Início Saúde Cuidado! 3 coisas a evitar quando toma vinagre de maçã

Cuidado! 3 coisas a evitar quando toma vinagre de maçã

Um produto de excelência que deve ter sempre em casa, mas com o qual também tem de ter cuidado!... Descubra 3 coisas a evitar quando toma vinagre de maçã.

toma vinagre de maçã
Cuidado! 3 coisas a evitar quando toma vinagre de maçã

Um produto de excelência que deve ter sempre em casa, mas com o qual também tem de ter cuidado!… Descubra 3 coisas a evitar quando toma vinagre de maçã. O vinagre de maçã é também conhecido como vinagre de sidra. São, portanto, o mesmo tipo de vinagre. Existem diferentes tipos de vinagre (de vinho, de arroz, balsâmico, e de outras frutas), mas o de maçã revela-se ainda mais precioso. Tal como os outros, é um produto que se revela extremamente valioso para a culinária, servindo, por exemplo, para temperar saladas, carne, peixe.

Além desse uso na cozinha, o vinagre de maçã tem muitos outros usos, pois permite, por exemplo, ser um precioso aliado na estética. O uso ou consumo de vinagre de maçã pode tornar o cabelo mais saudável (pode conferir no NCultura o artigo que aprofunda essa vertente do produto), pode ajudar a eliminar o mau hálito (bastando bochechar um pouco de água com um pouco vinagre de maçã), pode hidratar a pele (e até combater a comichão), entre outras funções. Também pode ser um bom produto para utilizar no seu lar, pois presta uma ajuda valiosa na limpeza da casa (confira isso mesmo neste artigo do NCultura).

Mas é na alimentação e nos benefícios que gera para a nossa saúde que o valor do vinagre de maçã é mais enaltecido. O vinagre de maçã é um produto de excelência que devemos ter sempre em casa, mas também devemos ter alguns cuidados, quando o ingerimos…


Leia também: O que acontece se usar vinagre de maçã no banho?


toma vinagre de maçã
3 coisas a evitar quando toma vinagre de maçã

3 coisas a evitar quando toma vinagre de maçã

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã contém nutrientes que se revelam preciosos para a saúde. Além de apresentar boas quantidades de ácido acético, o vinagre de maçã contém ainda boas quantidades de quercetina, que se revela importante pois promove uma valiosa ação antioxidante, melhorando a imunidade.

O vinagre de maçã tem ainda na sua composição traços de fibras, nomeadamente a pectina, que proporciona uma sensação de saciedade, além de melhorar a absorção de gorduras e de melhorar o trânsito intestinal.

O vinagre de maçã também possui betacaroteno, que permite, por exemplo, evitar problemas de visão e proteger a pele. O potássio, que se revela valioso para o funcionamento celular, também se encontra no vinagre de maçã.

toma vinagre de maçã
3 coisas a evitar quando toma vinagre de maçã

Cuidados a ter

O vinagre de sidra pode realmente gerar diversos benefícios para a nossa saúde. Contudo, podemos consumir o vinagre de maçã de forma adequada e obter os seus diversos benefícios ou podemos fazê-lo de forma inadequada e cometer erros que podem revelar-se negativos para nós.

O vinagre de maçã contém propriedades específicas que fazem com que os alimentos sejam absorvidos pelo organismo com maior eficácia. Isto pode revelar-se extremamente benéfico para a nossa saúde, mas tal só ocorre se o consumo for realizado corretamente, caso ingira o vinagre de maçã de forma incorreta o efeito gerado pode mesmo ser contrário ao desejado. Saiba que há coisas que nunca deve fazer quando toma vinagre de sidra!

toma vinagre de maçã
3 coisas a evitar quando toma vinagre de maçã

Evite estas 3 coisas

Respirar, enquanto bebe o vinagre de maçã

O vinagre de sidra tem um cheiro forte e pode causar uma reação desagradável quer no nariz, quer nos olhos. Por isso, convém mesmo não sentir o seu cheiro, pelo menos enquanto bebe o vinagre de maçã.


Leia também: Aprenda a fazer vinagre de maçã em casa


toma vinagre de maçã
3 coisas a evitar quando toma vinagre de maçã

Beber em diversos goles

Como todos sabemos, o vinagre de sidra é uma substância extremamente ácida. Parte das suas vantagens devem-se a esse facto. Por isso, beber vários goles de vinagre de maçã, mesmo quando o produto é diluído, pode revelar-se negativo, pois a acidez pode danificar o esmalte dos dentes.

Para prevenir este dano, deve optar por consumir o vinagre de maçã através de uma palhinha.

toma vinagre de maçã
3 coisas a evitar quando toma vinagre de maçã

Beber vinagre de maçã, logo após comer

Se é daquelas pessoas que tem o hábito de beber vinagre de sidra após a conclusão da sua refeição, saiba que essa rotina é prejudicial para a sua saúde, pois parte dos bons efeitos do consumo deste vinagre são mais notórios quando ele é consumido com o estômago vazio. Assim, ele pode trazer mais benefícios à sua saúde.

toma vinagre de maçã
3 coisas a evitar quando toma vinagre de maçã

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.