Início Cultura 5 erros de português que por vezes escapam

5 erros de português que por vezes escapam

Erros que são frequentemente cometidos e que muitos nem se apercebem. Confira 5 erros de português que por vezes escapam.

erros de português que por vezes escapam
5 erros de português que por vezes escapam

Erros que são frequentemente cometidos e que muitos nem se apercebem. Confira 5 erros de português que por vezes escapam.

A língua portuguesa é uma ferramenta crucial para o nosso presente e futuro. Se não dermos a devida atenção ao passado, devemos compensar investindo parte do nosso tempo do presente de forma a não hipotecar o nosso futuro. É que o nosso futuro será sempre melhor, quando nos fazemos ouvir.

A língua portuguesa, quando é estimada, torna-se uma ferramenta crucial para que consigamos distinguir-nos entre os demais. Conseguir formular uma opinião, bem sustentada em bons argumentos e sem erros embaraçosos, pode realmente fazer a diferença. Assim, a todos os que procuram continuamente melhorar as suas qualidades, quer no português quer noutras áreas, boas oportunidades surgirão. É, por isso, importante conhecer erros comuns que são cometidos e evitá-los.


Leia também: Dúvidas de Português: 10 classes de palavras


5 erros de português que por vezes escapam

Precariedade

Frase exemplo: O vírus faz adivinhar um futuro negro. Um mundo repleto de pobreza e precariedade.

Significado: Termo que vem de precário + edade. Precário. Característica daquilo que é precário. Qualidade do que apresenta más condições, que não alcança o seu objetivo. Algo em más condições. Não estável. Característica do que é escasso, incerto, frágil. O que tem pouca estabilidade ou duração.

Erro frequentemente cometido: precaridade.

Beneficente

Frase exemplo:“Eminem cancelou espetáculo beneficente na Itália, devido ao coronavírus”.

Significado: Termo que advém de beneficência. É um adjetivo que qualifica os dois géneros, identificando alguém que pratica a beneficência; alguém caritativo.

Erro frequentemente cometido: benificente.

Príncipe

Frase exemplo: Um verdadeiro príncipe revela-se nos mais pequenos gestos.

Significado: Do latim princïpe, isto é, chefe. Filho de família reinante. Herdeiro presuntivo da coroa em alguns países. Filho primogénito de rei. Título de nobreza em alguns países. Soberano de um principado.

No sentido figurado, é o primeiro ou o mais notável (em talento ou noutros méritos); chefe. Esta palavra deve pronunciar-se da seguinte forma: “Príncipe”. No entanto, é muito mais comum ouvir-se esta palavra pronunciada de forma errada, assim: “Príncepe”.

Erro frequentemente cometido: Princepe.

Solidariedade

Frase exemplo: Necessitamos de solidariedade para ganhar este vírus!

Significado: Do latim solidus, maciço, que forma bloco. Termo que identifica a qualidade de que é solidário. Palavra que significa sentimento que leva a que seja prestado auxílio a alguém. Sentimento que leva alguém a ajudar outro ou outros (ou a compartilhar o seu infortúnio).

É também um termo referente à responsabilidade recíproca entre elementos de um grupo social, profissional, institucional ou de uma comunidade. Também é referente à adesão ou apoio a uma ideia, causa, a um movimento ou a um princípio. Solidariedade é ainda um sentimento de partilha do sofrimento alheio.

Erro frequentemente cometido: Solidaridade.

Espontaneidade

Frase exemplo: A espontaneidade revelou-se, quando estava em direto. Soltou diversos palavrões!…


Leia também: Quais são as palavras mais feias da Língua Portuguesa?


Significado: Qualidade daquilo que é espontâneo. Característica ou particularidade daquele que é espontâneo; alguém desprovido de afetação. Qualidade daquele que é verdadeiro, que procede com naturalidade, voluntariamente. Ação realizada com simplicidade e originalidade, com naturalidade. Característica de quem age com autenticidade.

Erro frequentemente cometido: Espontaniedade.

O NCultura pretende com este artigo (e com outros do género) aprofundar o significado de certos termos. Ao tornar claros termos frequentemente confundidos, certamente que se contribui para que muitos os deixem de repetir. É também importante que se perceba que o dicionário é uma ferramenta muito útil.

Por isso, pretendemos estimular a leitura acompanhada do dicionário, pois este saudável hábito de recorrer a um dicionário recorrentemente permite esclarecer no instante as dúvidas que possam surgir no momento de leitura. Esta é uma boa forma de contribuir para a eliminação de determinados erros. Ao esclarecer todas as dúvidas no imediato, certamente não repetimos esses erros.

QUIZ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.