Início Cultura 5 erros de português inconvenientes

5 erros de português inconvenientes

Erros que são frequentemente cometidos e que muitos nem se apercebem. Confira estes 5 erros de português inconvenientes.

5 erros de português inconvenientes
5 erros de português inconvenientes

Erros que são frequentemente cometidos e que muitos nem se apercebem. Confira estes 5 erros de português inconvenientes.

O NCultura pretende que haja mais paixão pela língua portuguesa, por isso tem vindo a publicar diversos artigos com vários erros que são cometidos com frequência. Ao apresentar estes artigos, prestamos um serviço útil, informando sobre alguns dos erros que devemos evitar.

Ao mesmo tempo procuramos incentivar o uso de dicionários. Ler frequentemente é um dos hábitos mais saudáveis que se pode ter, pois desenvolvemos diversas capacidades que nos tornam mais capazes em diversos parâmetros. A leitura também melhora o nosso conhecimento da língua portuguesa, tornando menos provável que se cometa erros de português. Outra forma de os evitar é conhecer alguns dos erros mais comuns, cometidos por outros.


Leia também: Dúvidas de Português: 10 classes de palavras


5 erros de português inconvenientes

Ecrã

Erro frequentemente cometido: “Ecran” (outros erros comuns são: “écrã” ou “écra”. Outra opão válida é écran.

Significado: Este é um termo que tem diferentes sentidos: superfície, geralmente branca, sobre a qual se projetam imagens fixas ou em movimento; superfície fluorescente na qual se forma a imagem nos tubos catódicos; tela de cinema. Na informática, ecrã é o aparelho em que se visualiza a informação, monitor.

Frase exemplo: O ecrã está com um grave problema, temos de comprar outro.

Espontaneidade

Erro frequentemente cometido: Espontaniedade.

Significado: Espontaneidade é a qualidade do espontâneo; naturalidade. Qualidade do que procede voluntariamente. Uma pessoa que age com espontaneidade é uma pessoa espontânea. Espontânea é um termo que é adjetivo feminino singular de espontâneo. Espontânea é uma ação que se realiza independentemente de uma causa externa, aparente. Espontânea é a ação que se faz voluntariamente; isto é, por moto-próprio, algo que não é nem forçado, nem aconselhado.

Frase exemplo: A espontaneidade é uma característica de boa parte dos criativos.

Framboesa

Erro frequentemente cometido: frambuesa (outros erros cometidos são: “franbuesa”, “franbueza” e “frambueza”).

Significado: Esta palavra refere-se ao pequeno fruto proveniente do framboeseiro. É doce, vermelho (quando maduro) e muito saboroso.

Frase exemplo: Este iogurte de framboesa é absolutamente divinal.

Azulejo

Erro frequentemente cometido: “Asuleijo” (outros erros cometidos são: “Asulejo”, “Azuleijo”).

Significado: Termo que vem do árabe az-zuleij, pelo castelhano azulejo. Azulejo é uma palavra que se refere à placa de cerâmica, pintada e vidrada numa das faces, utilizada no revestimento de paredes.

Frase exemplo: O azulejo daquela igreja portuguesa é uma das coisas mais belas do país.


Leia também: Quais são as palavras mais feias da Língua Portuguesa?


Conselho

Erro frequentemente cometido: Concelho. Palavra que existe, mas que tem outro significado (conjunto das entidades autárquicas que administram essa subdivisão).

Significado: Opinião que se emite sobre o que convém fazer. Um parecer ou sugestão sobre algo ou alguém. Do latim consilíu, significa deliberação, assembleia.

Frase exemplo: O meu conselho é que não saias de casa a não ser por necessidade absoluta.

Agora… uma recomendação para os próximos tempos.

Este artigo tem por objetivo não só esclarecer dúvidas de português, como também frisar a importância de recorrer ao dicionário frequentemente. Um objeto que possui tanta utilidade como importância. É uma ferramenta essencial que nos deve acompanhar sempre que lemos algo, seja uma revista, um jornal ou um livro.

Ter um dicionário permite um esclarecimento de dúvidas no momento. Algo de enorme valor que permite que se melhorem os conhecimentos obtidos sobre a nossa língua materna. A língua portuguesa merece que se tenha essa consideração!

QUIZ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.