Início Tradições 5 dos melhores vinhos tintos do Brasil, segundo Decanter World Wine Awards

5 dos melhores vinhos tintos do Brasil, segundo Decanter World Wine Awards

A maior competição de vinhos do mundo dá a conhecer os melhores vinhos deste país. Conheça 5 dos melhores vinhos tintos do Brasil, segundo Decanter World Wine Awards.

melhores vinhos tintos do Brasil
5 dos melhores vinhos tintos do Brasil, segundo Decanter World Wine Awards

5 dos melhores vinhos tintos do Brasil, segundo Decanter World Wine Awards

A maior competição de vinhos do mundo dá a conhecer os melhores vinhos deste país. Conheça 5 dos melhores vinhos tintos do Brasil, segundo Decanter World Wine Awards.

A Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) apresentou dados que revelam um crescimento enorme do Brasil, no mercado vinicultor. Enquanto países como Itália, França e Espanha revelaram uma quebra na sua produção neste setor, o Brasil foi um país que surpreendeu pelo seu crescimento de 169%.

As classificações do Decanter World Wine Awards (DWWA) permitem concluir quais são os melhores vinhos tintos do Brasil. Apesar deste crescimento, nenhum vinho brasileiro conquistou a Platinum Best in Show, a categoria principal deste evento.

Tal demonstra que o Brasil ainda tem muito para progredir, mas está bem lançado… Atualmente, no que diz respeito ao ranking dos maiores produtores do mundo, este país ocupa uma honrosa 14ª posição.

melhores vinhos tintos do Brasil
5 dos melhores vinhos tintos do Brasil

Vale da Pedra

Tanto o nome deste vinho como o seu rótulo remetem para os granitos presentes nos vinhedos da vinícola Guaspari, no interior de São Paulo. A cor deste Vale da Pedra é um sedutor rubi, enquanto os aromas a frutas vermelhas (framboesa e amora) são enriquecidos por um toque de café e chocolate amargo que encanta.

O seu paladar com taninos suaves é muito agradável, com uma acidez média. Produzido com uvas selecionadas criteriosamente (da casta Syrah), este é um bom representante do vinho brasileiro. Um vinho que casa bem com queijos, nomeadamente duros, e com carnes vermelhas e carnes de caça.

  • Produtora: Guaspari
  • Mais informações, aqui.
melhores vinhos tintos do Brasil
5 dos melhores vinhos tintos do Brasil

Diana Syrah

As uvas Syrah, plantadas em Boa Esperança, Minas Gerais, estão na origem deste vinho tinto brasileiro. O Diana Syrah chama a atenção pela sua cor. O seu aroma é frutado com apontamentos de ameixas, amoras e cerejas, além de goiabada e especiarias como notas finais.

Na boca, a acidez é boa, tendo um toque salino na conclusão. Um vinho que se revela agradável e fácil de beber. Acompanha na perfeição aves, carnes vermelhas grelhadas, massas e queijos duros.

  • Produtora: Maria Maria
  • Mais informações, aqui.
melhores vinhos tintos do Brasil
5 dos melhores vinhos tintos do Brasil

Colheita de Inverno Syrah

O vinho tinto Colheita de Inverno tem origem nas uvas Syrah, presentes na região da Serra da Mantiqueira. A técnica da dupla poda foi usada e permitiu que este vinho tenha adquirido uma maturação mais elevada, tendo em conta que a colheita foi realizada no outono-inverno, na Serra da Mantiqueira.

A viagem pelos sentidos é memorável. Nos olhos, é realçada a cor intensa do vermelho granada deste tinto. Os aromas apresentam uma mistura de frutas pretas maduras (entre elas, cassis, uvas passas, ameixas) com especiarias como a pimenta, apresentando ainda notas de couro e carnes defumadas.

Na boca, apresenta-se agradável, com boa estrutura e acidez. Um vinho que acompanha bem massas, queijos e carnes grelhadas.

  • Produtora: Casa Geraldo
  • Mais informações, aqui.
5 dos melhores vinhos tintos do Brasil

Speciale Syrah

A vinícola Casa Verrone não tem a história de outras casas da concorrência, mas tem conseguido destacar-se, pois este seu vinho, Speciale Syrah, tem conseguido bons resultados internacionais.

O Speciale Syrah é produzido no interior de São Paulo. O seu sabor apresenta-se aveludado com notas de frutas negras, menta e coco, além de notas de especiarias e caramelo.

Acompanha bem fondue, queijos maturados, carnes vermelhas (nomeadamente assadas) e massas.

  • Produtora: Casa Verrone
  • Mais informações, aqui.
5 dos melhores vinhos tintos do Brasil

Memória Teroldego

Um vinho que se distingue dos demais aqui presentes pelo recurso a uvas Teroldego, de origem italiana. Este Memória Teroldego é produzido na Serra do Sudeste e Campanha, no Rio Grande do Sul.

Aos olhos revela-se um vinho de um atraente rubi intenso. No nariz, apresenta aromas frutados, sobressaindo-se as frutas negras e maduras, com notas de chocolate, café e baunilha.

Na boca, a acidez revela-se rica. Um vinho equilibrado e agradável que acompanha na perfeição massas, pizzas, carnes vermelhas e risotos com queijo.

  • Produtora: Armando
  • Mais informações, aqui.
Márcio Magalhães
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.