Desde sempre que os portugueses fizeram sucesso além-fronteiras e foram responsáveis por feitos importantes. Estas são personalidades que brilharam dentro e fora de portas. Conheça os feitos de alguns dos portugueses de sucesso no mundo.
Política, desporto, música, artes… são diversas as áreas em que os portugueses se distinguem e se distinguiram ao longo do tempo. De um modo geral, as suas histórias são um exemplo de resiliência, persistência e empenho.
Muitos deles vieram de origens humildes, mas conseguiram fintar os obstáculos da vida e alcançar os seus objetivos. São assim uma inspiração para que sigamos os nossos sonhos e para que percebamos que as fronteiras não são um limite, mas apenas uma barreira transponível. Fique a conhecer a biografia de 20 dos portugueses que fazem sucesso no mundo.
20 portugueses de sucesso no mundo que honram Portugal

1. Cristiano Ronaldo, futebolista
Cristiano Ronaldo ou CR7 é, sem dúvida, um dos portugueses mais conhecido do momento e pelos melhores motivos. É uma figura mediática, dentro ou fora dos campos.
É um dos desportistas mais bem pagos do mundo. Atualmente, joga na Juventus, com um contrato de 4 anos, que se traduz em cerca de 120 milhões de euros em salário.
Não se cansa de bater recordes e há quem defenda que é o primeiro a chegar aos treinos e o último a sair.

2. José Mourinho, treinador
Ainda no campo do desporto, Portugal tem o seu “special one”, José Mourinho. Foi o tradutor de Sir Bobby Robson em Alvalade e nas Antas. Seguiu com ele para a Catalunha, para Barcelona, onde foi o seu treinador-adjunto.
Depois, assumiu o papel de treinador principal no Benfica, seguindo depois para Leiria, até que foi para o FC Porto, onde ganhou tudo o que havia para ganhar.
A seguir foi para o Chelsea de Roman Abramovich. Passou por Itália e Espanha. Estando atualmente no A.S. Roma.
O seu estilo inconfundível faz dele um dos treinadores mais míticos da atualidade.

3. Jorge Mendes, agente de futebol
Sem deixar o universo do desporto, particularmente do futebol, aos 30 anos Jorge Mendes deixou de ser futebolista para se dedicar, primeiro a um clube de vídeo e a uma discoteca em Caminha e, depois, ao agenciamento de jogadores.
O guarda-redes Nuno Espírito Santo foi a primeira transferência conduzida por Mendes, que o vendeu ao Deportivo da Corunha. Foi nessa altura que o super agente cria a Gestifute, tornando-se agente de futebolistas, representando atualmente personalidades como Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Sérgio Conceição, João Félix e Francisco Conceição.
É caso para dizer que milhões rimam com Jorge Mendes.

4. António Damásio, professor de Neurociência
No campo da pesquisa em ciência, surge o nome de António Damásio. Nascido em Lisboa, este doutorado em Medicina tem dividido a sua casa entre Portugal e os Estados Unidos da América.
Em 1995, foi nomeado Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Entre 1996 e 2005, trabalhou no hospital da Universidade do Iowa. Já recebeu o Prémio Pessoa e o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica.

5. Sara Sampaio, modelo
A fama internacional desta modelo portuguesa não deixa ninguém indiferente. Em 2015, tornou-se um dos “anjos” da popular marca de lingerie feminina, Victoria’s Secret.
É natural de Leça da Palmeira, mas cedo foi viver para Paris e para os Estados Unidos da América.
Enquanto modelo, já foi capa da Vogue, Elle, Marie Claire e Sports Illustrated e já desfilou nas semanas de moda de Nova Iorque, Paris, Milão e Londres. Além dos contratos publicitários milionários, tem milhões de seguidores nas suas redes sociais.

6. António Horta Osório, banqueiro
Sim, na área da banca também temos portugueses ilustres. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, em 1987, Horta Osório entrou no Citibank.
Passados 4 anos, foi recrutado pela Goldman Sachs, mudando-se para Nova Iorque e Londres. Dois anos depois, passou a fazer parte do Grupo Santander, onde criou o Banco Santander de Negócios Portugal.
Há 21 anos foi nomeado presidente do Lloyds Bank, sendo um dos banqueiros mais bem pago de Inglaterra. Em 2017, os seus rendimentos chegavam às 6.442 milhões de libras. Atualmente, é chairman da farmacêutica Bial e do banco Credit Suisse.

7. António Guterres, político
Desde 1973, que Guterres é membro do Partido Socialista. Foi chefe de gabinete do Secretário de Estado da Indústria dos primeiros Governos Provisórios. Em 1976, foi deputado e, em 1992, foi eleito secretário-geral do partido.
Ganhou as eleições legislativas de 1995 e de 1999. Entre 2005 e 2015, ocupou o cargo de Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados. É, desde 2017, Secretário-geral das Nações Unidas.

8. Paula Rêgo, pintora
Uma das maiores artistas portuguesas de sempre, Paula Rêgo nasceu em Lisboa, em 1935. Nos anos 50, foi estudar para a Slade School of Fine Art, em Londres, onde passou a viver. Em 2014, recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.
Os seus quadros são vendidos por milhões, como o quadro “The Cadet and his Sister”, que foi arrematado num leilão da Sotheby’s, em 2015, por mais de 1,6 milhões de euros.

9. Pedro Gadanho, arquiteto
Nascido na Covilhã, Pedro Gadanho é doutorado em arquitetura e mass media pela Universidade do Porto, onde lecionou na Faculdade de Arquitectura. Foi curador de várias exposições de arquitetura na Europa, tendo sido responsável pela representação portuguesa na Bienal de Veneza, em 2004.
Foi curador de Arquitectura Contemporânea no Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque, um dos museus mais importantes e mais visitados de todo o mundo e, posteriormente, diretor do MAAT
Além disso, foi professor convidado em várias instituições europeias, como a BIArch – Barcelona Institute of Architecture e a Ecole Spéciale d’Arquitecture (ESA).
Foi também cofundador e diretor do Centre for Contemporary Urban Culture (CUC) e fez parte do conselho estratégico do pavilhão britânico da Bienal de Veneza de 2010 e da DAC/REALDANIA Urban Futures Think Thank em 2011, em Copenhaga.

10. Felipe Oliveira Baptista, criador de moda
Felipe Oliveira Baptista nasceu em 1975, nos Açores, vivendo ha muitos anos em França. Estudou design de moda na Kingston University, em Londres, tendo colaborado com várias marcas internacionais, como Max Mara, Christophe Lemaire e Cerruti.
É criador com marca própria desde 2013. Em 2010, foi nomeado para a direção artística da famosa marca de moda, Lacoste, tendo deixado em junho deste ano a direção criativa da Kenzo.

11. Carlos Tavares, CEO do gigante automóvel Stellantis
Carlos Tavares nasceu em Lisboa e estudou no Liceu Francês. Com apenas 17 anos, foi viver para França, onde se forma em engenharia mecânica na École Centrale parisiense.
Trabalha na Renault como engenheiro de testes e, em 2005, foi nomeado vice-presidente executivo da Nissan. Quatro anos depois, fica responsável pela Nissan América do Norte, conseguindo que a empresa tivesse um lucro de 2.200 milhões de dólares.
Foi vice-presidente da renault e CEO da PSA, detentora da Peugeot e da Citroën. Atualmente, é CEO do novo gigante automóvel Stellantis (o quarto maior a nível mundial), que resulta da fusão dos grupos PSA (Peugeot-Citroën e FCA).

12. António Simões, presidente executivo (CEO) do Santander Espanha
António Simões licenciou-se em Economia na Universidade Nova de Lisboa. Em 2009, o World Economic Forum considerou-o “Young Global Leader”.
Trabalhou na banca em Londres, mais concretamente na Goldman Sachs. Depois, passou pela Mckinsey & Company, onde esteve mais de 10 anos.
Em 2007, fez parte do HSBC como Head of Strategy. Em 2012, foi nomeado Head of Retail Banking and Wealth Management a nível europeu. Atualmente, é presidente executivo (CEO) do Santander Espanha.

13. Álvaro Siza Vieira, arquiteto
Siza Vieira é um dos arquitetos portugueses mais premiados, com fama internacional. Venceu o Prémio Pritzker e pode até considerar-se que o seu talento artístico foi reconhecido mais rapidamente no estrangeiro do que no nosso país.

14. Souto de Moura, arquiteto
Discípulo de Siza Vieira, Souto de Moura é outro arquiteto conhecido “lá fora”. Recebeu o Prémio Pritzker e o Leão de Ouro na Bienal de Veneza em 2018.
À semelhança de Siza Vieira, o seu trabalho parece ter obtido mais reconhecimento no estrangeiro do que no nosso país, tendo várias obras no estrangeiro, onde também participa em vários seminários e conferências.

15. Rosa Mota, atleta
Nasceu no Porto em 1958 e distinguiu-se no atletismo, como uma das melhores maratonistas do século XX. Ficará para sempre conhecida pela medalha de ouro que conquistou nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Detém ainda o feito de ter sido a única mulher a ser, simultaneamente, campeã europeia, mundial e olímpica.

16. Mariza, fadista
Nascida em 1973 em Moçambique, a fama de Mariza ultrapassou em muito as fronteiras nacionais, sendo considerada por muitos a melhor sucessora de Amália Rodrigues.
Já atuou em palcos estrangeiros icónicos como o Carnegie Hall, em Nova Iorque, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o Lobero Theater, em Santa Bárbara, a Salle Pleyel, em Paris, a Ópera de Sydney ou o Royal Albert Hall.
O jornal britânico The Guardian apelidou-a de «diva da música do mundo». Já vendeu mais de um milhão de discos em todo o mundo.

17. António Lobo Antunes, escritor
Apesar de se ter licenciado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, António Lobo Antunes tem-se destacado principalmente como escritor. Ganhou diversos prémios nacionais e internacionais, tendo estado este ano nomeado para o prestigiante Prémio Literário Internacional de Dublin. Há quem defenda que é um forte candidato a vencer um Prémio Nobel da Literatura.

18. José Cid, músico
Polémico, mas com um talento inquestionável, José Cid é cantor, compositor, músico instrumentista e produtor musical. É considerado um dos artistas mais reconhecidos no país, mas também além-fronteiras.
Em 2019, recebeu um Grammy latino de Excelência Musical, atribuído pela Academia Latina, o qual lhe foi entregue numa cerimónia que decorreu no Waldorf Astoria Las Vegas.

19. Maria de Medeiros, atriz
Maria de Medeiros é uma atriz e cineasta com fama internacional. Tem participado em diversas produções estrangeiras, sendo agraciada com os mais variados prémios e condecorações além-fronteiras, como é o caso da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e da Ordem das Letras e das Artes de França.

20. Fátima Lopes, estilista
Fátima Lopes é madeirense, mas é muito conhecida para além da ilha.
Em 1994, começou a participar em feiras de moda comerciais em Paris e em 1996, abriu a sua primeira loja internacional, na cidade parisiense.
Em 1999, apresenta o seu primeiro desfile de moda em Paris, sendo o primeiro estilista português a participar na Paris Fashion Week. Em 2000, bateu o recorde do Guinness por desfilar em Paris vestindo o biquíni mais caro feito em ouro e diamantes, o qual estava avaliado em 1 milhão de dólares.
Leia também:
- Descubra como eram os famosos de Hollywood aos 20 anos
- Agostinho da Silva e 10 das melhores frases do ilustre filósofo
- Portuenses célebres: talentos nascidos no Porto
NCultura
Se leu “20 portugueses de sucesso no mundo que honram Portugal” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário com a sua opinião ou sugestão para mais artigos deste género!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Pessoas no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das Curiosidades e Histórias, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar!