Início Saúde 6 boas razões para comer aveia

6 boas razões para comer aveia

Damos-lhe meia dúzia de bons motivos para consumir aveia diariamente! 6 boas razões para comer aveia.

razões para comer aveia
6 boas razões para comer aveia

6 boas razões para comer aveia. Muito rica do ponto de vista nutricional, a aveia ajuda a prevenir doenças; é fonte de energia e ainda contribuir para um emagrecimento mais saudável, pelo menos, é o que os nutricionistas dizem!…

A aveia é ainda um bom aliado de quem pratica desporto e é muito fácil de introduzir na alimentação diária, bastando juntá-la a outros alimentos, como iogurtes, sumos, saladas, pão, bolos e bolachas. Os seus benefícios são vários, desde que não exceda uma média de três colheres deste cereal por dia. Saiba mais!

razões para comer aveia
6 boas razões para comer aveia

6 boas razões para comer aveia

Como já ficou claro, a aveia é mesmo um super cereal, capaz de trazer múltiplos benefícios para a saúde. É rico em proteína, vitaminas, minerais e fibra que, depois de fermentar no intestino grosso, desenvolve no organismo moléculas que combatem microorganismos nocivos para o nosso corpo.

Convém, ainda, perceber que a aveia pode ser encontrada em floco, em farelo e em farinha.


Leia também: O limão é um fruto especial com muitos benefícios para a saúde


O floco diz respeito ao cereal prensado integralmente, o que permite preservar grande parte dos seus nutrientes. Já o farelo é a camada externa do cereal, a parte mais rica em fibra, betaglucana. Finalmente, a farinha provém da parte interna do cereal; possui menos fibras, mas é ótima para usar em receitas de pão, como substituta de outras farinhas, nomeadamente da de trigo, pois é mais saudável.

razões para comer aveia
6 boas razões para comer aveia

Tabela nutricional da Aveia (porção 30,0 gr)

Calorias 118,2 kcal
Carboidratos 20,1 g
Proteínas 4,2 g
Lipídios 2,4 g
Fibras 2,73 g
Cálcio 14,4 mg
Potássio 100,8 mg
Ferro 1,32 mg
Fósforo 45,9 mg
Magnésio 35,7 mg
Sódio 1,5 mg
Zinco 0,78 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco – versão 2, UNICAMP (convertida para uma porção de 30 gr)

razões para comer aveia
6 boas razões para comer aveia

6 bons motivos para gostar muito de aveia

É fonte de proteína

Especialmente para desportistas e atletas, a aveia é uma fonte invejável de proteína. É ainda fonte de energia e muito saciante, o que contribui para o aumento do volume de massa muscular, já que as suas propriedades permitem a reconstrução e fortalecimento dos músculos.

Reduz o risco de vir a ter cancro

Este cereal é ainda capaz de evitar a disseminação das células cancerígenas em algumas regiões do corpo. Como resultado, há cancros que a aveia ajuda mesmo a prevenir, como é o caso do cancro da mama ou do cólon.

razões para comer aveia
6 boas razões para comer aveia

É indicada para os diabéticos

Além de fornecer energia ao corpo e de ser saciante, a aveia é ainda uma aliada da saúde dos diabéticos. Este é um cereal rico em bons hidratos de carbono, que tornam a aveia saciante e numa fonte de energia.

São hidratos de carbono de absorção lenta que fazem com que o açúcar seja disparado de forma muito gradual para o sangue. Isso evita que ele se acumule como gordura. Deste modo, os níveis de glicemia (açúcar no sangue) também estabilizam, o que é excelente, principalmente para os diabéticos.

Assim, é uma ótima ideia incluir a aveia ao pequeno-almoço, pois é saciante, dá energia, ajuda a regular o peso e ainda a controlar a diabetes.


Leia também: O que acontece se beber uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia?


razões para comer aveia
6 boas razões para comer aveia

Evita a prisão de ventre

A quantidade de fibra que a aveia possui ajuda ao bom funcionamento do intestino, evitando assim a prisão de ventre. Porém, há que ter em conta que isso só acontece, se houver uma ingestão adequada de água.

Regula os níveis de colesterol

A fibra ajuda a baixar os níveis de colesterol, pois contribui para a diminuição da absorção do mau colesterol pelo organismo. Assim, a pressão arterial é reduzida e o risco de desenvolver doenças cardiovasculares baixa.

razões para comer aveia
6 boas razões para comer aveia

É simples de incluir na alimentação

Como já dissemos, é muito fácil incluir a aveia nas suas refeições diárias. Ela pode integrar batidos, pão e panquecas, mas também pode ser adicionada a iogurtes ou mesmo consumida nas tradicionais papas de aveia. Trata-se também de um produto saboroso e barato.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.