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5 superalimentos que reduzem os níveis de colesterol alto

Em Portugal, cada quatro portugueses (25% da população) sofre de colesterol alto. Melhore os seus níveis de colesterol com os seguintes superalimentos.

colesterol alto
5 superalimentos que reduzem os níveis de colesterol alto

O colesterol alto é uma realidade muito comum no nosso país. Em Portugal, cada quatro portugueses (25% da população) sofre de colesterol alto. As suas consequências podem ser deveras graves, podendo provocar ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Mas comecemos por esclarecer e desmitificar. O colesterol é uma substância existente no corpo humano e é fundamental para o seu bom funcionamento. Contudo, o problema instala-se quando há colesterol em excesso no organismo e na corrente sanguínea. Aí, “abre-se caminho” ao aparecimento de doenças, como as cardíacas, por exemplo.

A principal causa para isso é o facto do colesterol se acumular nas artérias, entupindo-as e impedindo que o sangue flua até ao coração, ao cérebro e a outros órgãos. Embora haja muitos fatores responsáveis pelo aumento do colesterol, a má alimentação é um deles. Por isso, o Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS) recomenda a ingestão regular de determinados alimentos ou super alimentos, capazes de regular os níveis de colesterol.


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5 superalimentos que reduzem os níveis de colesterol alto

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5 superalimentos que reduzem os níveis de colesterol alto

Alimentos à base de soja

Como são pobres em gorduras saturadas, os alimentos à base de soja reduzem naturalmente o colesterol. Além disso, as proteínas existentes na soja também ajudam a diminuir o colesterol, em cerca de 6%.

Lembre-se que para tirar partido destes benefícios, não precisa de ingerir soja por si só. Pode optar por incluir na sua alimentação produtos enriquecidos com soja, como leite de soja, por exemplo.

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Frutos secos

São uma excelente fonte de proteína e evitam o aumento do colesterol, reduzindo os seus níveis em 5%. Nozes, amêndoas, avelãs são apenas algumas das opções que funcionam como um excelente snack, enquanto trazem benefícios para o organismo. Contudo, convém não exagerar na quantidade. Um punhado por dia é suficiente.

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Aveia

Este cereal é rico em fibra e garante uma dieta saudável e muito equilibrada. Presente numa série de alimentos, podendo ser ingerido assim mesmo, sob a forma de papas de aveia, por exemplo, este ingrediente impede a absorção do colesterol.

Outra vantagem da aveia é ser bastante saciante, por isso também ajuda quem está a fazer dieta, pois permite adiar o apetite durante mais tempo.

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Fruta

A fruta tem níveis baixos de gordura saturada, ao mesmo tempo que possui um elevado teor de vitaminas e minerais e fibras solúveis. Tudo isso ajuda a combater o colesterol, além de melhorar o funcionamento do organismo em vários aspetos.


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A fruta é rica em água, o que a torna muito saciante. Mais uma vez, é um alimento indicado para quem deseja controlar mais o seu apetite e saciar a fome com ingredientes saudáveis.

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Vegetais e leguminosas

Todos sabemos que os legumes fazem bem à saúde, mas o que talvez não imagine é que estes alimentos são mesmo capazes de ajudar a diminuir o colesterol elevado. Ervilhas, batata doce, beringela, quiabo e brócolos são apenas alguns exemplos de ingredientes que deve incluir, regularmente, nas suas refeições.

Para quem, além de colesterol elevado, sofre de diabetes, os brócolos são um legume super recomendado, pois também pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, combatendo a diabetes tipo 2.

Para aqueles que não são particularmente adeptos de comer legumes, saiba que preparar uma sopa bem variada é uma excelente forma de ingerir todos estes alimentos e tirar o máximo partido deles.

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