Início Cultura 5 erros de português incómodos

5 erros de português incómodos

Conheça melhor os conceitos, compreenda o seu significado e evite os erros. Saiba identificar e evitar estes 5 erros de português incómodos.

erros de português incómodos
5 erros de português incómodos

Conheça melhor os conceitos, compreenda o seu significado e evite os erros. Saiba identificar e evitar estes 5 erros de português incómodos.

O NCultura tem vindo a publicar diversos artigos em que identifica diversos erros que são constantemente cometidos. Ao dar a conhecer estes artigos, pretende prestar um serviço útil, fomentar o uso de dicionários sempre que se lê, seja revistas, jornais ou livros (ou outros conteúdos). Ao lermos estamos a desenvolver as nossas capacidades.

Muitas vezes, nas leituras que realizamos, somos confrontados com erros (que nos fazem questionar se aquela palavra está bem escrita) ou com palavras desconhecidas que nos deixam com a necessidade de ter um dicionário na mão. É o que devemos fazer. Sempre que lemos, precisamos dessa ferramenta. Ela ajuda-nos a diminuir os nossos erros. Com o dicionário, a aprendizagem é mais célere. Errar é humano, aprender com os erros também. Podemos aprender com os próprios erros e com os dos outros.


Leia também: Dúvidas de Português: deve dizer-se Ter de ou Ter que?


5 erros de português incómodos

Consensual

Erro frequentemente cometido: concensual

Significado: Termo que vem do francês consensuel. Consensual é um adjetivo de 2 géneros. Este termo significa que está dependente de consenso, é consensual. Algo consensual está fundamentado num consenso, agradando à maioria.

Relativo a consenso; em que há consentimento, anuência, concordância. Termo consensual depende da aprovação da maioria; que se refere ou está relacionado com o senso comum: uma decisão consensual; um contrato consensual.

Frase exemplo: O professor Marcelo Rebelo de Sousa é um presidente consensual.

Espontânea

Erro frequentemente cometido: expontânea.

Significado: Termo que é adjetivo feminino singular de espontâneo. Espontânea é uma ação que se realiza independentemente de uma causa externa, aparente. Espontânea é a ação que se faz voluntariamente; isto é, por moto-próprio, algo que não é nem forçado, nem aconselhado.

Na botânica, espontâneo é um termo designativo do vegetal que nasce e se desenvolve normalmente em certo local, sem que o homem tenha interferido, sem este o ter trazido para aquele local e lhe tenha dispensado cuidados. Espontânea descreve ainda uma ação exageradamente impulsiva.

Frase exemplo: Consegui o emprego depois de ter feito uma candidatura espontânea.

Feminino

Erro frequentemente cometido: femenino.

Sendo fêmea com “e”, depois da letra “m”, feminino é com “i”, depois de “m”. A verdade é que talvez levados por esta comparação, são muitos os que escrevem o erro “femenino”. “Femenino” não existe na Língua Portuguesa. É um erro comum, cometido por muita gente.

Significado: Feminino advém do latim femininus, identificando algo relativo ou próprio de mulher ou fêmea. Feminino identifica algo ou alguém relacionado ou característico do organismo que produz óvulos; fêmea.

Frase exemplo: A maquiagem é um acessório tipicamente feminino, mas pode ser usado por homens, nomeadamente artistas e cantores.

Compreensão

Erro frequentemente cometido: compreenção.

Significado: termo que advém do latim comprehensiōne-, com o mesmo significado. Compreensão é um nome feminino que é referente ao ato ou efeito de compreender ou incluir. Compreensão é a faculdade de entender, ter perceção de algo. Assim, compreensão é a disposição para entender os sentimentos e as atitudes das outras pessoas; indulgência. Na filosofia, compreensão é um conceito referente ao conjunto de caracteres comuns a todos os indivíduos de uma determinada classe.

Na gramática, compreensão é a denominação atribuída à significação de um vocábulo (opondo-se à extensão do mesmo).

Frase exemplo: Quando um aluno demonstra compreensão da matéria, o professor rejubila.


Leia também: Dúvidas de Português: procrastinar ou procastinar?


Orégãos

Erro frequentemente cometido: óregãos ou oregãos.

Significado: Termo que vem do grego oríganon, «orégão», pelo latim origānu-, com o mesmo significado. Palavra própria da botânica, orégão é um nome masculino que é referente a uma planta eurasiática, da família das Labiadas.

Os orégãos (Origanum vulgare) tem porte herbáceo ou subarbustivo, sendo constituídos por pequenas flores, reunidas em panículas axilares e folhas ovadas. Os orégãos são muito aromáticos, sendo frequentemente usados secos como tempero culinário.

Frase exemplo: Os orégãos concedem a esta pizza um sabor fantástico.

QUIZ

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.