Início Cultura 6 erros da língua portuguesa a evitar

6 erros da língua portuguesa a evitar

São tão comuns que são cometidos diariamente por inúmeras pessoas. Preste atenção a estes 6 erros da língua portuguesa a evitar.

erros da língua portuguesa a evitar
6 erros da língua portuguesa a evitar

São tão comuns que são cometidos diariamente por inúmeras pessoas. Preste atenção a estes 6 erros da língua portuguesa a evitar.

A língua portuguesa é uma importante ferramenta de afirmação. Permite-nos comunicar com eficácia e demonstrar o nosso valor, enquanto profissional, enquanto pessoa, enquanto agente ativo da sociedade. É, por isso, crucial que se deva dedicar parte da nossa atenção a uma melhoria constante da nossa capacidade de comunicação, a um melhor entendimento da nossa língua.

O nosso quotidiano é repleto de momentos em que nos deparamos com palavras que desconhecemos ou que nos suscitam dúvidas, por isso é importante recorrermos a um dicionário de forma a esclarecermos tudo o que precisamos saber para dominarmos determinado conceito. Existem vários momentos em que somos confrontados com erros de português. Sejam dados pelos outros ou por nós, os erros são sempre um momento que pode servir de aprendizagem.


Leia também: Fascinantes curiosidades da Língua Portuguesa


6 erros da língua portuguesa a evitar

Para-brisas

Chapa de vidro ou substância plástica que é colocada no vidro da frente do carro, pelo exterior. É colocada na frente do veículo para proteger da ação do ar, provocada pela deslocação do veículo.

Frase exemplo: O para-brisas que comprei era bastante barato. Estragou-se em 3 dias!…

Erro frequentemente cometido: parabrisas (párabrisas – antes do acordo ortográfico, a palavra era escrita “pára-brisas”).

Detrimento

Termo que advém do latim detrimentu-, “diminuição pelo atrito”. Detrimento é um nome masculino que tem o significado de prejuízo, dano. Quando afirmamos (opto por isto) “em detrimento de” (algo), estamos a dizer que optamos por algo, prescindindo de outra coisa. Portanto, significa em desfavor de algo, com prejuízo de algo.

Opto por X em detrimento de Y. Para ficar com X, prescindo de Y ou sou obrigado a prescindir de Y.

Frase exemplo: António Oliveira (ex-treinador do FC Porto) afirmou: “Há uma premeditação para impedir que o FC Porto seja campeão em detrimento do Benfica.”

Leem

“Leem” é a terceira pessoa do plural do verbo ler, no presente do indicativo. Ler é enunciar ou percorrer com a vista ou com os dedos (palavra, texto). É o ato de conseguir interpretar o significado, de compreender o sentido e de pronunciar em voz alta o que está escrito.

Esta palavra deixou de ter acento circunflexo na letra”e” (no primeiro “e”). Ela está escrita erradamente sob as formas: “leiem”, “lêiem”, “ “lêm”.

Frase exemplo: As pessoas leem cada vez menos.

Erro frequentemente cometido: lêiem

Refrigerador

De refrigerar+dor. Este termo é um adjetivo que tem como significado a identificação de algo que refrigera, que torna fresco. Algo que acalma. É também um termo que se refere ao técnico que reduz a temperatura de um corpo de forma a arrefecê-lo e a mantê-lo frio. Nome masculino que no Brasil significa frigorífico. Técnico, utensílio ou aparelho que serve para refrigerar.

Frase exemplo: Há um novo refrigerador smart que pode ser controlado por uma aplicação.

Erro frequentemente cometido: “refrijerador” (“refregerador” ou “refrejerador”).

Majestade

Termo que advém do latim majestăte, que tem o significado de grandeza suprema, também de sublimidade, de imponência, de poder real. Este termo identifica o título que é concedido aos reis e às rainhas. No sentido figurado, majestade significa aparência grave e solene. Soberba.

Frase exemplo: Sua Majestade estava indisposta, por isso voltou para os seus aposentos.

Forma errada: Magestade.


Leia também: Língua Portuguesa: Quem inventou o nosso alfabeto?


Concerto

Termo que significa espetáculo musical, música, consonância de instrumentos e/ou vozes. Concerto tem ainda o significado de combinação, parto, ordem, harmonia, enfeito. Ato de concertar.

Frase exemplo: O concerto de ontem foi verdadeiramente espetacular.

Erro frequentemente cometido: Conserto.

Este artigo tem como objetivo informar sobre determinadas palavras que são frequentemente confundidas ou que estão na origem de erros que são constantemente cometidos.

O NCultura tem ainda o objetivo de levar a que as pessoas usem com mais frequência um objeto muito útil e importante, o dicionário. Esta é uma ferramenta que deve ser usada diariamente, pois é indispensável para a nossa missão de melhorarmos um pouco mais a cada dia que passa. Sempre que lemos um livro, uma revista, um jornal é frequente encontrarmos algumas palavras que nos suscitem dúvidas, devemos por isso aprofundar o nosso conhecimento sobre essas palavras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.