Este alimento é uma excelente fonte de nutrientes, ótimo para o bom funcionamento do corpo. Confira as 6 boas razões para comer cogumelos.
Os cogumelos podem revelar-se parte de uma refeição bastante saborosa. Eles podem ser usados em diversas receitas que se tornam em autênticas tentações gastronómicas.
Algumas dessas receitas podem ser lidas aqui, no NCultura. A verdade é que existem diversos motivos que justificam a integração dos cogumelos numa dieta equilibrada.
O consumo regular e moderado de determinados tipos de cogumelos revela-se extremamente vantajoso para a saúde.
6 boas razões para comer cogumelos. Tome nota!
“Os cogumelos não são apenas outra grande fonte de proteína, mas também vêm com uma ampla gama de benefícios e vantagens adicionais para a saúde. Eles estão cheios de minerais, eles podem encorajar a recuperação do treinamento e muito mais.”
Tolentino, W. (2020). Força Maravilhosa De Frutas E Vegetais Para O Nosso Corpo (1st ed., p. 20). Clube de Autores (managed).

Eis alguns dos muitos motivos para se comer cogumelos
Os cogumelos ajudam a reforçar o nosso sistema imunológico, além de servirem para proteger o nosso coração. O consumo de cogumelos pode até ajudar quem procura perder peso. Conheça alguns dos vários benefícios que esses alimentos oferecem a quem os come de forma regular e moderada.
Leia também
- Descubra os tipos e benefícios dos Cogumelos
- 11 alimentos para fortalecer o seu sistema imunitário. Tome nota!
- Surpreenda com os ovos mexidos perfeitos pela manhã!
1 – Ajudam a aumentar a imunidade
Contém fibras betaglucanas que ajudam a aumentar a imunidade. As fibras betaglucanas estimulam os linfócitos T (que são as células principais de defesa do corpo) a produzirem citocinas, que são moléculas que deixam o sistema imunológico pronto para intervir perante qualquer ataque. Assim, quando surgem bactérias, vírus e até tumores, há maior capacidade do corpo se proteger.

2 – São amigos do coração
O consumo de cogumelos pode levar a uma redução do colesterol (tal conclusão foi revelada no Mushrooms and Health 2014: Clinical and Nutritional Studies in Humans, relatório da agência de pesquisa científica australiana CSIRO). Assim, os cogumelos revelam-se preciosos, pois previnem problemas como o enfarte e o derrame.
A betaglucana presente nos cogumelos contribui para a saúde do coração ao unir-se às moléculas de gordura que ameaçam o peito, eliminando-as no momento em que as fezes são expelidas.
3 – Garantir boas doses de vitamina D
O ergosterol está presente em algumas espécies de cogumelos, nomeadamente no shimeji.
O ergosterol oferece várias vantagens aos ossos, ao sistema cardiovascular e até à imunidade. Mas não deixa de ser importante ser exposto ao sol para obter a vitamina D.

4 – Ajudam a prevenir determinados tipos de cancro
Os cogumelos não só geram um efeito na prevenção de determinados tipos de cancro, como auxiliam no tratamento do cancro. Os cogumelos ajudam a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia.
5 – Ajudam a perder peso
Quem procura emagrecer, deve incluir diversos tipos de cogumelos na sua alimentação (nomeadamente shitake, shimeji e outros). Estes cogumelos permitem eliminar alguns quilos.
Os cogumelos são fonte de proteínas e fibras, por isso geram uma sensação de saciedade que permite que se coma menos. Como os cogumelos revelam baixo teor de lipídios e calorias, a perda de peso surge de forma natural.
Sabia que em 100 gramas de cogumelo há menos de 1 grama de gordura? Não têm mais do que 40 calorias!…

6 – Ajudam a fortalecer o funcionamento intestinal
Os cogumelos são ricos em fibras, por isso são preciosos para quem sofre de prisão de ventre. As fibras melhoram o funcionamento intestinal.
Diversidade de cogumelos
Existem diferentes espécies de cogumelos, havendo tipos de cogumelo com as suas particularidades, com as suas propriedades. Eis algumas das versões mais consumidas.

Cogumelo-de-paris ou champignon
Contém riqueza em vitaminas B5 e B12 e é rico em betaglucanas

Portobello
Contém riqueza em vitaminas B2 e ajuda a reduzir o colesterol.

Shimeji
Contém riqueza em minerais como fósforo e magnésio e vitamina B3.

Shitake
Contém lovastatina, fósforo e ácido fólico, sendo bastante útil, pois protege a memória das doenças degenerativas.
Funghi secchi
Esta versão não se trata de uma determinada espécie, é qualquer cogumelo que é consumido na sua forma desidratada. Contém riqueza em potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, sódio, vitaminas do complexo B e vitamina C.
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos). Antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, deve ter o devido acompanhamento por alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura
Se leu “6 boas razões para comer cogumelos. Tome nota!” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…