Beber café é um hábito para muitas pessoas. Mas será que gera tantos benefícios como dizem? Serão verdadeiros estes 7 mitos sobre o café? O café é uma bebida que integra o quotidiano de muita gente. Muitos são os que têm o hábito de beber café de forma a obter aquele boost de energia que permite que o dia de trabalho decorra sem quebras de rendimento, sem sinais de fadiga e com a mesma competência e eficácia, ao longo de todas as horas do dia. Contudo, sobre este produto, há várias teses defendidas. No passado, foi tido como um vilão para a saúde.
Agora, tem sido apresentado como um precioso aliado. Mas iremos analisar algumas teses e destacar alguns mitos e verdades relacionados com esta bebida que muitos adoram.
Leia também: Os principais benefícios do vinagre de maçã

7 mitos sobre o café: verdade ou mentira?
Qual é a quantidade diária recomendada de café?
Antes de avançarmos para a análise aos mitos e verdades relacionados com um consumo regular e moderado do café, devemos perceber qual a quantidade que pode e deve ser bebida diariamente.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a quantidade recomendada de café está entre as 3 e as 4 chávenas (de 50 ml) por dia.
Nota
Contudo, há pessoas que devem evitar de todo o consumo de café, nomeadamente mulheres que estejam a tomar a pílula anticoncepcional. As gestantes também devem evitar o consumo de café.
Esta bebida também não é recomendada a pessoas que sofram de ansiedade, nem a outras pessoas que sofram de problemas de saúde como incontinência urinária, osteoporose ou glaucoma. O café deve ser evitado por quem sofra de Síndrome do Intestino Irritável. O café é ainda desaconselhado a crianças.

“O café tira-me o sono!”
É verdade. Por isso é que muitos tornam o café num precioso parceiro estratégico, quando têm que estudar para os exames da universidade. O café facilita as “noitadas”, pois possui um efeito estimulante, gerado pela cafeína. Ou seja, como a bebida fornece muita energia ao organismo, ele deve ser evitado por quem sofre de insónias ou por quem pretende dormir em pouco tempo.

“O consumo de café dá dores de cabeça!”
É mito. O café contém cafeína e por via disso alguns defendem que o motivo das suas enxaquecas se deve ao consumo de café. Tal só seria verdadeiro se o consumo fosse excessivo. O que é certo e verdadeiro é que se for consumido com moderação, o café não gera problemas aliás, como dilata os vasos sanguíneos do cérebro, até contribui para o alívio das dores de cabeça.

“Beber café emagrece!”
É verdade, pois o café contribui para que as reações metabólicas do organismo sejam aceleradas, ou seja, é um alimento “termogénico”, que leva a um aumento do gasto calórico e contribui para a queima de gordura corporal.
“O café é benéfico para diabéticos!”
É verdade. Mais especificamente no caso da diabetes tipo 2, pois um consumo moderado de café ajuda no controlo dos níveis de açúcar no sangue. O ácido clorogénico e a trigonelina alcalóide estão presentes no grão de café e ambos ajudam na redução da glicose e insulina no pâncreas.

“O café danifica os dentes!”
É mito. De acordo com pesquisas odontológicas, o café pode ajudar a remover a formação das placas bacterianas, pois contém taninos e polifenóis de origem vegetal. O que danifica os dentes é não os escovar ou fazê-lo de forma incompetente. Esses descuidos com a saúde bucal é que podem tornar o café responsável por escurecer o esmalte dentário.
Leia também: Descubra o que acontece se beber café com canela
Contudo, são apenas danos colaterais dos maus hábitos relativamente à higiene dentária. Se houver todo o cuidado com ela, o café não é nocivo para a saúde dos dentes.

“O café rouba os nutrientes dos outros alimentos!”
É verdade. É um facto que estudos revelaram que a cafeína dificulta a absorção de substâncias importantes (nomeadamente vitaminas e minerais, como o ferro). Por isso, muitos não bebem café depois do almoço para não perderem os nutrientes que foram ingeridos na refeição. Assim, quem necessita de ingerir quantidades maiores de cálcio, não deve beber leite com café, por exemplo.
“O café combate o cancro!”
É verdade. O consumo de café pode auxiliar no combate de determinados cancros e ajuda a prevenir o surgimento de certos tumores (nomeadamente os que causam cancro de mama, cancro de pele, cancro da próstata e cancro do cólon).
Então tô salvo!