O café pode ajudar a despertar, a aliviar as dores de cabeça e a combater o envelhecimento precoce. Confira 5 propriedades importantes do café que talvez não conheça. O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Ele é particularmente apreciado pela manhã, ao pequeno-almoço, pois ele oferece aquele boost de energia de que qualquer pessoa precisa para arrancar com o dia.
Cheio de benefícios, o café, se for ingerido com moderação, pode ser bom para o fígado e para muitas outras partes do nosso corpo. Não acredita? Então, fique a saber saiba sobre o café e os seus componentes.
5 propriedades importantes do café que talvez não conheça
Melhora a memória a curto prazo
O stress ou o cansaço, por exemplo, podem ser responsáveis por alguns lapsos de memória e por algumas dificuldades em reter informações.
A boa notícia é que um estudo publicado pela revista Nature Neuroscience e da responsabilidade da Universidade John Hopkins de Baltimore (Estados Unidos da América), o consumo regular do café é mesmo capaz de melhorar a conexão neuronal de nosso hipocampo, o qual está associado à memória.
Portanto, se beber café logo pela manhã, vai conseguir apreender muita mais informação até à hora do almoço.
Um outro estudo levado a cabo pela University of Eastern Finland também concluiu que a cafeína combate a deterioração cognitiva, podendo ser uma substância importante no combate ao Alzheimer.
Leia também:
- Os alimentos bons e maus para a artrite reumatoide
- Os principais benefícios do azeite e as suas formas de uso
- Lavar o rosto com Vinagre de Maçã é mesmo bom para a pele?
- As 8 razões para consumir limão todos os dias

Funciona como um antidepressivo natural
O café pode ser considerado uma espécie de antidepressivo natural, sem efeitos secundários. Segundo um estudo da Universidade de Navarra (Espanha), o café regula os nossos níveis de stress, evitando a depressão e melhorando o humor.
O café é capaz de bloquear os recetores da dopamina, um neurotransmissor associado à ansiedade e ao stress. É a presença em excesso deste neurotransmissor que causa um estado depressivo. Para conseguir alcançar estes efeitos, deve beber cerca de 100ml de café por dia.

Atenua a dor de cabeça, do pescoço e dos ombros
De acordo com o estudo publicado pelo National Institute of Occupational Health (Noruega), uma ingestão regular e moderada de café pode contribuir para aliviar dores, como a dor de cabeça e a dor causada pela tensão no pescoço e nos ombros, causada pelo stress ou pela sobrecarga muscular.
Assim, beber café antes de ir trabalhar ou de fazer algum esforço físico pode reduzir o risco de ter dor nas articulações ou nos músculos. O café é rico em vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, ferro e magnésio, nutrientes que também são benéficos para os ossos.
Ajuda a perder peso
Um estudo realizado no Hospital Queen Elizabeth de Birmingham (Reino Unido) concluiu que o café possui muitos antioxidantes que aceleram o metabolismo. Logo, ele pode ajudar a perder peso, desde que se siga, paralelamente, uma dieta variada e equilibrada, pobre em gorduras saturadas, doces e refrigerantes.

Previne o envelhecimento precoce
Um estudo realizado pela Universidade do Chile explica que o café é rico em antioxidantes, os quais combatem de forma eficaz os radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce, bem como algumas doenças como o cancro, por exemplo.
Neste caso, deve privilegiar um café orgânico, natural e repleto de aroma, pois tem mais antioxidantes que também ajudam a ter uma pele mais elástica, tonificada e jovem.

Conclusão
Com tantos benefícios, o café é mesmo uma bebida que deve incluir na sua dieta quotidiana. Porém, não convém exagerar na quantidade e seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde.
Diariamente, não devemos ingerir mais de 400 ml de cafeína. Isso significa que devemos ponderar sobre a quantidade de café que bebemos, mas também sobre a quantidade de produtos com cafeína que ingerimos, como refrigerantes ou mesmo medicamentos, por exemplo.
Para aproveitar ao máximo os benefícios da cafeína pode, ao longo do dia, alternar uma chávena de café com uma chávena de chá verde, o qual também possui cafeína.
Siga as nossas recomendações e aproveite ao máximo todas as incríveis propriedades e benefícios do café.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
Comentários 1