Dieta saudável: 5 alimentos que facilitam a digestão. Já parou para pensar numa frase que é constantemente dita: “o seu corpo é o seu templo”? Há afirmações que se notabilizam e que são tantas vezes ouvidas e proferidas que acabam por não ter o impacto que deveriam ter. Um templo deve ser algo pelo qual se demonstra imenso respeito. Um espaço que deve ser amado, estimado. Será que tem tratado do seu corpo com o amor e a estima que ele merece?
Há diferentes formas de desrespeitar o corpo: o consumo de álcool, o uso de drogas (sejam elas pesadas ou leves), o consumo de tabaco, o excesso de medicação e produtos como o café, uma alimentação descuidada (sim, a alimentação pode gerar diferentes problemas).
Devemos procurar realizar uma alimentação cuidada. A digestão é um processo que é realizado no nosso corpo e que se revela importante. Quanto melhor decorre, melhor para nós e para a nossa saúde!

Dieta saudável: 5 alimentos que facilitam a digestão
Digestão
Há hábitos que prejudicam a digestão, nomeadamente: “saltar” refeições; não comer ou evitar frutas e vegetais; não beber água ou beber pouca; consumir hidratos de carbono em excesso; usar gordura na preparação dos alimentos; comer a refeição de forma demasiado rápida; fazer a ingestão de líquidos durante as refeições; estar num contexto de stress; consumir café, álcool ou fumar.
Leia também: Dieta saudável: os benefícios do manjericão, uma planta fantástica
Há, no entanto. alimentos que fazem o oposto; alimentos que facilitam a digestão.

Alimentos que facilitam a digestão
Há diversos cientistas especializados que estão concentrados em conhecer mais sobre o microambiente intestinal. As funções digestivas fazem deste um sistema complexo. Se elas forem mantidas nas melhores condições, há maiores probabilidades do resto do corpo funcionar corretamente.
Estes cientistas publicam estudos sobre esta temática, havendo alimentos que facilitam a digestão, contribuindo para o controlo do trânsito (e assimilação) de nutrientes, algo importante que permite que haja um adequado equilíbrio na população bacteriana natural do trato intestinal.
Há diversos benefícios em manter a flora intestinal saudável, nomeadamente o fortalecimento do sistema imunológico. Assim, também terá uma maior capacidade de reduzir a inflamação. Este fortalecimento também reduz os fatores de risco em contrair doenças cardíacas ou determinados cancros. Um sistema imunológico fortalecido também contribui para a redução significa do comprometimento cognitivo em potencial. Uma flora intestinal saudável leva também a uma redução da ansiedade, a um combate à depressão e a outros tipos de distúrbios emocionais.

Alho
O alho é um alimento com propriedades especiais que o tornam particularmente benéfico. Este prebiótico natural revela-se bastante rico em fibras alimentares não digeríveis e contém na sua composição propriedades que promovem o crescimento de microrganismos que se revelam benéficos para o intestino.
Pela sua riqueza nutritiva, o alho limita as fermentações intestinais que geram o inchaço e o mal-estar. Basta integrar um dente de alho na dieta diária para conseguir usufruir de todos os seus benefícios, além de ajudar na digestão.

Gengibre
O gengibre é outro produto fantástico, com uma história rica. Este alimento que tem vindo a ser usado há muito tempo por diversas civilizações (que lhe reconheciam elevadas qualidades curativas!…), é digestivo.
Leia também: Dieta saudável: Chá de canela e mel para emagrecer
O seu consumo contribui para uma redução do desconforto gastrointestinal. O gengibre também estimula o sistema imunológico e aumenta as defesas do corpo.

Iogurte
Apesar do iogurte ser um produto lácteo, ele contém menos 99% de lactose do que muitos outros produtos lácteos. Além disso, é bastante rico em microorganismos e revela-se extremamente benéfico, pois pode apoiar a saúde do trato intestinal.

Vinagre de maçã
Este alimento rico em enzimas naturais e micronutrientes também facilita a digestão, pois promove uma assimilação saudável. É um produto que se usa frequentemente para tempero, pois possui um aroma delicado e uma acidez agradável.

Óleo de coco
Um dos melhores óleos para melhorar a digestão é seguramente o óleo de coco. Ele é uma ótima fonte natural de triglicerídeos de cadeia média ou ácidos gordos, que ajudam de forma eficiente na absorção de vários micronutrientes.
Nota:
Se pretende fortalecer o seu sistema imunitário e melhorar a sua saúde, recorra a estes alimentos de forma moderada e diária. Integre-os na sua dieta e melhore a sua qualidade de vida com estes alimentos que facilitam a digestão.