Os portugueses são absolutamente apaixonados por este alimento. Procura vinhos tintos para acompanhar bacalhau? Temos 5 sugestões para si!
O bacalhau é o fiel amigo que muitos portugueses não dispensam. É natural aparecer nas nossas mesas, marcando presença com regularidade. Diz-se frequentemente que há mais de 1001 receitas de pratos de bacalhau; todas deliciosas, acreditamos nós.
Mas não é fácil encontrar a mesma variedade (conjugando quantidade e qualidade), no que diz respeito à harmonização.
Há pessoas que só bebem vinho tinto, outros que só bebem branco e outras haverá com diferentes preferências. Para quem não dispensa o vinho tinto na mesa, estas são as nossas 5 sugestões para acompanhar pratos de bacalhau.
Qual será o melhor amigo para o fiel amigo? Conheça uma lista com 5 sugestões de bons vinhos tintos portugueses que harmonizam de forma perfeita com pratos de bacalhau:
5 Vinhos Tintos para acompanhar bacalhau abaixo de 10€

Dom Diogo, Vinhão 2017
Este Dom Diogo é um vinho verde tinto que é feito exclusivamente com uvas da casta Vinhão. Após uma criteriosa seleção das melhores uvas, a produção é da responsabilidade da Quinta da Raza, conjugando a tradição com as técnicas novas.
A cor retinta deste vinho fica na retina, atraindo a atenção e criando a vontade de desenvolver a relação. Ao nariz, o encanto permanece e os aromas a frutos silvestres seduzem.
Dom Diogo surge-nos vinoso, seco e macio. Harmoniza bem com a gastronomia regional. Entre os pratos com os quais o Dom Diogo se revela uma excelente companhia são: arroz de cabidela, lampreia, papas de sarrabulho, rojões e refeições de bacalhau.

Piano, Reserva 2017
Piano é um vinho tinto que conjuga diferentes castas em quantidades bem distintas, mais especificamente: Touriga Nacional (60%), Touriga Franca (30%) e Tinta Barroca (10%). Piano Reserva 2017 revela-se um vinho encantador, de cor rubi profunda.
Ao nariz, apresenta aromas simultaneamente intensos e complexos. O protagonismo é dividido entre os frutos vermelhos maduros e os frutos pretos. Este Piano toca nas teclas certas, pois na boca a melodia agrada.
Harmonizando bom volume, com acidez bem integrada e taninos de boa qualidade, destaca-se a agradável presença de frutos vermelhos, bem marcados. O fim de boca é complexo e longo.

Montes Claros, Reserva 2016
A produção deste vinho tinto Montes Claros é feito na Adega Cooperativa de Borba. As castas usadas neste vinho foram: Aragonês, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional e Syrah.
Aos olhos, sobressai a cor granada profunda e o aspeto límpido deste vinho Montes Claros. No nariz, revela-se um vinho pleno e rico com aromas, onde se destacam o cacau, a geleia e a compota. Na boca, Montes Claros apresenta-se um vinho complexo, sendo macio e encorpado.
Montes Claros é um vinho onde as notas de frutos pretos muito maduros e os taninos robustos e persistentes contribuem para um vinho que garante longevidade.

Bella, Superior 2014
A tonalidade violeta dá um particular encanto a este vinho Bella. A casta usada é a musa das castas portuguesas, Touriga Nacional.
Ao nariz, revelam-se os aromas a bergamota, acompanhados com ligeiras nuances de cacau e especiarias. Bella apresenta-se um vinho jovem, repleto de frescura e com taninos harmoniosos que contribuem para a longevidade potencial deste vinho.
Bella envelhecerá com elegância e carácter, isto se conseguir manter a garrafa fechada!…

Pontual, Touriga Nacional 2015
Pontual é um vinho tinto de cor rubi carregada que recorre exclusivamente à casta Touriga Nacional 2015.
Ao nariz, Pontual demonstra todo o seu esplendor, apresentando aromas a frutos vermelhos bem maduros.
Jovial e fresco, Pontual revela na boca que é muito concentrado e intenso, com taninos bem redondos e macios.
Comentários 1