dupla atua positivamente nas feridas menores, pois estes produtos têm propriedades anti-sépticas que contribuem para prevenir infeções, além de ajudarem a acelerar a sua recuperação. O limão impede a proliferação de bactérias e o mel ajuda a eliminar microorganismos.


Leia também: O que acontece se beber uma colher de azeite e limão em jejum?


Clarear a pele

Esta combinação de mel e limão contribui para recuperar o tom claro da pele e também ajuda a tornar a pele mais suave, mais macia e mais radiante.

mel com limão
7 razões para consumir mel com limão, a combinação perfeita

Eliminar cravos e o excesso de oleosidade na pele

Manchas pretas e excesso de oleosidade na pele são problemas que podem ser resolvidos com uma máscara de limão e mel. As impurezas da pele são eliminadas, pois estes produtos contêm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Ajuda a tornar o cabelo mais limpo e sem gordura

Esta dupla fantástica ajuda a limpar o cabelo de forma profunda. Além disso, estes produtos suavizam o cabelo e ainda eliminam o excesso de gordura, tornando-o mais belo e saudável.

Agora que conhece melhor as características destes dois alimentos, não pode mesmo deixar que eles faltem aí por casa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.