Início Saúde 23 benefícios do mel e as suas contraindicações

23 benefícios do mel e as suas contraindicações

Entre os diversos produtos que devemos ter, está o mel. Perceba as razões para ter sempre mel à mão: 23 benefícios do mel e as suas contraindicações.

23 benefícios do mel
23 benefícios do mel e as suas contraindicações

Entre os diversos produtos que devemos ter sempre em casa, está o mel. Perceba as razões para ter sempre mel à mão: 23 benefícios do mel e as suas contraindicações. Existem produtos comuns, que usamos regularmente e que escondem propriedades extremamente benéficas. A ciência é uma fonte importante para que se consiga ter uma ideia mais correta sobre os produtos que temos à nossa disposição.

Existem diversos estudos científicos que promovem um cabal esclarecimento das propriedades de determinados produtos e dos efeitos que eles geram, se forem consumidos regularmente. Um dos produtos frequentemente estudado é o mel pois, sendo um produto doce, como o açúcar, é um alimento rico nutricionalmente (ao contrário do adoçante para o café que usamos frequentemente).

23 benefícios do mel
23 benefícios do mel e as suas contraindicações

23 benefícios do mel e as suas contraindicações

O mel

Este produto revela como as abelhas podem ser muito importantes. Fazem com que se perdoe aquela picada dolorosa que surgiu quando éramos crianças e brincávamos sem restrições, em plena Natureza.

Leia também:

O mel é um produto bastante apreciado em todo o mundo, sendo usado há bastante tempo pelos seus fins medicinais, pois não é só a avó ou a mãe que recomenda uma colher de mel quando estamos doentes, com gripe, com tosse ou com garganta inflamada…

É que o mel combinado é visto como um remédio caseiro de excelência, sendo usado por diferentes povos pelos seus fins medicinais. Ele pode ajudar no combate a fungos e a bactérias, entre muitos outros problemas.

23 benefícios do mel
23 benefícios do mel e as suas contraindicações

Propriedades

Sendo elaborado a partir do néctar das plantas, este alimento fantástico contém diversas propriedades medicinais, nutricionais e até cosméticas. As informações nutricionais revelam como este alimento pode ser precioso.

Na composição do mel, podemos encontrar minerais que se revelam fundamentais para o nosso organismo. O mel é assim um alimento de elevada riqueza, sendo uma boa fonte de vitaminas, carotenóides, antocianinas e flavonas. Ele gera ações que promovem a nossa saúde. Ele gera ações antimicrobianas, probióticas, antioxidantes e energéticas.

É importante ter noção de que o clima, as condições do solo e as espécies de abelha podem interferir na qualidade do produto, fazendo variar as suas propriedades. Mas é sempre um alimento que se deve incluir na rotina alimentar.

Tabela nutricional do mel (100 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor energético 309.2kcal=1299 0,15
Carboidratos 84,0g 0,28
Cálcio 10,2mg 0,01
Vitamina C 0,7mg 0,02
Manganês 0,4mg 0,17
Magnésio 5,5mg 0,02
Fósforo 3,9mg 0,01
Ferro 0,3mg 0,02
Potássio 99,3mg
Zinco 0,2mg 0,03
Tiamina B1 0,1mg 0,07
Sódio 6,0mg 0

* % Valores diários com base numa dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Os seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo das suas necessidades.

23 benefícios do mel
23 benefícios do mel e as suas contraindicações

Os benefícios

– É probiótico

– Altera e melhora a flora intestinal

– Estimula o desenvolvimento de bactérias boas para o intestino

– Alivia as dores estomacais

– Gera uma ação anti-inflamatória

– Ajuda no tratamento de doenças e desconfortos no estômago

– Gera uma ação antibacteriana

– Combate bactérias e protege de doenças como a inflamação da garganta

– Previne a osteoporose, pela riqueza em cálcio

– É rico nutricionalmente (Vitamina C, Ferro, Cálcio)

– É rico em minerais (selénio, manganês, zinco), que ajudam em funções essenciais ao organismo

– Ajuda na renovação celular

– Reduz o risco de anemia

– Ajuda a emagrecer, auxilia na desinflamação celular e ajuda a ter uma alimentação equilibrada

23 benefícios do mel
23 benefícios do mel e as suas contraindicações

– É energizante, contribuindo para uma atividade física mais ativa

– Combate doenças dos olhos

– Ajuda no tratamento de doenças como a catarata e a inflamação das córneas

– Combate as doenças da boca

– Combate bactérias que causam doenças da garganta e boca, como a faringite e a cárie

– Ajuda no tratamento da candidíase, pela sua ação antifúngica

– Ajuda no tratamento pós-cirúrgico, pela atividade antimicrobiana

– Auxilia no tratamento de feridas pós-cirúrgicas

– Melhora a imunidade, pois tem a ação de antibiótico e antisséptico natural.

Recomendações

Uma pessoa que faça uma alimentação equilibrada pode e deve ingerir diariamente 1 colher de sopa (15 g) de mel. Este produto deve substituir o açúcar, enquanto adoçante, pois o mel contém menor valor calórico, sendo um alimento nutricionalmente rico, ao contrário do açúcar.

23 benefícios do mel
23 benefícios do mel e as suas contraindicações

Contraindicações

O mel gera benefícios, mas só se for consumido de forma moderada. É um produto calórico que, se for consumido excessivamente, torna-se prejudicial à saúde. O seu consumo exagerado promove diversos riscos, tornando provável o surgimento de diversos problemas de saúde.

Assim, quando o mel é consumido exageradamente, poderão ocorrer problemas como o aumento da glicemia. O excesso de açúcar no sangue é sinónimo de aumento de peso, além de prejudicar a longo prazo as funções pancreáticas. O mel pode ainda gerar disfunção na flora intestinal, a quem sofre de problemas intestinais. O mel, devido à sua alta concentração de açúcares, pode ocasionar diarreia.

O mel pode ainda originar o botulismo, em crianças menores de 1 ano. É uma doença provocada por bactérias encontradas frequentemente nos recipientes onde o mel é armazenado. As complicações dessa patologia podem ser graves, podendo mesmo levar à morte.

23 benefícios do mel
23 benefícios do mel e as suas contraindicações

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.