Quem não gosta de comer um delicioso polvo? Quer saber todos os segredos? Saiba como conseguir um polvo tenro e macio. Aprenda a cozinhar polvo como um Chef.
O polvo pode ser um ingrediente fantástico para a criação de um verdadeiro petisco. No entanto, se não for confecionado por mãos conhecedoras, pode representar um verdadeiro desafio.
Muitos não sabem os segredos para fazer um polvo tenro e saboroso. Torna-se uma verdadeira desilusão, quando vemos polvo na mesa e atacamos o prato com muita vontade, mas o polvo revela-se surpreendentemente duro, a parecer pastilha elástica. No entanto, existem alguns segredos que iremos partilhar que asseguram um polvo perfeito. Quer saber mais?

5 regras de ouro para cozinhar polvo como um Chef
- Critério na escolha
- A preparação do polvo
- O tempero
- A apresentação
- Conclusão
Os melhores segredos devem ser partilhados entre amigos. Os segredos para um polvo fantástico foram descobertos pelos melhores chefs e partilhados com pessoas próximas. Estes partilharam com poucas pessoas e, assim, a informação foi chegando a cada vez mais pessoas. Mas, agora é mais fácil desvendar os segredos para um polvo com textura macia, leve, com sabor… um verdadeiro petisco!

1. Critério na escolha
Como em tudo na vida, é muito importante saber escolher. É muito importante o momento da compra. Escolher o produto certo é parte do sucesso do prato. Escolha os polvos frescos e evite produtos congelados. Opte por polvos de tamanho médio, com 1 quilo, aproximadamente. Os polvos maiores podem já ser mais velhos, o que leva a que apresentem uma carne mais dura. Os pequenos são demasiado novos e não apresentam a mesma qualidade fina.
Opte por polvos que se apresentem de cor rosada e em que não se vejam mazelas. Por vezes, são vendidos polvos que foram feridos ou que apresentam tentáculos a menos ou parcialmente cortados. O cheiro é outra questão importante, devendo optar-se por um polvo que cheire a peixe fresco, mas sem ter um odor forte!

2. A preparação do polvo
Antes de preparar o polvo, deve lavar bem os tentáculos com uma mistura composta por água e gelo, pois isso serve para higienizar o polvo e, ao mesmo tempo, deixar as fibras da carne bem mais macias. É muito, muito, muito importante investir tempo e dedicação neste momento, na pré-preparação.
No vapor, deve demorar-se entre uma hora e meia a três horas, colocando em lume brando. Leva tempo, mas compensa no final, no sabor e na textura! Coloque 600 ml de água numa panela e junte 650 ml de vinho branco (seco). Depois, acrescente a cebola (depois de devidamente descascada e cortada de forma grosseira). Posteriormente, junte 250 g de cenoura, mais 250 g de alho-francês. Deve ainda acrescentar 300 g de aipo e, por fim, coloque um maço pequeno de manjericão.
Use um garfo para furar o polvo e verificar se está pronto. Poderá desligar o lume quando sentir que o polvo já está com uma consistência macia. Deve aproveitar para cortar os tentáculos em tiras ou rodelas, quando eles estão quentes.

3. O tempero
Deve fazer o tempero com limão, manjericão, sal e pimenta. Deve fazê-lo apenas depois de estar cozido, pouco antes de preparar o prato, mas sem exageros. Pretende-se usufruir do sabor natural do polvo.
4. A apresentação
Os olhos também comem! O polvo está na origem de diversas receitas. É um prato tradicional nas culinárias portuguesa e japonesa. Há diversas versões deliciosas: cozido, frito, assado, grelhado. Pode ter inúmeros acompanhamentos (batata cozida, arroz, batata frita, salada, massa, entre muitas outras opções) e até pode levar diversos molhos.
Contudo, deve apostar-se numa apresentação simples. Opte por refogar uma ou duas cebolas e junte-lhes o polvo inteiro ou, se preferir, fatiado. Pode ainda grelhar apenas os tentáculos e servir os mesmos com um delicioso molho vinagrete.

5. Conclusão
Os segredos devem ser partilhados entre amigos, por isso partilhamos consigo os segredos para o polvo perfeito! Agora que aprendeu alguns dos segredos para um polvo perfeito não deixe de tentar fazer este petisco e surpreenda a família e amigos com este prato delicioso.
Aproveite para abrir uma boa garrafa de vinho, pois o polvo é o tipo de alimento que sabe melhor quando se está rodeado de muita gente, com boa disposição.
Leia também:
- Polvo à Lagareiro e no forno, 3 sugestões irresistíveis
- 3 receitas de polvo assado no forno que são uma delícia
- Aprenda a cozinhar polvo congelado como nos restaurantes

NCultura
Agora que já sabe todos os passos para cozinhar polvo, basta pô-los em prática. Se tem alguma sugestão de temperos ou receitas que gostaria de ver presentes no nosso site, deixe-nos o seu comentário.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre truques e dicas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…