Início Saúde 5 motivos para beber vinho tinto regularmente

5 motivos para beber vinho tinto regularmente

A bebida está na origem de diversos benefícios que representam bons argumentos em sua defesa. Confira 5 motivos para beber vinho tinto regularmente.

beber vinho tinto regularmente
5 motivos para beber vinho tinto regularmente

Confira 5 motivos para beber vinho tinto regularmente. O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, mas o almoço e o jantar são refeições principais e especiais. Nestas refeições, podemos, por exemplo, comer um bom prato de comida tradicional, típica da nossa região. Seja qual for, é um hábito bem português acompanhar a refeição com um copo de vinho. Há também diferentes regiões, diferentes preferências, mas um copo de vinho bem escolhido enriquece sempre qualquer refeição.

Existem diversas razões que podem servir de bons argumentos a favor do consumo de vinho. Este deve ser feito de forma regular, mas moderada. Ele está na origem de diversos benefícios para a nossa saúde, mas só se houver um consumo responsável, sem exageros. Apenas um copo há refeição, dois por dia. Há quem prefira o vinho branco, mas é o tinto o tipo de vinho que gera mais benefícios.


Leia também: Como conservar vinho tinto depois de o abrir?

beber vinho tinto regularmente
5 motivos para beber vinho tinto regularmente

Tabela nutricional do vinho tinto (1 copo 147,0 ml)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 125 kcal 6,2 %
523 kJ
Gordura 0,0 g 0,0 %
Gorduras saturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras monoinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras poliinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Carboidratos 3,8 g 1,4 %
Açúcares 0,9 g 1,8 %
Proteína 0,1 g 0,1 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 127,1 g 6,4 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

beber vinho tinto regularmente
5 motivos para beber vinho tinto regularmente

5 motivos para beber vinho tinto regularmente

É amigo do coração

Os cardiologistas (e não só) defendem esta posição há já algum tempo, mas é sempre positivo reforçar a ideia. O vinho tinto é um grande amigo da saúde cardíaca! Por estar cientificamente provado que o consumo regular e com moderação do vinho tinto beneficia em muito a saúde do coração, podemos dizer sem receio que a bebida é mesmo amiga do peito!

Basta dois copos por dia, um em cada refeição, para levar a uma redução dos índices de mortalidade e também das hospitalizações motivadas por doenças coronárias. Investigações científicas demonstraram que o vinho tinto contribui de forma substancial para melhorar o nosso colesterol, elevando os níveis daquele que é considerado o colesterol bom (HDL).

Para isso, é necessário que haja também atividade física regular, pois complementam os benefícios ao coração.

beber vinho tinto regularmente
5 motivos para beber vinho tinto regularmente

Ajuda a emagrecer e a controlar o peso

O vinho tinto contém propriedades que tornam esta bebida verdadeiramente especial. Entre as substâncias contidas no vinho tinto, há polifenóis que, entre outros benefícios, contribuem para o emagrecimento, algo muito pretendido por diversas pessoas.

Isto é particularmente eficaz, se a ingestão do vinho tinto não exceder 10% do valor calórico da dieta.

beber vinho tinto regularmente
5 motivos para beber vinho tinto regularmente

É amigo do cérebro

Segundo alguns estudos que foram realizados no Japão, o consumo de vinho tinto ajuda a ficar mais inteligente. De acordo com os investigadores, beber especificamente vinho tinto não só é mais benéfico do que beber qualquer outra bebida (à exceção da água ou chás), como também se revela mais vantajoso para o Q.I., quando se compara com quem se mantém em abstinência.

beber vinho tinto regularmente
5 motivos para beber vinho tinto regularmente

É amigo da pele

O vinho tinto, com a sua abundância em propriedades antioxidantes, traz muitas vantagens para a saúde. Entre elas, destaca-se a riqueza em resveratrol, presente no vinho tinto e também nas uvas (mais abundantemente na pele e nas sementes do fruto). Essa é uma das razões que torna o consumo de vinho tinto tão benéfico para a saúde.

O resveratrol ajuda no combate aos radicais livres. Nós formamos estes compostos nocivos através do nosso metabolismo, de forma natural. Essa formação dos radicais livres ocorre através da respiração, também da alimentação e, particularmente, dos altos níveis de stress.

Os radicais livres são agentes agressores da nossa pele. Eles agridem os tecidos e contribuem para o envelhecimento precoce.

beber vinho tinto regularmente
5 motivos para beber vinho tinto regularmente

É afrodisíaco e aumenta a líbido!

O consumo de vinho tinto também ajuda a vida do casal. É um bom amigo de qualquer relacionamento, pois contribui para aumentar a líbido. É uma bebida alcoólica ligada ao romantismo e à sensualidade e ainda contém um elevado poder afrodisíaco.


Leia também: Descubra o que acontece se beber vinho tinto todas as noites


De acordo com alguns estudos, as pessoas que bebem diariamente um ou dois copos de vinho apresentam um maior apetite sexual. O seu desempenho sexual torna-se até mais satisfatório, em comparação com pessoas que não bebem copo de vinho nenhum. O consumo em excesso leva ao cancelamento destes benefícios, além de desencadear outros problemas.

O consumo de vinho de forma regular e moderada leva a uma redução dos níveis de stress, além de conceder mais atenção ao parceiro. O momento criado é vivido mais intensamente. O consumo de vinho tinto leva ainda a um maior estímulo, contribuindo para uma melhor circulação do sangue, nomeadamente nas zonas erógenas!…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.