_
Multidões não ajudam

Se for ferido num sítio público, não fique à espera que alguém se prontifique a ajudá-lo. O mais provável é que ninguém tome a iniciativa. Se conseguir, peça a uma das pessoas para o ajudar. Quando há uma multidão a assistir, o socorro normalmente falha, porque toda a gente pensa que o outro vai agir.
À falta de melhor, super cola serve

Super cola pode fechar temporariamente uma ferida numa situação de emergência. É possível que irrite a pele, mas o principal componente químico desta cola, o cianoacrilato, acaba com o sangramento quase instantaneamente.
As várias utilidades de um preservativo

Os preservativos, por causa da sua grande elasticidade, podem ser usados para armazenar água, ou para resguardar objetos da água, como fósforos ou telemóveis, que podem ser essenciais em situações de emergência.
Anéis cinzentos à volta da íris

Os olhos dizem muita coisa, incluindo sobre a nossa saúde. Se aparecerem círculos cinzentos na íris, pode estar com níveis elevados de colesterol no sangue, sobretudo se for de meia idade.
É o fumo, e não as chamas, que mata
A maior parte das mortes por incêndio em habitações ocorrem por inalação de fumos e não por queimaduras. Por isso, mantenha-se junto ao chão e tente inalar o menos fumo possível.
Um riacho leva quase sempre a um rio
Se se perder numa caminhada, siga o curso de um ribeiro, que quase de certeza o levará a um rio, ou ande ao longo de uma vedação, pois muito provavelmente o conduzirá a uma estrada ou a um edifício.
Saber onde é a saída
Sem entrar em paranóias, crie o hábito de identificar saídas de emergência para evitar o chamado “preconceito da normalidade”.
Quando ocorrem catástrofes naturais, a tendência humana é pensar que vai correr tudo bem, mesmo quando se corre perigo. Identificar saídas de emergência em locais públicos, ajuda a preparar a mente para agir prontamente em situações de emergência.
Aspirina para evitar coágulos
Mastigar aspirina enquanto está a ter um ataque de coração – se conseguir – ajuda a adiar a formação de coágulos de sangue no organismo.
Uma lanterna pode ser uma arma
Uma lanterna com luz forte pode ser uma boa arma contra um atacante, quando apontada aos olhos, sobretudo à noite.
Descolar e aterrar em estado de alerta
Estar alerta até três minutos depois de uma descolagem de avião e oito minutos antes da aterragem pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Os dados demonstram que 80% dos acidentes de avião acontecem nesse período.
_
Não seria mais usual em português de Portugal, dizer-se: ” 20 factos que lhe podem salvar a vida”?!…