Ponha em prática estas dicas para preparar um café delicioso e super saboroso. Confira estes 4 truques simples para um café excecional!
O café é uma das bebidas mais ingeridas em todo o mundo. O seu sabor, propriedades e benefícios fazem dele um produto muito apreciado por quase todas as pessoas, até porque contribui para melhorar a disposição e os níveis de energia.
Todavia, para conseguir um café saboroso e delicioso é necessário cumprir algumas regras de ouro e, para isso, seguir alguns truques e dicas essenciais. Basta colocar café a mais ou a menos; usar água a mais ou a menos; para arruinar uma bebida que tinha tudo para ser agradável e revigorante.
Se é, como nós, um fã incorrigível de café, então aprenda como fazê-lo corretamente, seguindo os próximos truques e dicas que lhe deixamos. Comece já a tomar nota!
4 truques simples para um café excecional

Escolher o grão adequado
Há muitos tipos de café disponíveis no mercado. Muitas vezes, somos levados a optar por soluções económicas, mas que são, na verdade, compostas por uma mistura de grãos, o que não garante um café tão bom, nem com um sabor tão rico.
Portanto, da próxima vez que for comprar café, demore um pouco mais de tempo nessa secção, de modo a avaliar melhor o conteúdo de cada embalagem, experimentando diversas variedades de café, até encontrar aquela que mais aprecia.
Se não é muito conhecedor e não quer arriscar muito, então opte pelos grãos de arábica que, geralmente, agradam a diferentes paladares. Fazer uma degustação de café pode ser uma maneira de ficar a saber mais sobre este produto, as suas diferenças e as suas preferências.
Leia também:
- 7 erros comuns ao preparar café
- Basta 1 chávena de café para alterar o organismo. Saiba o que acontece.
- Bebe café com regularidade? Entenda as vantagens e desvantagens
- O Vinagre de Maçã é um remédio santo? Saiba tudo!
- Como fazer o café perfeito de acordo com a ciência. Tome nota!

Não usar café moído
Usar o café já moído pode ser mais prático, mas vai comprometer a qualidade final do café. O grão inteiro do café possui a casca, a qual é capaz de proteger as propriedades naturais do café. Assim, se moer o café no momento exato de o consumir, poderá constatar que o sabor final é completamente distinto e melhor, além de tirar melhor partido das suas propriedades e benefícios.
Utilizar água filtrada
A água não filtrada, mesmo que boa para consumo, pode alterar substancialmente o sabor do café, estragando-o por completo. Pode parecer uma dica simples, mas pô-la em prática pode fazer toda a diferença e dar origem a um café verdadeiramente diferente e distinto.

Ter em conta a temperatura
É verdade que um café bem quentinho sabe muito bem, especialmente nos meses frios. Acontece que o grão do café possui propriedades que podem ficar comprometidas, se a bebida ultrapassar determinada temperatura.
O ideal é que o café seja mantido a uma temperatura constante de 75°C a 85°C. Assim, é imprescindível ter uma boa cafeteira ou um termómetro próprio para o efeito ou, então, não deixe a água entrar em ebulição, retirando quando ela começar a exibir as primeiras bolhas.
Agora que já sabe como fazer o café perfeito, sem falhas, nem erros, dizemos-lhe quais os principais benefícios desta super bebida, apreciada em todo o mundo e que, certamente, faz parte do seu dia a dia.

Benefícios de um consumo regular de café
– Diminui o risco de ter diabetes tipo 2 e outras doenças como demência, Alzheimer ou Parkinson;
– Melhora o estado de espírito;
– Combate a depressão;
– Melhora a performance física e aumenta os níveis de energia;
– Contribui para a eliminação da gordura;
– Melhora o funcionamento do fígado;
– Contém nutrientes essenciais ao organismo, nomeadamente antioxidantes;
– Previne o envelhecimento precoce.
Claro que para usufruir de todos estes benefícios, convém respeitar a dose diária recomendada de cafeína.
Dose diária recomendada
De acordo com os especialistas, não deve consumir mais do que 2 a 3 cafés normais por dia, isto se não tiver nenhum problema de saúde. Além disso, deve ter em consideração que há outros produtos com cafeína que, caso consuma, devem fazê-lo reduzir no número de cafés bebidos. Referimo-nos a refrigerantes, medicamentos, entre outros.

NCultura
Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Comentários 2