7 das maiores atrações das Aldeias do Xisto
As pessoas dão-nos afetos. É um destino com alma. Da Natureza às festas e às romarias, 7 encantos únicos, 7 atrações das Aldeias do Xisto que não pode perder.
A Rede das Aldeias do Xisto é composta por 27 aldeias, pertencentes a 16 concelhos diferente, situados no interior da Região Centro de Portugal.
O que une estas aldeias é o seu património cultural, social e arquitetónico ou seja a sua gastronomia, cultura, animação, desportos radicais, religião, artesanato e hotelaria tradicional, entre outros.
Estas aldeias têm uma identidade única, fruto das suas paisagens de serras de vegetação abundante e com vistas magníficas. Fique a conhecer os muitos encantos desta rede de aldeias.

HISTÓRIA
Nesta rede de aldeias, é possível encontrar uma série de gravuras rupestres, dispostas junto ao Zêzere e na Barroca.
Há, ainda, interessantes achados arqueológicos do período neolítico ou bronze I na zona de Góis, que atestam a ocupação deste território desde tempos pré-históricos.
Existem também muitas marcas da passagem de romanos, bárbaros e árabes, assim como da presença Filipina e até do saque napoleónico.

CIRCUITOS RELIGIOSOS
No que toca ao património religioso, há uma série de móveis e imóveis associados ao culto e com imenso valor histórico, arquitetónico e artístico.
Por essa mesma razão, há uma série de percursos religiosos que pode percorrer para ficar a conhecer todos estes símbolos da fé. Tome nota de alguns desses caminhos:

– Circuito religioso na Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital
– Circuito religioso em Álvaro, Oleiros
– Circuito religioso na Barroca, Fundão
– Circuito religioso na Benfeita, Arganil
– Circuito religioso em Pedrógão Pequeno, Sertã
– Circuito religioso em Vila Cova do Alva, Arganil

FLORA E FAUNA
Estas aldeias são também conhecidas pelas suas espécies de flora e de fauna protegidas que podem ser admiradas quer em passeios pelo local, quer numa ida ao Parque Biológico da Serra da Lousã. Algumas dessas espécies protegidas que aqui podem ser observadas são:
– o Narciso (Narcissus asturiensis, uma planta herbácea)
– o Medronheiro (Arbutus unedo, um arbusto)
– o Azereiro (Prunus lusitanica subsp lusitânica, uma árvore)
– a Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria, uma ave)
– a Lontra (Lutra lutra, um mamífero)

Importa sublinhar que, além do Parque Biológico já referido, a Rede das Aldeias do Xisto possui outras reservas naturais, onde pode contactar com os encantos de uma Natureza protegida, tais como:
– a Paisagem Protegida da Serra do Açor
– o Sítio de Importância Comunitária Complexo do Açor
– o Sítio de Importância Comunitária Serra da Lousã
– o Geopark Naturtejo da Meseta Ibérica

PAISAGEM
Estas aldeias estão inseridas num território com caraterísticas únicas e muito particulares, do ponto de vista geográfico. Há serras de média altitude e várias albufeiras a marcarem todo o cenário e, para os amantes destas atrações naturais, não faltam espaços para serem visitados, tais como:
– Centro Geodésico de Portugal
– Serra da Lousã
– Serra do Açor

– Rio Zêzere e as suas albufeiras
– Rio Ceira
– Cristas quartzíticas
– Miradouros

PRAIAS FLUVIAIS
As praias fluviais estão na moda e estas aldeias estão inseridas nas melhores zonas balneares de rio da Região Centro.
Muitas destas praias têm bandeira azul e garantem horas de relaxamento e diversão, para todos os que procuram um dia de praia, em pleno contacto com a Natureza.

GASTRONOMIA
E como as refeições são uma parte essencial do nosso dia, é também importante falar da gastronomia destas aldeias, plena de tradição e sabor, como já seria de esperar.
Algumas das receitas imprescindíveis (do doce ao salgado) são: tigelada, papas de carolo, cabrito assado, maranhos, tibornas, pão, bacalhau e chanfana.

FESTIVIDADES
Aldeia que é aldeia tem sempre as suas festas e romarias típicas. Elas permitem ficar a conhecer um pouco mais sobre a cultura local, além de permitir o contacto com os habitantes da região. Tome nota de algumas destas festas populares:
– a Celebração Tradicional do Entrudo (Carnaval), Aldeias do Xisto de Góis.
– a Festa da Castanha (Outubro), Aldeia das Dez.
– a Festa da Paz – Comemoração do armistício da II Guerra Mundial, na Torre da Paz (7 de Maio), Benfeita.

– a Festa da Música (Setembro) e Natal no Candal (Dezembro), Candal.
– a Festa das Nozes, associada à Festa de S. Simão e de S. Judas Tadeu (último Domingo de Outubro), Casal de São Simão.
– Elementos à Solta – Art meets Nature (2º fim de semana de Julho), Cerdeira.
Comentários 1