Início Cultura Língua Portuguesa: 20 insultos pouco conhecidos e inconvenientes

Língua Portuguesa: 20 insultos pouco conhecidos e inconvenientes

Sabemos que o calão e os insultos fazem parte da língua portuguesa. Mas podem gerar grandes confusões: confira 20 insultos pouco conhecidos e inconvenientes.

insultos
Língua Portuguesa: 20 insultos pouco conhecidos e inconvenientes

Sabemos que o calão e os insultos fazem parte da língua portuguesa. Porém, ambos podem gerar grandes confusões, não é? Confira 20 insultos pouco conhecidos e inconvenientes. A língua portuguesa é bastante rica e complexa. O calão faz parte da sua riqueza, existindo diversos termos de calão que muitos desconhecem, tal como existem vários tipos de insultos que muitos ignoram. Reunimos uma lista que comprova a riqueza da nossa língua nessa área. Assim, poderá relembrar ou descobrir 20 insultos pouco conhecidos.

Sabemos que no nosso quotidiano podem surgir momentos mais intensos e acalorados, mas não recomendamos que recorra às informações que irá recolher neste artigo, pois esta informação é mais para ser usada numa conversa animada de café, do que para contribuir para a boa disposição!

20 insultos pouco conhecidos e inconvenientes

Breve reflexão

O insulto revela-se uma forma de violência verbal, a que uma pessoa por vezes recorre. Muitas vezes até e com mais frequência do que o desejável…. É algo que se solta e sai disparado da nossa boca, quando estamos retidos no trânsito ou quando estamos a ver futebol e as emoções levam-nos de vencida e, assim, libertamos uma enxurrada de insultos.

Soltamos impropérios ditos sem pensar. São vociferados com o intuito de retirar pressão de nós ou para magoar, para humilhar, para achincalhar o destinatário. É bom recordar que estamos a insultar alguém quando dizemos algo ofensivo, grosseiro ou indecente. Portanto, haverá consequências.

Leia também:

O insulto

O significado desta palavra é: a etimologia do termo insulto revela muito do que a palavra representa hoje. A origem é similar ao da palavra assalto.

Em latim, insultare tem como significado, saltar para cima, literalmente. Assim, insultar é injusto e pode ser potencialmente perigoso, pois fere a dignidade de alguém e assalta ou lesa a sua honra.

Entre os sinónimos destes termos estão palavras como: ofensa, injúria, agravo, xingamento, ultraje ou afronta.

Abécula

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa que é ou que se revela um idiota, um azelha, um palerma. Indivíduo lento ou pouco inteligente; pessoa desajeitada ou que se desorienta facilmente.

Abentesma

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa pouco inteligente, incompetente. Indivíduo que é um cretino, imbecil, burro, badameco, besta.

Achavascado

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa mal-educada, bruta. Indivíduo rude, ignorante.

Alimária

O significado desta palavra é:

Termo que identifica animal irracional, pessoa estúpida.

Andrajoso

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa mal arranjada; indivíduo esfarrapado.

Barregã

O significado desta palavra é:

Termo que é usado para insultar alguém do sexo feminino de forma violenta, dizendo que é pessoa que vive de expedientes, que não tem objetivos, que vive da prostituição.

Biltre

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa que se comporta de maneira vil; indivíduo que gosta de praticar canalhices. Aquele indivíduo é um patife, um canalha.

Cuarra

O significado desta palavra é:

Termo que é usado para insultar de forma violenta alguém do sexo feminino que vive de expedientes; pessoa que não tem objetivos, pessoa que vive da prostituição.

Estólido

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa desprovida de inteligência e/ou de discernimento. Indivíduo estúpido, parvo, tolo. Indivíduo que mostra falta de bom senso ou de sensatez.

Estroso

O significado desta palavra é:

Indivíduo parvo, idiota.

Estultilóquio

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa que faz tolices, disparates. Indivíduo com discurso néscio. Razão de tolo.

Nefelibata

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa que “vive ou anda nas nuvens”. Indivíduo que é muito distraído. Indivíduo aluado; sonhador que foge frequentemente da realidade. Escritor excêntrico que não cumpre regras literárias.

Néscio

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa ignorante, inepto, estúpido. Indivíduo que não sabe ou não é muito inteligente. Indivíduo que não é sensato ou prudente; irresponsável.

Pechenga

O significado desta palavra é:

Termo usado para insultar de forma violenta alguém do sexo feminino que vive de expedientes; pessoa que não tem objetivos, pessoa que vive da prostituição.

Sevandija

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa sem escrúpulos que explora outra financeiramente. Indivíduo que vive à custa alheia. Indivíduo de baixos valores morais, desprezível, ignóbil. Indivíduo que humilha sem ressentimentos. Repugnante e parasita. Nome comum de todos os vermes imundos ou insetos parasitas.

Somítico

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa que é muito apegada ao dinheiro e não gosta de o gastar; quando dá ou partilha, fá-lo com pouca generosidade. Indivíduo sovina, avarento, forreta.

Tatibitate

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa que tem dificuldade em falar ou pronunciar bem as palavras. Indivíduo que gagueja. Um gago, um palerma, um parvo. Indivíduo que tem pouca inteligência.

Xexé ou cheché

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa mentalmente senil ou gagá. Indivíduo ou coisa considerada ridícula.

Xexelento

O significado desta palavra é:

Termo que identifica pessoa ou coisa que tem pouco valor; não tem qualidade. Indivíduo que não tem beleza ou que possui aspeto desagradável. Indivíduo ou coisa feia. Algo ou alguém que tem o hábito de implicar ou incomodar.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.