As 7 razões para beber sumo de romã. Há um alimento que tem encantado a comunidade científica. Em diversas universidades, são realizados estudos científicos a enaltecer as suas qualidades. Falamos naturalmente da romã, que tem sido protagonista de diversos artigos, publicados em reputadas revistas científicas internacionais.
Assim, se percebe que haja muita gente a integrar nas suas rotinas diárias o consumo de sumo de romã, que é um superalimento que contém propriedades nutricionais fantásticas que estão na origem de diversos benefícios para a saúde. Quer saber mais?

Alimentação saudável: 7 razões para beber sumo de romã
Um superalimento chamado romã
Este fruto, sendo originário da Ásia, é atualmente cultivado em diversos pontos do planeta, nomeadamente nas proximidades do Mar Mediterrâneo, América do Sul, África do Sul e Austrália. Como esta fruta pode ser conservada por bastante tempo, foi considerada um fruto importante e valioso, pois garantia alimento a quem realizava viagens longas.
Leia também: O café com canela tem um segredo. Conheça a receita desta “poção mágica”
A romã é um alimento fantástico, saboroso, doce, sumarento e nutritivo. Tem propriedades que a tornam valiosa para a saúde. A romã contém riqueza em fibra, minerais (cálcio, ferro e potássio) e vitaminas (A, C e E, além de B5). É um alimento poderoso, repleto de antioxidantes.

O sumo de romã
O consumo regular de sumo de romã fortalece o nosso sistema imunitário de diversas formas, melhorando as nossas defesas. Não só é capaz de contribuir para prevenir vários problemas de saúde, como ajuda a combater sintomas de determinadas doenças. Além disso, é bastante saboroso!
7 benefícios do sumo de romã
Protege o coração
Beber regularmente sumo de romã é bom para o coração, pois ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol presentes no sangue. Assim, torna-se menos provável o aparecimento de algumas doenças, nomeadamente a hipertensão e a aterosclerose.
A romã contém um elevado teor de potássio, por isso o seu sumo ajuda quem sofre de hipertensão arterial. Já o óxido nítrico é importante para relaxar os músculos, pois contribui para a vasodilatação e ainda ajuda a regular o fluxo sanguíneo.

Protege o cérebro
Segundo um estudo proveniente da Universidade de Washington (Estados Unidos da América), o consumo de sumo de romã realizado por grávidas ajuda a proteger o feto de possíveis lesões decorrentes do parto (sobretudo no caso do bebé ser prematuro). Quando o parto é prematuro, o oxigénio é reduzido, não existindo fluxo de sangue suficiente no cérebro do bebé.
Nos estudos sobre o consumo de romã, é defendido que os danos cerebrais são reduzidos e mesmo o risco de sofrer disfunções neurológicas, como Alzheimer.

Combate o cancro
O sumo de romã não é uma cura para o cancro (antes fosse assim tão fácil), mas o seu consumo regular permite reduzir os riscos e até pode contribuir para combater e diminuir os sintomas, tornando-se num importante complemento para os tratamentos convencionais.
Esta bebida ajuda a enfraquecer e a destruir as células cancerosas, logo ajuda a deter o avanço de determinados cancros, nomeadamente o da próstata. Por isso, beba um copo de sumo de romã por dia.
Depurativo
Como o sumo de romã ajuda a fortalecer o fígado e contribui para eliminar as toxinas, podemos dizer que a romã é amiga deste órgão, tornando-o mais saudável. Ela ainda ajuda a desintoxicar e a purificar o sangue e, assim, melhora a fluidez sanguínea.

Combate o stress e a ansiedade
Pode e deve beber sumo de romã, em caso de insónia ou fadiga crónica. Esta bebida ajuda-nos a relaxar. Se a bebermos pela manhã, ainda em jejum, ela concede maior vitalidade e concentração e ainda ajuda a reduzir a ansiedade e o stress.
Leia também: Os perigos e benefícios da Aloé vera

Combate a obesidade
O sumo de romã, tal como o fruto, ajuda a perder peso. Quem segue uma dieta com o intuito de emagrecer, vê neste sumo um complemento perfeito, pois ele contribui para eliminar as toxinas acumuladas.
Ele não só é diurético, como ainda causa uma sensação de saciedade. Se sacia o apetite, come-se menos. Além disso, concede a energia de que necessitamos.
Combate determinados vírus
O sumo de romã contém uma quantidade elevada de antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico, criando defesas para combater e prevenir diversas doenças, nomeadamente no inverno, em que estamos mais sujeitos a gripes e a constipações.

Importante
Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.