4 vinhos tintos Touriga Nacional, a casta que enfeitiça
A Touriga Nacional é a rainha das castas nacionais e os seus vinhos possuem sempre algo especial. Conheça 4 vinhos tintos desta casta que enfeitiça.
A Touriga Nacional é a casta mais nobre de Portugal (de entre as tintas). Em Portugal, ela é a rainha, pois garante grande qualidade para a vinificação e está espalhada pelo país, nomeadamente em regiões como Douro, Alentejo e Dão. A sua fama permite ir conquistando outros espaços, nomeadamente produções na Europa e, também, nos EUA (nomeadamente Califórnia) e na Austrália.
Com a Touriga Nacional, consegue-se obter vinhos suscetíveis de longo envelhecimento, com bom teor alcoólico, dotados de aromas intensos. A capacidade de se harmonizar com outras castas é outra qualidade apelativa.
Tem como caraterísticas o cacho que, sendo pequeno, não deixa de ser alongado. Os bagos não são propriamente uniformes, apresentando-se pequenos e arredondados. A sua cor é negra-azul (sedutora e apelativa), enquanto a sua polpa é suculenta e rija, apresentando um sabor distinto.
Conheça, agora, quatro vinhos portugueses (tintos) que comprovam todo o valor da casta Touriga Nacional, a qual se tem imposto e bem como uma das castas preferidas de diversas regiões do nosso país.

ALLGO, 2016
Região: Dão
A presença da Touriga Nacional faz-se sentir neste belo vinho do Dão. O aroma caraterístico é enriquecido com um floral intenso, mas também com cereja fresca, madura e suculenta, baunilha e bergamota.
Este vinho da CM Wines revela-se uma boa opção para quem gosta do potencial da Touriga Nacional. Um vinho delicioso, aveludado, elegante e fresco.
Mais informações, aqui.

Monte Meão Vinha dos Novos, 2016.
Região: Douro
Um vinho encantador. A junção da Touriga Franca com a Touriga Nacional perfaz 90%, deixando os restantes 10% para as castas Tinta Roriz e Tinta Barroca. Um vinho muito apelativo na cor.
No nariz, revela-se complexo e de grande profundidade. Um equilíbrio de aromas sem sobreposição. Enquanto na boca se revela elegante, com variedade de sabores e um fim de boca bastante longo.
Mais informações, aqui.

Vallado, 2016
Região: Douro.
Vallado revela-se uma excelente opção para quem pretende um bom tinto, tendo na sua composição a diva das castas, Touriga Nacional. Este vinho (100% Touriga Nacional) tem um aroma concentrado, de onde emergem os frutos vermelhos bem maduros e violeta.
O sabor revela-se equilibrado, com concentração de fruta vermelha. O final de boca é fresco e saboroso. As uvas foram vinificadas na adega nova em cubas de 5 toneladas de aço inoxidável com temperatura controlada e remontagem programada.
Mais informações, aqui.

Vinha de São Lázaro, 2015
Região: Alentejo.
Provavelmente, haveria poucas possibilidades de acabar melhor este artigo. Um vinho alentejano com Touriga Nacional em exclusivo.
No nariz, revela-se um vinho muito aromático, com pendor floral, onde sobressai naturalmente a fruta bem madura. Na boca, este vinho assume-se volumoso e rico, com acidez e com suaves taninos. O fim de boca é longo e tostado.
Mais informações, aqui.
Comentários 1