Início Saúde 5 bebidas alternativas ao leite

5 bebidas alternativas ao leite

Bebidas úteis e saudáveis que são boas alternativas ao leite.

alternativas ao leite
5 bebidas alternativas ao leite

Conheça 5 bebidas úteis e saudáveis que são boas alternativas ao leite. O leite tem sido valorizado ao longo dos tempos como sendo um dos alimentos mais importantes para a nossa existência. Além de ser o primeiro alimento do ser humano (leite materno), ele também está presente ao longo do crescimento, nomeadamente através do leite de vaca.

O leite materno está na origem de diversos benefícios, contendo tudo o que é necessário nos primeiros meses de vida. O leite de vaca também possui diversos benefícios, tendo boa parte do que é necessário para o desenvolvimento. Contudo, o seu potencial alergénio e a existência de pessoas que sofrem de intolerância à lactose implica que se pense em alternativas ao leite.

Ora, há 5 bebidas vegetais que são boas alternativas ao leite que lhe vamos dar a conhecer. Ideais para quem sofre de intolerância à lactose, estas opções permitem uma vida mais saudável. Fique a conhecê-las.

5 bebidas alternativas ao leite

alternativas ao leite
5 bebidas alternativas ao leite

Bebida de Amêndoa

Esta é uma bebida que serve como alternativa ao leite e que advém dos frutos secos. No processo de produção desta bebida, são descascadas as amêndoas, sendo estas não só moídas, como torradas. Assim, forma-se uma pasta que recebe a companhia da água para que esta bebida de amêndoa fique perfeita.

O seu baixo teor de gordura saturada e proteína é uma das suas vantagens. Por ser de amêndoa, revela-se ainda uma excelente fonte de fibra e de gorduras polinsaturadas. É, assim, uma bebida bastante rica, possuindo vitamina E, um elevado teor em ácidos gordos insaturados e minerais (como cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, potássio e zinco). O seu sabor é adocicado, por isso é uma bebida bastante agradável.

alternativas ao leite
5 bebidas alternativas ao leite

Bebida de Arroz

Com as bebidas vegetais não há risco de alergia; elas possuem um teor de gordura baixo e contribuem também para uma digestão mais facilitada. No que ao arroz diz respeito, existem diferentes variedades, combinando muitas variáveis para obter diferentes riquezas (cálcio, vitaminas e outras). Entre as combinações possíveis estão: arroz-coco, arroz-quinoa-coco, arroz-coco-ananás.


Leia também: Leite de vaca: prós e contras para a saúde


Esta bebida de arroz é realmente uma excelente alternativa ao leite e revela-se um ótimo alimento, bastante rico e atrativo. O processo em que esta bebida é realizada implica recorrer aos grãos de arroz que, depois de cozidos, são triturados e misturados posteriormente com água. Esta bebida de arroz revela-se uma uma boa fonte energética; e é ainda rica em hidratos de carbono. Uma alternativa ao leite que contém também vitaminas e sais minerais.

alternativas ao leite
5 bebidas alternativas ao leite

Bebida de Aveia

A aveia é um alimento bastante rico e importante em algumas dietas. Esta bebida, pela forte presença da aveia (que é um cereal nutricionalmente muito rico, nomeadamente em fibra e em ß-glucanos), desempenha um papel importante no organismo, regulando, por exemplo, os níveis de colesterol no sangue.

Esta bebida, com poucas calorias (35 kcal/100 g), possui ainda vitaminas (E, B6, …), ácido fólico e magnésio. É também uma boa fonte de proteína, além de conter poucas gorduras saturadas, gorduras insaturadas e hidratos de carbono complexos.

alternativas ao leite
5 bebidas alternativas ao leite

Bebida de Millet

O millet é um cereal sem glúten, que tem no Norte de África a sua origem. A bebida deste alimento próximo do milho revela-se uma excelente alternativa ao leite pois, além de possui um teor de gordura baixo, é uma bebida saudável, pouco calórica (são 55 kcal/100 ml), que é rica em sabor, sem adição de açúcares.


Leia também: Chá de canela ajuda a emagrecer. Conheça 7 benefícios para a saúde


Esta bebida de Millet revela-se, assim, uma excelente fonte de fibra, além de conter vitaminas (tiamina e riboflavina) e minerais (ferro, magnésio e fósforo).

alternativas ao leite
5 bebidas alternativas ao leite

Bebida de Soja

No processo de realização desta bebida, os grãos de soja são demolhados, cozidos, moídos e filtrados. Esta bebida é realmente bastante completa, devendo ser escolhida uma opção biológica, enriquecida com cálcio. A bebida de soja é já uma alternativa mais comum, que recorre a uma leguminosa de origem asiática.

Ainda que sendo uma alternativa mais popular, importa dar a conhecer as suas qualidades e riqueza, pois é uma bebida com muitas proteínas vegetais e ácidos gordos essenciais. Esta é uma bebida que contém poucas calorias (35 kcal/100 ml). Além disso, não possui nem lactose, nem glúten.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.