6 Locais em Portugal que levam o Natal muito a sério
Priscos – O maior presépio ao vivo da Europa

Uma oportunidade para fazer uma viagem ao tempo de Jesus.
São cerca de 800 os participantes que dão vida a uma história sempre antiga e sempre nova.

É um espaço com cerca de 30.000 m2 de ocupação e com mais de 90 cenários, com referência às culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica.

Não faltam muitos dos ofícios que existiam no tempo de Jesus: os ferreiros a forjarem e a temperar o ferro, o sapateiro a consertar sandálias rompidas, serradores que cortam lenha, camponeses a organizarem as ferramentas de trabalho, a tecedeira no tear a jogar fios de lã, o oleiro a moldar o barro, a padeira a amassar a farinha, entre tantos outros cenários da época, e, claro, a família de Nazaré a ser família diante das sombras do seu tempo…

Os visitantes podem usufruir de uma vasta oferta gastronómica, disponível nas várias casas das “aldeias dos judeus e dos romanos” Podem saborear o “pão de César”, o “hidromel”, a “posca”, castanhas assadas, água-pé, café no pote, doces dos judeus, pão romano, ginja, doces de Roma e o famoso pudim “Abade de Priscos”.

O Presépio ao Vivo de Priscos oferece aos visitantes 4 grandes espetáculos: “O Casamento Judaico”; “Cortejo da Luz”; “O Julgamento” e “O Funeral”. Uma das maiores atrações deste evento natalício será também a possibilidade de contactar com animais reais. A verdadeira estrela deste presépio é a Gruta, com mais de 10 metros de largura e com as figuras bíblicas de Maria, José, o menino Jesus, a vaca e o burro.

As construções são feitas com paixão e experiência pelos habitantes de Priscos e por reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga que oferecem o seu tempo, habilidades e competências para reviver o evento que mudou a história do mundo.

É um presépio que aluga sonhos. Todos os anos alguém aluga um – ser mais e melhor, não só para si, mas para a gruta desta humanidade tantas vezes escura e fria, a precisar de mais luz, de mais calor e de mais ternura…

Horário
16 DEZ – Inauguração pelas 10h30, pelo Sr. Presidente da República
17 DEZ – das 15h00 às 18h30
23 DEZ – das 10h00 às 19h00 – RTP1 “Aqui Portugal”
25 DEZ – das 16h00 às 19h00
28 DEZ – das 15h00 às 17h00
30 DEZ – das 20h00 às 23h00
01 JAN – das 16h00 às 19h00
06 JAN – das 20h00 às 23h00
07 JAN – das 15h00 às 18h30
13 JAN – das 20h00 às 23h00
14 JAN – das 15h00 às 18h30
20 JAN – das 20h00 às 23h00
21 JAN – das 15h00 às 18h30
Entrada Gratuita
ou
Entrada Solidária – 5,00€
Sem tempos de espera. Crianças até aos 12 anos não pagam.
VÍDEO
Guarda
Com a Cidade Natal, a Guarda brilha mais alto

A Guarda volta a ser A Cidade Natal em 2017 com um programa de animação natalício que promete aconchegar o coração de guardenses e visitantes entre 1 e 25 de dezembro.

A Praça Luís de Camões (Praça Velha) será uma vez mais o centro de toda a animação, nela será instalada a Rampa de Gelo , uma novidade nesta edição, que promete divertir sobretudo o público infantojuvenil. A rampa conta com 24 metros de comprimento, para uma longa descida, cheia de animação e adrenalina.

Nesta cidade Natal há ainda a Casa do Pai Natal, onde o próprio, em carne e osso, vai estar para receber as crianças e todos os seus pedidos; a colorida Árvore de Natal com os seus imponentes 13 metros de altura, este ano inspirada nos cristais de gelo; o bonito Carrossel Parisiense e o mágico Globo de Neve.

Como pano de fundo nesta Cidade Natal, estará a monumental Sé da Guarda, iluminada propositadamente para a ocasião.

A Cidade Natal abre oficialmente no dia 1 de dezembro, pelas 17h00, com música, acrobacias, circo, cuspidores de fogo e muitas surpresas.

As portas de entrada são os pórticos da Rua do Comércio e da Rua da Torre e na sessão vão estar várias personagens do imaginário infantil como a Bolacha de Gengibre, o Soldadinho de Chumbo, Malabaristas, Acrobatas, Bailarinas entre muitas outras do universo natalino.

O Pai Natal chegará, nesta edição, à sua Cidade Natal de Tuk Tuk! De resto, a organização disponibiliza este veiculo singular durante o mês de dezembro, para quem deseje passear pelo centro da cidade.

VÍDEO
Edição 2016 (vídeo por Beira Alta TV):
Penela
Penela Presépio

Também os presépios marcam o Natal na zona de Penela, a começar pela representação do nascimento de Jesus em exibição no castelo.

Nesta estrutura medieval do séc. XI, as novas tecnologias e impressões 3D dão forma a mais de 200 figuras tradicionais.

Já o presépio patente no Mercado do Espinhal foi feito pelas mãos dos artesãos da terra e ilustra o património cultural e paisagístico local. Entre as figuras mais populares surgem aldeias, ribeiras e casas senhoriais.

Por último, no Quintal das Lapas, o presépio é vivo e representa o quotidiano hebraico, com artesanato, comércio e principais costumes.

Mas dezembro será cheio com outras atividades, como o comboio de natal, a circular pela vila de Penela, ou os tradicionais mercados.

Para mais informação sobre o programa e horários, consulte o site do Penela Presépio.
VÍDEO
Leiria
Leiria, Cidade-Natal

Leiria quer ser um dos locais que não pode deixar visitar este Natal e diz que “a animação é tanta que é preciso uma cidade inteira para a acolher”.

A lista de atrações anunciada pelo município é extensa: pista de gelo, presépios, carrossel e comboio de Natal, pista de carros elétrico, oficinas, teatro, peddy-papers, insufláveis, animais, cartas ao Pai Natal, entre tantas outras atividades.

Leiria, Cidade-Natal decorre no centro histórico até ao dia 7 de janeiro. Fique atento ao site de turismo da autarquia para mais informações sobre o programa.
VÍDEO
Óbidos
Óbidos Vila Natal

Todos os anos Óbidos abre portas para receber o Natal e torna-se num local de romaria para quem tem crianças.

São dezenas de espetáculos destinados aos mais novos que juntam teatro, música, circo e marionetas.

Até 31 de dezembro outras atividades preenchem Óbidos Vila Natal, como a pista e a rampa de gelo, um simulador de realizada virtual, carrosséis, sem esquecer o Chalet do Pai Natal, entre outras diversões.

VÍDEO
Lisboa
Wonderland Lisboa

O que não faltam são eventos em dezembro para encher Lisboa de espírito natalício.

A grande árvore de natal, com 30 metros, já está na Praça do Comércio a brilhar com mais de 80 mil lâmpadas.

Outra, mais pequena, ilumina a Praça do Rossio que este ano recebe o tradicional mercado de natal.

Já o Parque Eduardo VII será ocupado com o Wonderland Lisboa, com uma pista de gelo, roda gigante e várias barraquinhas natalícias. A entrada é livre.

VÍDEO
_