Início Cultura 5 erros de português que estão na moda

5 erros de português que estão na moda

Muitos nem se apercebem, mas estes erros são frequentemente cometidos. Confira 5 erros de português que estão na moda.

erros de português que estão na moda
5 erros de português que estão na moda

Muitos nem se apercebem, mas estes erros são frequentemente cometidos. Confira 5 erros de português que estão na moda.

A língua portuguesa é uma ferramenta crucial, ajuda-nos a construir o nosso futuro. A língua portuguesa deve ser estimada e a aprendizagem sobre ela deve ser estimulada. É um recurso que nos ajuda a evidenciar o melhor de nós. Com ela, conseguimos distinguir-nos entre os demais, pois é relevante conseguir defender convicções. Devemos conseguir formular uma opinião, que seja bem sustentada, com bons argumentos e sem erros embaraçosos.

É, por isso, importante conhecer quais são os erros que são cometidos constantemente e evitá-los. Assim, recomenda-se a todos que apostem numa aprendizagem da sua língua de forma a melhorar continuamente as suas qualidades. Assim as boas oportunidades surgirão e estarão mais aptos a agarrá-las com duas mãos. Conheça e evite erros de português que estão na moda!


Leia também: Dúvidas de Português: 52 palavras parecidas com significados diferentes

5 erros de português que estão na moda

Privilegiado

Erro frequentemente cometido: Previlegiado (ou priviligiado, ou priveligiado).

Significado: Este é um adjetivo destinado a quem usufrui de privilégios, prerrogativas, vantagens, direitos em relação aos demais. Termo aplicado a quem é excelente ou de nível superior em algo que está a ser avaliado, alguém distinto. Pessoa que possui características únicas e excecionais; que se revela único, singular.

Privilegiado é ainda alguém que possui bens ou riqueza acima da média; uma pessoa abastada, rica. Alguém que pode gozar a vida dum modo bem superior ao da maioria das pessoas.

Frase exemplo: Ele é um privilegiado, demonstra um talento incrível, bem superior ao dos seus colegas.

Empreendedorismo

Erro frequentemente cometido: Empreendorismo (ou Empriendedorismo).

Significado: Termo que junta empreendedor a “-ismo”. Empreendedorismo é um substantivo masculino. Qualidade ou caráter do que é empreendedor. Destina-se a uma pessoa que revele, por iniciativa própria, novos métodos. Alguém que demonstre atitude e realize ações com o propósito de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.

Frase exemplo: StartUp incentiva o empreendedorismo nos mais novos.

Meritocracia

Erro frequentemente cometido: méritocracia (também ocorre escreverem mérito-cracia).

Significado: Forma de liderança (de um governo, de uma empresa, de um sistema) que tem por base o mérito das ações, o sucesso, a eficácia, a relevância das capacidades, a competência para as funções, o mérito das realizações alcançadas, em detrimento da posição social.

É um sistema social onde se pratica esse tipo de liderança. As pessoas mais competentes, mais eficientes, mais trabalhadoras ou que revelam ser intelectualmente superiores seja no trabalho, numa empresa, num grupo ou na sociedade são privilegiadas, havendo uma predominância dos que possuem mais méritos. Quando o modo de seleção se baseia nos méritos pessoais, então conseguiu-se o trabalho por meritocracia. Também é um método que consiste na atribuição de recompensa aos que possuem méritos, elegendo-se o funcionário do mês por meritocracia. Grupo de líderes pertencentes a esse sistema.

Frase exemplo: Na minha empresa, há meritocracia, recompensa-se com prémios o conhecimento, a competência e o mérito.


Leia também: Obrigado ou Obrigada – Dúvidas de Português


Alavancagem

Erro frequentemente cometido: Alavancajem.

Significado: Termo que junta à palavra alavancar o termo “-agem”, formando alavancagem. Este substantivo feminino é referente ao ato ou efeito de alavancar (ex.: alavancagem financeira). Alavancagem significa ação ou efeito de alavancar, de erguer ou de levantar algo. No sentido figurado, também significa ato de custear, financiar: alavancagem financeira. Significa ainda ato de tornar mais favorável para o desenvolvimento de; melhoramento, aprimoramento.

Frase exemplo: Conhece as melhores plataformas para negociar Bitcoin com alavancagem?

Prazeroso

Erro frequentemente cometido: Prazeiroso.

Significado: Que agrada ou causa prazer. É agradável, aprazível e prazenteiro. O seu plural é prazerosos. Palavra destinada a momento em que há prazer ou a algo que o causa; algo que agrada ou alegra; que proporciona circunstâncias afáveis. No Brasil, é um adjetivo que identifica algo que causa prazer, satisfação. Algo com prazer, alegre.

Frase exemplo: Foi um momento prazeroso. Devíamos repeti-lo brevemente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.