Início Saúde 7 principais benefícios do chocolate negro para a saúde

7 principais benefícios do chocolate negro para a saúde

O chocolate é dos alimentos mais populares e tem efeitos positivos na nossa saúde! Conheça os 7 principais benefícios do chocolate negro para a saúde.

benefícios do chocolate negro
7 principais benefícios do chocolate negro para a saúde

Hoje explicaremos os 7 principais benefícios do chocolate negro para a saúde. O chocolate possui características fantásticas e é muito versátil. Além de se revelar extraordinário na boca, o chocolate é também um daqueles alimentos que permite grande variedade de usos. Sendo feito com grãos de cacau torrados, o chocolate negro não tem leite e tem pouco açúcar. O seu teor de açúcar está diretamente relacionado com a concentração de cacau. Quanto maior esta for, menor é a presença de açúcar. Apesar de, atualmente, ser possível encontrar chocolates negros com uma concentração de cacau até 99%, a verdade é que a composição mais comum do chocolate negro está entre os 60% e os 70%.

Dificilmente se encontram pessoas que consigam resistir a um pedaço de chocolate. É raro, mas não deixa de ser verdade que existem pessoas que rejeitam este alimento, mas são muitos mais os que se deleitam com ele. Existem diversos tipos de chocolate, nomeadamente o branco, o de leite e o negro. Hoje, fique a conhecer os benefícios do chocolate negro.

7 principais benefícios do chocolate negro para a saúde

benefícios do chocolate negro
7 principais benefícios do chocolate negro para a saúde

Características

O chocolate negro é um alimento calórico e também é rico em gorduras. Mas, independentemente disso ser uma realidade, este é um alimento que pode ser integrado numa dieta saudável. Basta que haja moderação no seu consumo para se obterem diversos benefícios, pois o chocolate negro é um alimento muito rico, possuindo por exemplo antioxidantes e outras substâncias benéficas para a saúde.


Leia também: 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde


O cacau é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes (nomeadamente em antioxidantes conhecidos como: catequinas, epicatequinas, flavonóides e procianidinas). Ele até possui mais antioxidantes do que o mirtilo – que é outro alimento conhecido por ser muito rico em antioxidantes. O chocolate negro é, por isso, um dos melhores alimentos para combater os radicais livres.

Chocolate negro: benefícios para a saúde

benefícios do chocolate negro
7 principais benefícios do chocolate negro para a saúde

Níveis de colesterol melhorados

Apesar do chocolate preto conter um teor de gordura saturada alto, basta um consumo (inevitavelmente) moderado para haver benefícios. Convém lembrar que nem todas as gorduras saturadas são necessariamente prejudiciais à saúde. O chocolate não só aumenta o colesterol bom (HDL), como contribui para a redução das taxas de LDL.


Leia também: Chá de Hibisco para que serve: benefícios e contraindicações


Proteção do coração

É verdade, um consumo moderado do chocolate pode ajudar a proteger o seu coração, pois torna mais raros episódios como a obstrução das artérias e a ocorrência de enfartes. Tal, deve-se ao benefício anterior, uma redução do colesterol mau e um aumento do bom.

benefícios do chocolate negro
7 principais benefícios do chocolate negro para a saúde

Metabolismo melhorado

Sim, o consumo moderado chocolate negro (não superior a 30g diários de chocolate com 70% de teor de cacau) permite o aumento do metabolismo. O consumo moderado de chocolate negro leva a uma maior e mais célere eliminação de gorduras, pois a quantidade de gorduras a que o organismo recorre para a realização das suas atividades diárias é superior.

Controlo do apetite

O chocolate negro diminui o apetite, o que permite usufruir de diferentes benefícios, como um aumento da sensação de estar saciado, o qual leva a um menor consumo de outros alimentos, uma redução de apetite, assim como um retardar da digestão.

benefícios do chocolate negro
7 principais benefícios do chocolate negro para a saúde

Felicidade

O consumo moderado deste chocolate leva a um aumento da sensação de bem-estar e do humor, gerando boa disposição, pois a serotonina é um dos neurotransmissores, cuja libertação é estimulada pelo chocolate negro.


Leia também: Chá de romã: 4 sugestões com benefícios para a saúde


Níveis de glicose estabilizados

A quantidade de glicose na circulação sanguínea é mais fácil de ser controlada com um consumo regular de chocolate negro, pois este ajuda nessa tarefa, impedindo uma libertação excessiva de insulina.

benefícios do chocolate negro
7 principais benefícios do chocolate negro para a saúde

Controlo da pressão arterial

A pressão arterial é reduzida com um consumo moderado do chocolate negro, pois o cacau tem uma riqueza assinalável em antioxidantes, nomeadamente em catequinas e procianidinas. Elas inibem uma determinada enzima que é conhecida por aumentar a pressão sanguínea.

Moderação

O chocolate negro deve ser consumido com moderação, pois caso se ultrapasse a dose recomendada os benefícios aqui indicados deixam de existir. Além disso, o consumo excessivo de chocolate negro leva a que a saúde saia prejudicada.

O consumo recomendado por dia para obter os benefícios é de apenas 25 a 30 gramas. Todo o valor que exceda esta indicação leva à perda dos benefícios e à colocação da saúde (e da sua linha) em risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.