Início Cultura 5 erros de português recorrentes e evitáveis

5 erros de português recorrentes e evitáveis

Erros que são comuns e que podem ser evitados com um pouco de conhecimento. Confira estes 5 erros de português recorrentes e evitáveis.

erros de português recorrentes
5 erros de português recorrentes e evitáveis

Erros que são comuns e que podem ser evitados com um pouco de conhecimento. Confira estes 5 erros de português recorrentes e evitáveis.

A língua portuguesa é um património valiosíssimo que deve ser estimado. Ela é uma ferramenta crucial para a construção do nosso futuro. O nosso presente deve ter em conta isso mesmo. Por isso, devemos estudar de forma a obtermos o máximo de conhecimento sobre a língua portuguesa. Se no nosso passado descurámos esta obrigação, devemos compensar estudando a dobrar, pois é com a língua portuguesa, entre outras competências, que nos damos a conhecer.

Ter voz, ter uma mensagem a passar, é importante. Se formos incompetentes nesse passar de mensagem, então podemos ser incompreendidos. Assim, mesmo que tenhamos muito mérito e competência, podemos ser superados por outros que disputam as mesmas oportunidades. Se pretendemos ser ouvidos, devemos trabalhar ao máximo para dominar a arte de comunicar para sermos devidamente compreendidos.

A língua portuguesa é uma ferramenta crucial que permite que consigamos brilhar entre os demais, se conseguirmos formular uma boa opinião, bem sustentada em bons argumentos e sem erros embaraçosos. Estes ocorrem e devemos aprender com eles. Sejamos os autores deles ou não, aprendemos sempre.  Logo, é importante conhecer erros comuns que são cometidos e evitá-los.


Leia também: 6 erros de português na cozinha


5 erros de português recorrentes e evitáveis

Incumbente

Erro frequentemente cometido: Incunbente (ou incumbênte).

Significado: Termo que vem do latim incumbens. É um adjetivo de dois géneros que significa que incumbe ou dá incumbência, isto é, que compete a alguém. Inclinado para baixo ou debruçado.

Na botânica, incumbente significa inclinado para a terra (ex.: antera incumbente). No Brasil, incumber significa que ou quem ocupa um cargo ou posição oficial (por exemplo: o governo incumbente saiu vencedor nas últimas eleições; os incumbentes foram eleitos novamente).

Frase exemplo: A Altice, a empresa incumbente pela Televisão Digital Terrestre (TDT), está sob críticas.

Primeiro-Ministro

Erro frequentemente cometido: PrimeiroMinistro (ou Primeiro ministro).

Significado: Termo referente à pessoa que foi eleita e recebeu o encargo de formar governo. Termo que indica chefe do governo. Pessoa com responsabilidade de presidir ao conselho de ministros. Termo que indica o cargo de chefia exercido num governo cujo sistema é parlamentarista. Sistema composto por um gabinete de ministros, que formam o parlamento, sendo submetidos a votação nesse parlamento para aprovação de diferentes projetos, leis etc.

O Primeiro-Ministro é o ministro principal na hierarquia do Governo, possui maiores responsabilidades, com atribuições de maior ou menor proeminência conforme o estatuto político do respetivo Estado.

Frase exemplo: O Primeiro-Ministro está a fazer um bom trabalho num contexto difícil.

Pré-aviso

Erro frequentemente cometido: Préaviso (ou pré aviso)

Significado: Termo formado a partir de “pré-” + “aviso”. É um substantivo masculino que significa aviso prévio, comunicação antecipada. Por exemplo, pré-aviso de greve é um documento que deve anteceder a prática da greve.

Um pré-aviso pode ainda ser modalidade de depósito bancário, num contexto em que o depositante pode fazer o depósito com aviso prévio por um tempo convencionado. Por ainda surgir como sinal de orientação da circulação rodoviária, colocado antes de um cruzamento ou bifurcação, que contém informação antecipada sobre os destinos dos vários ramos da rodovia.

Frase exemplo: Depois do pré-aviso de greve, o pior cenário confirmou-se e a empresa parou mesmo.

Socioeconómico

Erro frequentemente cometido: Sócio-económico (ou sócioeconómico).

Significado: Junção dos termos “económico” mais “social”. É, por isso, um conceito que diz respeito à sociedade e à economia. Termo relativo aos elementos ou problemas sociais na sua relação com os elementos ou problemas económicos. Este conceito é relativo a fatores sociais e económicos e à sua inter-relação.

Frase exemplo: Crise socioeconómica será agravada pela ausência de vacina para o coronavírus.


Leia também: Língua Portuguesa: personificação, sabe o que é?


Beneficente

Erro frequentemente cometido: benificente.

Significado: Termo que advém da palavra beneficência. Beneficente é um adjetivo que qualifica os dois géneros, identificando alguém que pratica a beneficência; identifica alguém caritativo.

Frase exemplo: FC Porto cancelou jogo beneficente, devido ao coronavírus.

O NCultura pretende aprofundar o significado de certos termos que são frequentemente confundidos. Ao esclarecer esses termos certamente que esses mesmos erros tornam-se menos prováveis de ocorrer.

É também um objetivo do NCultura fomentar um uso frequente do dicionário. Esta ferramenta muito útil deve acompanhar-nos quando estamos a ler, de forma a esclarecer as dúvidas no momento. Assim, pretendemos que se torne um hábito ler na companhia de um dicionário, contribuindo para a eliminação de determinados erros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.