6 malefícios da canela quando consumida em excesso. O consumo de canela, quando feito de modo regular e moderado, está associado a diversos benefícios para a saúde. A canela contém propriedades medicinais que já foram bastante estudadas por cientistas.
Há muitos estudos a defender a tese de que esta especiaria é extremamente vantajosa para o organismo. Contudo, ela pode ter consequências contrárias, se houver exagero.

6 malefícios da canela quando consumida em excesso
A canela
Esta especiaria é feita a partir da casca interna da árvore Cinnamomum, sendo um produto que, quando é consumido de forma regular e moderada, está associado a diversos benefícios. Entre eles, estão a redução do risco de diabetes, a redução do risco de desenvolver determinados tipos de cancro e a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas.

A canela falsa
Há dois tipos de canela: a verdadeira e a falsa. A verdadeira é a do Ceilão (anteriormente era do Sri Lanka). Esta canela tem um sabor mais agradável, mais leve e menos amargo. A canela falsa é a cássia, sendo conhecida como a canela chinesa.
Ambas as canelas podem ser encontradas nos supermercados, embora haja grandes diferenças entre elas. A canela de Cássia é muito mais barata, é mais escura, é mais intensa e é mais perigosa. Ela deve ser consumida em quantidades moderadas, pois em quantidades exageradas pode gerar na saúde diversos problemas.
Tal deve-se ao excesso de um composto chamado cumarina. Substância também presente na canela do Ceilão, mas em pequenas quantidades. Por isso, deve evitar-se o consumo da canela de Cássia. Se o fizermos, devemos ter muito cuidado com a quantidade.
Leia também:
- 8 malefícios da Aloé Vera quando usada em excesso
- Entenda a relação do café com a demência e a memória
- O consumo diário de gengibre e os efeitos no organismo. Tome nota!
- O vinagre de maçã é bom para a circulação? Verdade ou mentira?

6 possíveis malefícios da canela Cássia
Reduz nível de açúcar no sangue
O nível alto de açúcar no sangue é um problema de saúde que pode ter consequências graves, nomeadamente problemas de saúde como diabetes e doenças cardíacas.
A canela pode imitar os efeitos da insulina, uma hormona que contribui para reduzir o açúcar no sangue. O excesso de canela pode gerar um efeito acentuado, levando a uma escassez, a uma redução brutal, a uma hipoglicemia, gerando cansaço,além de tonturas e outros sintomas, nomeadamente desmaios.

Pode aumentar o risco de problemas respiratórios
O consumo de canela em pó pode causar problemas respiratórios. A textura fina da canela facilita a sua inalação. O inalar acidental de canela pode causar problemas como engasgos, tosse e até dificuldade em recuperar o fôlego.
Pode aumentar do risco de desenvolver determinados cancros
O consumo abundante de canela de Cássia e a quantidade excessiva de cumarina decorrente dessa ingestão pode levar a um aumento do risco de ter determinados cancros.

Pode gerar feridas na boca
O consumo de canela de Cássia pode gerar feridas na boca. A canela contém um composto com o nome de cinamaldeído que pode promover uma reação alérgica, se consumido em exagero.
Este composto pode gerar alergias que podem manifestar os seguintes sintomas: manchas brancas na boca; inchaço da língua ou da gengiva; e uma sensação de ardor ou comichão. Não são sintomas graves, mas o desconforto gerado causa mossa.

Pode danificar o fígado
A canela de Cássia, que é a canela falsa, contém uma riqueza particular em cumarina. A canela falsa contém este composto numa quantidade 200 vezes superior à presente na canela verdadeira.
Investigadores realizaram estudos que concluíram que a cumarina, quando consumida de forma exagerada, causa toxicidade, danificando o fígado.

Pode interferir nos efeitos dos medicamentos
A canela falsa pode ser segura, se for consumida em quantidades reduzidas. Só há toxicidade, se houver um consumo exagerado. Contudo, o consumo de canela pode interferir nos efeitos dos medicamentos. Se existir um consumo exagerado, é certo que irá interferir com medicamentos, nomeadamente com medicamentos destinados ao controlo da diabetes, mas também de doenças cardíacas ou hepáticas.
A canela tanto pode aumentar os efeitos do medicamento, como pode intensificar os seus efeitos colaterais. Pode existir um aumento do risco de danificar o fígado, se estiver a tomar medicamentos como paracetamol, acetaminofeno e estatinas.

Importante
Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…
Deixo uma sugestão de correcção no artigo, pois enganaram-se: deveria ser canela de Cassia e não de Ceilão no texto abaixo. Pois assim estão a contra-dizer-se com o artigo inteiro.
“A canela de Ceilão é muito mais barata, é mais escura, é mais intensa e é mais perigosa.”
Caro Luis Mendes, muito obrigado pelo reparo. Foi, de facto, um lapso.
Agradeço imenso a informação deste artigo, pois percebi que, tal como em quase tudo, o exagero com que se consome um alimento específico pode conduzir a efeitos menos bons. Afinal a canela não é só boa, apesar de uma boa opção em relação ao açúcar num café, por exemplo.