Há erros comuns que acabam por distrair da mensagem e prejudicar a reputação criada. Confira estes 5 erros de português que afetam a sua imagem.
Os erros de português são comuns. Há a noção de que errar é humano. Todos nós, enquanto seres humanos que somos, erramos. É verdade. Estamos sujeitos a errar e erramos muito! Errar não é o problema, pois pode ser aproveitado para se ir à procura de conhecimento. Os erros fazem parte da aprendizagem.
O problema está em persistir em cometer os mesmos erros, pois isso permite concluir que quem o faz não está a trabalhar na construção da melhor versão de si mesmo. Existem erros comuns que arruínam a credibilidade.
A reputação leva tempo a construir. Um político que se preze, se comete constantemente erros de português, coloca em causa a sua credibilidade, pois mancha o seu discurso e prejudica a sua mensagem. Revela ainda falta de estudo e determinação, pois é essencial aprender com os próprios erros.
Leia também: Língua Portuguesa: 20 palavras com diferentes significados
Mas a aprendizagem também pode ser conseguida com os erros dos outros. Aprender com os erros é sinal de ambição, de desejo de progresso, de evolução.
5 erros de português que afetam a sua imagem
Gengiva
Termo que advém do latim gengīva. Este termo é próprio da anatomia. É uma palavra que identifica o tecido que rodeia os dentes e o osso. A gengiva representa uma barreira de proteção na zona da união com o colo do dente.
Frase exemplo: Tenho de ir ao dentista. Tenho a gengiva a sangrar.
É um erro comum escrever: genjiva (ou jengiva ou jenjiva). Por isso, se o faz, evite repeti-lo futuramente.
Majestade
Termo que vem do latim majestăte, significa grandeza suprema, imponência, sublimidade, poder real. Majestade é título concedido quer aos reis, quer às rainhas. Majestade, quando usado no sentido figurado, pode ainda significar aparência grave e solene. Soberba.
Frase exemplo: Sua Majestade, o Rei, ficou revoltado com a falta de união entre os povos.
É um erro comum escrever magestade. Por isso, se o faz, evite repeti-lo futuramente.
Com certeza
O conceito “com certeza” tem como significado “sem dúvida” ou “por certo”. É uma locução adverbial composta pela preposição “com” e igualmente pelo nome / substantivo “certeza”.
Leia também: Língua Portuguesa: enriqueça o seu léxico e evite estas 14 palavras!
Com certeza é uma expressão que tem a função de advérbio. Contudo, existem diversas maneiras de substituir “com certeza” como certamente, decerto, sem dúvida, seguramente, evidentemente, obviamente, indubitavelmente, naturalmente, incontestavelmente, categoricamente.
Frase exemplo: Com certeza que ele estudou muito. Foi o melhor aluno da turma.
É um erro comum escrever concerteza. Por isso, se o faz, evite repeti-lo futuramente.
Incomodar
Termo que vem do latim incommodäre. Incomodar é verbo transitivo que significa causar incómodo a algo ou alguém. Incomodar é importunar, perturbar, aborrecer.
Incomodar é também verbo pronominal que significa dar-se ao trabalho; incomodar é agastar-se, zangar-se, afligir-se.
Frase exemplo: Ele disse que não ia incomodar. Sabia que eu tinha de estudar.
É um erro comum escrever encomodar. Por isso, se o faz, evite repeti-lo futuramente.
Losango
Losango é um quadrilátero equilátero. Losango é um polígono formado por quatro lados de comprimento idêntico. Um losango é também um paralelogramo.
Na geometria, losango é paralelograma de lados iguais que contém dois ângulos agudos e dois ângulos obtusos.
Leia também: Língua portuguesa: expressões e palavras que muitos erram
Frase exemplo: Não tirei um excelente no teste, pois escrevi mal a palavra losango.
É um erro comum escrever losangulo. Por isso, se o faz, evite repeti-lo futuramente.
Sobre o losango e o paralelogramo!
1.º) O erro mais comum é dizer “losângulo” (certamente pela semelhança com “retângulo”), já “losangulo” [ú] nunca se ouve. E uma curiosidade é a cidade natal do escritor brasileiro Graciliano Ramos, Quebrangulo [ú], no Estado de Alagoas, que alguns pronunciam “quebrângulo”.
2.º) Em certa frase houve um lapso na digitação de “paralelogramo”, que saiu “paralelograma”, erro muito comum, aliás.
3.º) A primeira definição de losango está correta: “é um quadrilátero equilátero”, o que já diz tudo.
4.º) Com esta definição de losango – perfeita e intuitiva – fica errado e confuso o segundo parágrafo, que diz:
“Na geometria, losango é paralelograma [?] de lados iguais que contém dois ângulos agudos e dois ângulos obtusos.” (??!!)
Além de estar mal redigido, é ilógico pois contraria a definição, que nada exige sobre os ângulos.
5.º) Já para paralelogramo, em atenção à etimologia (e à didática), a melhor definição seria: é um quadrilátero com os lados opostos PARALELOS. Do que se pode deduzir que os ângulos opostos são congruentes.
6.º) Os ângulos de um losango podem, sim, ser iguais! No caso do quadrado, que é um tipo especial de losango – quadrado é um losango equiângulo.
7.º) Com isso, outra definição de quadrado pode ser: “é um losango retângulo”.
★