Há muitos erros de português que são comuns e deparamo-nos com eles em diferentes contextos. Confira 5 erros de português frequentes.
Há muitos erros da língua portuguesa que são comuns. Deparamo-nos com eles em diferentes contextos. Ouvimos nas conversas do quotidiano, nos cafés, nos jornais, na televisão. Por vezes, brincamos com eles, mas é importante que todos valorizem a língua portuguesa.
O NCultura tem dedicado a sua atenção a publicar diversos artigos dedicados a erros de português que são constantemente cometidos. Pretendendo contribuir para uma maior compreensão da nossa língua, o NCultura demonstra neste conjunto de artigos que há uma série de erros constantemente repetidos. Os conteúdos aqui apresentados de forma simples e prática visam fornecer um conhecimento mais aprofundado sobre determinados conceitos. Conheça estes erros de português frequentes.
Leia também: Dúvidas de Português: o que é um pangrama?
5 erros de português frequentes
Enxovalhar
Este termo significa amarrotar, sujar, manchar. Ficar sem brilho. Conspurcar.
No sentido figurado, enxovalhar significa desonrar, manchar o bom nome, deslustrar.
Podemos enxovalhar ou ser enxovalhados, estragando a nossa imagem ou contribuindo para estragar a imagem ou a reputação de alguém. Agir ou ter um comportamento que pode ser considerado vergonhoso ou impróprio da dignidade de alguém. Enxovalhar pode ser insultar, afrontar, injuriar, ofender alguém.
Frase exemplo: O que leva um adulto a enxovalhar alguém?
Erro frequentemente cometido: Enchovalhar.
Juiz
Do latim judīce, esta é uma palavra que, no Direito, tem o significado de magistrado que tem como função aplicar a lei, alguém que administra a justiça. Membro do poder judicial. Juiz é aquele que julga, pessoa que tem o poder de julgar. Um juiz é a pessoa chamada para resolver uma questão ou julgar sobre algo.
No desporto, em jogos ou provas desportivas, é o que fiscaliza a observância das regras, árbitro.
Frase exemplo: Em tempos de coronavírus, juiz celebrou casamento pela internet.
Erro frequentemente cometido: juíz.
Voo
Derivação regressiva de voar. É o nome masculino que significa ato ou efeito de voar, voadura. Termo referente ao meio de locomoção realizado através do ar. Ato próprios das aves e de outros animais dotados de órgãos aliformes.
Termo também referente à deslocação aérea de aeronaves, sendo igualmente uma viagem feita pelo ar. Maneira de voar. Termo que também define o movimento rápido de um objeto pelo ar.
No sentido figurado, pode significar arrebatamento, êxtase, aspiração, fantasia.
Nota: devido à adesão ao Acordo Ortográfico, o acento circunflexo que assinalava a vogal tónica fechada foi abolido das palavras graves terminadas em “-oo”.
A palavra voo não tem acento circunflexo, nem na forma verbal do verbo voar (eu voo), nem no substantivo (o voo).
Frase exemplo: O voo do Jardel sobre os centrais permanece no imaginário de muitos admiradores.
Erro frequentemente cometido: Vôo ou võo.
Prezado
Particípio passado do verbo prezar. Tem o significado de “muito querido”, “muito estimado”.
É um erro muito frequente escrever “presado”.
Frase exemplo: Prezado cliente, devido ao Covid-19, estamos fechados.
Erro frequentemente cometido: presado.
Leia também: Dúvidas de Português: o que é uma tautologia?
Singela
Termo que vem do latim singellu, com o mesmo significado, e singŭlu, “cada um”, “um a um”. De singelo. Adjetivo feminino singular de singelo. Tem o significado que não é composto, nem dobrado, simples.
Singelo é algo que é puro, desafetado. Algo que não tem enfeites, desataviado. Sincero, ingénuo, inocente.
No sentido popular, diz-se da fêmea que não anda grávida.
Frase exemplo: Naquela atitude singela, ele representou o auge do altruísmo humano.
Erro frequentemente cometido: “sinjela”.
Gostou deste nosso artigo? São apenas cinco conceitos analisados, mas em breve serão publicados mais artigos. Confira outros textos do NCultura sobre erros de português. No nosso sítio, serão publicados brevemente mais artigos focados nesta temática. Fique atento!