7 Maravilhas de Portugal: Aldeias
Banhadas por rios ou inseridas em paisagens protegidas, o país está repleto de aldeias maravilhosas. Conheça as 7 Maravilhas de Portugal: Aldeias.
Entre aquelas que são banhadas por rios ou as que se inserem em paisagens protegidas, o país é repleto de aldeias que são um testemunho da história e cultura portuguesa.
Conheça aquelas que foram eleitas Maravilhas de Portugal, um concurso que visa promover o património histórico, natural e gastronómico existente no país.
Categoria Aldeias Ribeirinhas: Dornes

Considerada uma das vilas mais bonitas do centro de Portugal, Dornes insere-se nas paisagens da região de Ferreira do Zêzere.
Posicionada numa língua de terra banhada pelo rio, a história desta aldeia remonta à época dos Templários. A comprová-lo existe uma torre pentagonal que, juntamente com a igreja matriz devota à Nossa Senhora do Pranto, enchem os postais de visita.
Categoria Aldeias Rurais: Sistelo

Localizada em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês, Sistelo é conhecida pela sua paisagem e pelo estado de preservação em que se encontra.
Casas de granito, espigueiros antigos e lavadouros públicos podem ainda hoje ser encontrados por aqui, sendo o castelo um dos maiores ex-libris desta aldeia.
Procurada por amantes da natureza, uma vez que é ponto de passagem de conhecidos trilhos pedestres, Sistelo recebe de braços abertos todos aqueles que a queiram visitar.
Categoria Aldeias de Mar: Fajã dos Cubres, ilha de São Jorge, Açores

A Fajã dos Cubres é uma das principais atrações da ilha de São Jorge, nos Açores, não só pelo facto de se posicionar numa área de paisagem protegida, como pela lagoa única que se estende à frente.
Nesta fajã encontra um casario simples mas tradicional, adegas antigas e uma velha ermida dedicada à Nossa Senhora das Lurdes.
Categoria Aldeias Remotas: Piódão

É uma das Aldeias Históricas mais conhecidas de Portugal. O Piódão cresceu em forma de vila feita de xisto no centro da Serra do Açor.
Apelidada de “aldeia-presépio”, mantém até hoje o tracejado antigo, caraterístico dos tempos medievais. Por aqui pode percorrer ruas estreitas e irregulares onde se depara com pequenas surpresas em forma de fontes ou capelas.
Categoria Aldeias Autênticas: Castelo Rodrigo

Viajar até Castelo Rodrigo é como visitar um monumento a céu aberto. Nesta aldeia encontra importantes estruturas que o levam até ao tempo medieval, como as muralhas, o pelourinho manuelino ou a antiga cisterna, entre outras referências históricas.
Localizada no topo de uma colina, desta aldeia raiana consegue avistar um vasto planalto que se estende até Espanha e ao vale do Douro, mais a norte.
Categoria Aldeias Monumento: Monsaraz

A vila-museu de Monsaraz ergue-se numa colina, no concelho de Reguengos de Monsaraz, com vista privilegiada sobre o grande lago do Alqueva.
Esta é uma das aldeias mais antigas de Portugal e mantém a magia de outros tempos nas suas ruas em empedrado, no seu casario branco e nas muralhas que a circulam.
O Castelo de Monsaraz, mandado construir por D. Dinis no século XIV, é ainda hoje um dos mais importantes monumentos da região.
Categoria Aldeias em Áreas Protegidas: Rio de Onor

Rio de Onor está inserida no Parque Natural de Montesinho e é uma das aldeias mais bem preservadas da região.
Composta por casas típicas serranas feitas em xisto, fornos e moinhos comunitários, por aqui a natureza impera e as águas do rio marcam a paisagem.
A antiga ponte romana, a igreja matriz e a praia fluvial são outros dos elementos que fazem as delícias de quem visita esta aldeia raiana.
_