Início Cultura 5 erros de português para descobrir e evitar

5 erros de português para descobrir e evitar

Todos nós, enquanto seres humanos, estamos destinados a errar. Conheça o significado dos conceitos presentes nesta lista de 5 erros de português para descobrir e evitar.

erros de português para descobrir
5 erros de português para descobrir e evitar

Todos nós, enquanto seres humanos, estamos destinados a errar. Conheça o significado dos conceitos presentes nesta lista de 5 erros de português para descobrir e evitar.

Todos nós, enquanto seres humanos, estamos destinados a errar. Mas se errar é encarado por muitos como algo mau, bem pior é insistir no erro. Seja por ignorância, por inércia ou por outra razão qualquer, é possível superar o erro.

Existem erros de português que são muito frequentes. Alguns são cometidos por nós, outros não, mas convém estar atento a esses erros de português comuns, pois podem ser encarados como forma de aprendizagem.

Oscar Wilde (1854-1900) defendeu que “experiência é o nome que todos dão aos próprios erros”. O escritor, poeta e dramaturgo britânico tinha muita razão, pois a experiência adquirida com os erros, os nossos, mas também os dos outros, gera conhecimento.


Leia também: «Já agora» é erro de português?


Ao apresentarmos listas de erros, pretendemos partilhar conhecimento de forma a contribuir para que haja cada vez menos. Embora se reconheça que todos nós, enquanto seres humanos, estamos destinados a errar, achamos também que podemos contribuir para que haja menos erros de português.

5 erros de português para descobrir e evitar

Desafio: descubra onde está o erro nas seguintes frases:

O telemóvel caiu, mas felizmente não apresenta necessidade de conserto, apesar de ter a tecla do asterístico desgastada. O logótipo do telemóvel também ficou riscado, mas isso não é muito problemático.

Depois do médico me óscultar, deu-me a garantia que está tudo bem comigo. Mas como viu que eu continuava inseguro, deu-me o conselho de fazer primeiro uns exames para ter 100% de certeza. Percebendo que algo mais se passava, disse-me para cerrar os dentes e enfrentar os desafios com paixão, pois tudo se irá resolver.

A Madonna está a viver em Portugal e as suas novas músicas revelam que o nosso país, além de lhe dar a tranquilidade que precisa, também a inspira. Os seus consertos em Lisboa foram memoráveis. Já saiu o DVD em alta definição e eu já o tenho em casa.

Em tempo de quarentena, percebemos como a detioração dos alimentos pode ser um problema. Além de implicarem uma nova saída, há ainda a questão do desperdício alimentar. A última vez que fui ao supermercado, vi o segurança a apanhar uma pessoa em flagrante delito: estava a colocar alguns alimentos dentro do casaco.

O concelho do meu pai revelou-se precioso. Se eu não o tivesse seguido, não teria aproveitado a oportunidade que me caiu nas mãos. Aproveitei a experiência ao máximo, pude beber, comer, fraternizar e ainda surgiu a possibilidade de mudar de emprego, para melhor!

Definição das palavras

Asterisco

O termo asterisco advém do grego asteriscos, que significa “estrelinha”, pelo latim asteriscu, com o significado de asterisco. O sentido desta palavra é pequena estrela. Asterisco é uma palavra que se refere a um sinal gráfico em forma de estrela (*), usado para indicar qualquer informação.

Entre os erros mais frequentes estão: “asterísco”, “asteristico” ou “asterístico”.

Auscultar

Termo que advém do latim auscultãre, que significa “escutar”. Fazer a auscultação corresponde a ser examinado. É o ato de escutar os sons que se produzem no interior do organismo. Com o auxílio de um estetoscópio, o médico consegue fazer com que o som chegue ao ouvido.

É um erro comum a palavra ser escrita nas formas: “óscultar” ou “óscutar”.

Concerto

Espetáculo musical, música, consonância de instrumentos e/ou vozes. Combinação, parto, ordem, harmonia, enfeito. Ato de concertar.

Esta palavra é frequentemente confundida com “conserto” (que é um termo que vem do latim consertu e refere-se ao ato ou efeito de consertar, isto é, arranjo, reparação, remendo, remedeio).


Leia também: É erro de português «O comer está na mesa»?


Deterioração

Palavra que vem do latim deteorioratïone, ato ou efeito de deteriorar ou deteriorar-se. Termo que significa estrago, ruína, dano, agravamento ou degeneração.

Entre os erros mais frequentes relacionadas com esta palavra estão: diterioração, deteorização, detriorização, entre outras formas erradas.

Conselho

Um conselho dado é uma opinião que se emite sobre o que convém fazer. É um parecer ou sugestão sobre algo ou alguém. Do latim consilíu, significa deliberação, assembleia.

A confusão com concelho (conjunto das entidades autárquicas que administram essa subdivisão) é a que está na origem do erro mais comum relacionado com esta palavra.

Identificação dos erros presentes no desafio: asterístico; óscultar; consertos; detioração; concelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.