23 Moinhos de Portugal para uma experiência inesquecível
Se algum dia sonhou em dormir num moinho em pleno contacto com a natureza, não perca estas sugestões: 23 Moinhos de Portugal, uma experiência inesquecível.
Sejam de vento ou de água, redondos, tradicionais, ou com design totalmente moderno, os moinhos são um local perfeito para dormir em comunhão com a natureza. De forma a celebrar o Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala a 7 de abril, temos 23 sugestões de moinhos para visitar e ficar.
Os “gigantes de braços enormes” de que Dom Quixote falava no romance de Cervantes podem ser apreciados um pouco por todo o país. O melhor é que alguns desses moinhos foram transformados em alojamentos, mantendo todo o charme e ligação à natureza que os caracteriza.
Anos atrás, estas estruturas eram essenciais à sobrevivência das populações, pois era aqui que transformavam cereais em farinha. Hoje, os moinhos continuam a preservar uma aura especial, e são um verdadeiro regresso ao passado.
Percorra a galeria e descubra moinhos onde pode passar a noite numa experiência inesquecível.
Moinho Museu da Pedra

O Museu da Pedra situa-se em Santa Cruz da Graciosa, nos Açores. O eirado – ou como muitas vezes lhe chamam “a base do moinho” – foi projetado de forma a manter as tradicionais características arquitetónicas intactas e ao mesmo tempo estruturar os vários apartamentos e o próprio moinho. O moinho está virado a nascente, aproveitando, assim, a vista fantástica sobre o ilhéu da Praia.
Moinhos do Paneiro

Moinhos do Paneiro é uma propriedade com vistas deslumbrantes sobre a planície alentejana. Fica a 10 minutos de carro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e tem jardim e piscina exterior. Inclui 2 moinhos de vento centenários e 6 casas. Os Moinhos do Paneiro estão localizados na Rota Vicentina, na única paragem entre Santiago do Cacém e Cercal.
Quinta dos Moinhos Velhos

A Quinta dos Moinhos Velhos está situada na região turismo Dão-Lafões, na margem esquerda do rio Dão, em Nelas. Aqui foram reconstruídos para habitação os moinhos existentes, respeitando a arquitetura das construções em granito da região. A quinta dispõe de um grande espólio de alfaias agrícolas para poderem ser apreciadas.
Quinta dos Moinhos de São Filipe

Fica a 2,5 km do centro de Setúbal e a menos de dez minutos da praia. Os dois moinhos foram totalmente recuperados com materiais a acabamentos de qualidade superior, e oferecem vistas deslumbrantes para o Rio Sado e para o Oceano Atlântico. Dispõe de uma piscina panorâmica e um parque infantil.
Moinho da Camila

O Moinho fica longe o suficiente de Sintra e de Lisboa para ser tranquilo, mas perto o suficiente se pretenderem lá ir. É uma casa de férias que permite privacidade, conforto, tranquilidade, uma paisagem fantástica e, acima de tudo, uma experiência única.
Moinhos da Tia Antoninha

Três moinho e casas de apoio restauradas deram origem a sete locais de alojamento, em Moimenta da Beira. O local é autossustentável pois usa energia produzida na própria propriedade por sistema híbrido solar e hídrico. A piscina é natural e ecológica, uma vez que é alimentada pelas águas da nascente do ribeiro e filtrada pelo uso de plantas aquáticas.
Moinhos da Pena

O moinho de vento remodelado e adaptado para alojamento. Situado entre Torres Novas e Ourém, junto às pegadas dos Dinossauros na Serra de Aire, faz parte de um aglomerado de doze moinhos de vento e constitui um ótimo local para relaxar e estar em contacto com a Natureza.
Moinhos da Corga

Os Moinhos da Corga estão localizados em Parafita, a 10Km de Montalegre, na região do Barroso, Trás-os-Montes. Foram construídos numa encosta, sobre um vale onde há uma linha de água com quatro moinhos. As casas, com design prático e moderno, estão integradas num terreno privado de 5 hectares, com uma vista privilegiada para a barragem dos Pisões.
(cont.)