Início Cultura 5 erros de português que deve corrigir

5 erros de português que deve corrigir

Há muitos erros de português que são comuns e deparamo-nos com eles em diferentes contextos. Conheça 5 erros de português que deve corrigir.

erros de português que deve corrigir
5 erros de português que deve corrigir

Há muitos erros de português que são comuns e deparamo-nos com eles em diferentes contextos. Conheça 5 erros de português que deve corrigir.

O NCultura publica regularmente artigos com a identificação de vários erros que são cometidos constantemente. Pretende prestar-se um serviço útil, ao alertar para estes artigos frequentes pois, além do os apresentar, coloca o seu significado, exibindo toda a informação necessária para que se evitem dar esses erros futuramente. Além disso, pretende fomentar-se o uso de dicionários.

É, por isso, importante estar atento a esses erros e aprofundar o nosso conhecimento sobre esses conceitos, de forma a não cairmos nos mesmos erros que são constantemente cometidos por outros.

5 erros de português que deve corrigir

Príncipe

Erro frequentemente cometido: Princepe (também é errado escrever principe ou príncepe).

Significado: Termo que advém do latim princĭpe, “chefe”. Príncipe é um nome masculino que tem como sentido ser filho de família reinante. Príncipe é um termo que se refere ao herdeiro presuntivo da coroa em alguns países.


Leia também: Dúvidas de Português: o que é um pangrama?


Príncipe é ainda um termo que identifica o filho primogénito do rei.  Príncipe é também um título de nobreza em determinados países. É também o soberano de um principado. No sentido figurado, príncipe é o primeiro ou o mais notável em talento ou noutros méritos; chefe.

Frase exemplo: Um príncipe de hoje não tem o mesmo encanto de outrora.

Abcesso

Erro frequentemente cometido: “abecesso” (é ainda um escrita erradamente sob as formas “absesso” ou “abceço” ou “abssesso” ou “obcesso”).

Significado: Termo que advém do latim abscessu. Próprio da medicina, este é um termo que significa formação purulenta incluída numa cavidade formada em resultado da inflamação de um tecido no organismo.

Frase exemplo: Fui ao dentista, mas tendo um abcesso não posso retirar o dente.

Ofereceu

Erro frequentemente cometido: “oferceu”.

Significado: Ofereceu é uma forma do verbo oferecer. Significa forma de propor algo que seja aceite. Significa ainda dar algo como oferta ou presente. Significa também dedicar, prometer, proporcionar, sugerir, manifestar.

Frase exemplo: Foi o meu amor que me ofereceu este presente. É lindo, não é?

Fraternizar

Erro frequentemente cometido: “Fratrenizar” (havendo quem também escreva “fraternisar”).

Significado: Fraternizar é entender-se bem com os outros; viver em plena harmonia, seja com irmãos, seja como irmãos. Travar amizades, harmonizar-se com alguém, simpatizar, partilhar bons momentos.

Frase exemplo: Não há nada como fraternizar. O contexto atual torna-o ainda mais evidente!…

Necessidade

Erro frequentemente cometido: “nessecidade” (há ainda quem escreva: “nessessidade” ou “nececidade”).

Significado: Termo que vem do latim necessitāte, com o mesmo sentido, necessidade. Identifica algo que tem o carácter de indispensável, imprescindível, do que se precisa mesmo.


Leia também: Dúvidas de Português: o que é uma tautologia?


Significa ainda carência, falta de algo. Privação, pobreza, miséria. Necessidade significa igualmente obrigação, imposição, referindo-se ao que é forçoso, uma inevitabilidade.

Existe ainda a expressão “fazer as necessidades” que faz alusão à ação de defecar ou urinar. Realizar algo por necessidade, por imposição material ou moral.

Frase exemplo: Não havia necessidade de interromper o futebol. Faziam os jogos à porta fechada!

Agora… uma recomendação para os próximos tempos

Este artigo do NCultura, como muitos outros do género, tem por objetivo esclarecer dúvidas de português, demonstrar erros e aprender com eles. Errar é humano, aprender com os erros também. Podemos aprender com os próprios erros e com os dos outros.

No entanto, o NCultura também pretende frisar a importância de recorrer ao dicionário regularmente. Esse é um objeto de grande utilidade e importância, que nos deve acompanhar sempre que se está a ler. É um objeto que permite o esclarecimento de dúvidas no momento. Sempre que se estiver a ler, seja uma revista, um jornal ou um livro, devemos ter ao nosso lado um dicionário. Com o dicionário, conseguimos uma aprendizagem mais célere e mais eficaz.

QUIZ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.