Início Saúde 5 receitas caseiras que combatem a constipação

5 receitas caseiras que combatem a constipação

Temos produtos em casa que se podem revelar bastante benéficos e com eles serem criados remédios caseiros. 5 receitas caseiras que combatem a constipação.

receitas caseiras que combatem a constipação
5 receitas caseiras que combatem a constipação

Há produtos que temos em casa que se podem revelar bastante benéficos, podendo com eles serem criados remédios caseiros. Apresentamos-lhe, aqui, 5 receitas caseiras que combatem a constipação. O tempo mais frio que se avizinha traz consigo diversas consequências, entre elas estão as constipações. Um problema comum que pode prejudicar a nossa vida durante bastantes dias. Podemos ter que faltar ao trabalho ou à escola ou à universidade.

Quando estamos muito constipados, não passamos sem lenços de papel! O pingo do nariz é tão abundante que os pacotes de lenços vão-se sucedendo uns aos outros. Esse é apenas um dos sintomas mais comuns das constipações.

Mas eles podem ser facilmente combatidos com produtos que temos em casa. Conheça algumas receitas que muitas avós foram partilhando e que foram passadas entre gerações.

5 receitas caseiras que combatem a constipação

Sintomas

São vários os sintomas das constipações. Além da congestão e do corrimento nasal intenso que já foi aflorado, há outros, nomeadamente a comichão no nariz e a vermelhidão que fica nele. Há ainda uma redução ou até perda do olfato e do paladar. A frequência dos espirros é outro sintoma com que temos frequentemente de lidar.

A garganta também sofre com a constipação, podendo ficar dorida, irritada e inflamada. Não é preciso ver uma novela mexicana ou descascar cebola, para ter os olhos lacrimejantes, pois esse é um dos sintomas da constipação. É ainda frequente ter dor de cabeça. A febre baixa também costuma ocorrer.

Leia também:

5 receitas caseiras bastante eficazes para combater constipações

receitas caseiras que combatem a constipação
5 receitas caseiras que combatem a constipação

Xarope de cenoura

Esta receita é bastante famosa e ajuda a aliviar os sintomas de constipação, permitindo combater a tosse.

A receita: Comece por cortar uma cenoura em finas rodelas. Depois, coloque as rodelas num frasco de vidro. Adicione ao frasco duas colheres de sopa de açúcar amarelo. Acrescente duas colheres de sopa de mel. Verta para o frasco o sumo de um limão.

Depois de fazer este remédio, guarde-o no frigorífico por um dia. Ao sentir a constipação a atacar, tome uma colher de sopa deste remédio caseiro. Faça-o duas vezes por dia.

receitas caseiras que combatem a constipação
5 receitas caseiras que combatem a constipação

Alho e mel para combater as constipações

O alho triturado pode não fazer milagres, mas não anda longe. Depois de triturar um dente de alho, coloque-o num copo pequeno, juntamente com um pouco de limão. Acrescente, então, uma colher de mel e misture bem.

Posteriormente, dissolva este preparado em água quente. Beba este remédio caseiro 3 vezes por dia.

receitas caseiras que combatem a constipação
5 receitas caseiras que combatem a constipação

Banho aromático

Um banho aromático sabe bem e faz ainda melhor. Coloque óleo de tomilho na água do seu banho e junte eucalipto e rodelas de limão. Depois, entre na banheira e relaxe.

Verá que irá ajudar a curar a sua constipação! Ao inalar os vapores do banho de forma contínua, sairá da banheira em melhor estado.

receitas caseiras que combatem a constipação
5 receitas caseiras que combatem a constipação

Gengibre para combater as constipações

O gengibre revela-se um antibiótico natural bastante poderoso, sendo bastante benéfico quando se está constipado. Ferva água com gengibre fresco. Depois, deixe repousar por uns minutos.

Junte um pouco de mel e/ou limão a esta infusão, se pretender enriquecer o seu sabor e, depois, beba. Confirme a sua eficácia.

receitas caseiras que combatem a constipação
5 receitas caseiras que combatem a constipação

Maçã e mel para combater a garganta inflamada

A maçã com mel ajuda a aliviar a dor. Por isso, este pode ser um importante remédio caseiro, quando estamos constipados e temos a garganta inflamada.

Receita: Lave a maçã e corte o fruto em finas fatias. Depois, cubra as fatias da maçã com mel. Aguarde uns 5 minutos, deixando repousar, pois isso permitirá à maçã absorver bem o mel.

Este fruto reduz a inflamação, enquanto o mel ajuda a lubrificar e a acalmar a sua garganta.

Nota: Estas receitas caseiras permitem combater as constipações. Contudo, se os sintomas se mantiverem, deve procurar o médico de família, pois uma constipação mal curada pode tornar-se problemática.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.