As aldeias revelam-se destinos fantásticos pela sua história, pelas suas tradições e pelas suas gentes. Conheça 20 das aldeias mais bonitas de Portugal.
Em Portugal, não faltam aldeias encantadoras. Assim, escolher as mais bonitas do país revela-se uma tarefa ingrata. É altamente subjetivo fazer esta escolha. Existe uma grande margem de injustiça para outras aldeias deslumbrantes que bem poderiam figurar nesta lista.
As aldeias portuguesas são todas singulares. Apresentam características que as tornam únicas, em destinos imperdíveis. As aldeias escolhidas revelam-se destinos de sonho para uma escapadinha, seja pelos seus costumes, pelas suas tradições, pela sua gastronomia, pelas suas gentes, pelo seu património ou pelas paisagens que circundam as povoações.
Todas as razões que se possam identificar são poucas para apresentar estas aldeias.
20 das aldeias mais bonitas de Portugal
- Almeida
- Barcos
- Belmonte
- Castelo Mendo
- Castelo Novo
- Castelo Rodrigo
- Curral das Freiras
- Dornes
- Fajã dos Cubres
- Favaios
- Idanha-a-Velha
- Linhares da Beira
- Marialva
- Monsanto
- Monsaraz
- Piódão
- Rio de Onor
- Sistelo
- Sortelha
- Trancoso

1 – Almeida
Esta bela aldeia encontra-se protegida por uma muralha de pedra. A muralha tem a forma curiosa de uma estrela. Antigamente, Almeida chegou a ser um dos pontos de defesa mais importante do reino.
Atualmente, a aldeia de Almeida é uma atração turística. A aldeia de Almeida adquiriu ainda mais popularidade depois de se ter tornado numa das 12 aldeias históricas de Portugal. A aldeia encontra-se debruçada sobre o rio Côa.
Esta aldeia revela-se um excelente destino para uma escapadinha. Existem diversos locais em Almeida que são merecedores de uma visita. Entre os seus destaques, estão as ruínas do castelo gótico e os quartéis militares feitos à prova de bomba.
Estas construções serviram de abrigo durante a Guerra dos Sete Anos que decorreu entre os anos de 1756 e 1763.
Aldeia integra o seguinte distrito: Guarda
Aldeia está presente no seguinte concelho: Almeida
Coordenadas GPS: 40º 44′ N 6º 54′ O.

2 – Barcos
Esta aldeia está situada em Tabuaço e beneficia de um contexto de beleza formidável. Está em pleno Alto Douro Vinhateiro. Foram encontrados no local indícios que revelam memórias de outros tempos. Existem vestígios arqueológicos, patrimoniais, culturais que permitem concluir que Barcos tenha acolhido diversos povos ao longo do tempo.
Desde a Idade do Bronze que o território que hoje é denominado de Barcos serviu os interesses de diferentes povos. Foram encontrados vários elementos medievais que revelam muito do que Barcos foi.
A Igreja Matriz é um dos exemplos profundamente encantadores que se podem encontrar nesta aldeia. A construção religiosa data do século XII. Em Barcos, há também as casas senhoriais que maravilham todos os que visitam a aldeia.
Visitar Barcos durante a Semana Santa revela-se uma experiência particularmente fascinante. A celebração que ocorre por estes dias é encantadora. Fazer o percurso do velho caminho da Via-Sacra é uma experiência imperdível. Ela ganha contornos especiais onde se destaca a presença de quadros vivos espalhados por Barcos.
Outras festividades bastante populares que atraem muitas pessoas à aldeia são o Carnaval e a Festa das Vindimas.
Aldeia integra o seguinte distrito: Viseu.
Aldeia está presente no seguinte concelho: Tabuaço
Coordenadas GPS: 41° 7′ 17″ N 7° 35′ 52″ O

3 – Belmonte
A aldeia de Belmonte está presente em plena Cova da Beira. Belmonte tem muitos encantos e uma bela história. Esta aldeia proporciona experiências inigualáveis. Uma das atrações de Belmonte está nas vistas sobre a encosta oriental da serra da Estrela.
Belmonte é uma das 12 aldeias históricas de Portugal, título que a torna numa aldeia particularmente popular. A história de Belmonte está associada à de Pedro Álvares Cabral. O navegador português que comandou a segunda armada à Índia em 1500 liderou um grupo de homens numa aventura que permitiu a descoberta do Brasil.
Belmonte também está associada à fixação de uma importante comunidade judaica. O grande ex-líbris de Belmonte vai para o castelo local. O Castelo de Belmonte é uma construção datada do século XIII e está situado no topo da povoação.
Aldeia integra o seguinte distrito: Castelo Branco
Aldeia está presente no seguinte concelho: Belmonte
Coordenadas GPS: 40°21′N 7°21′W

4 – Castelo Mendo
Castelo Mendo é uma das 12 aldeias históricas de Portugal. As características medievais tornam o Castelo Mendo numa aldeia particularmente encantadora. Esta aldeia é composta por dois núcleos de muralhas. São eles: a Cidadela e a Barbacã.
Castelo Mendo servia como estratégia importante na defesa contra o então Reino de Espanha. A sua posição estratégica permitia que desempenhasse um papel importante. Atualmente, a aldeia ainda apresenta as suas antigas muralhas.
Realizar uma visita ao Castelo local revela-se uma experiência imperdível. Quem visita a aldeia tem mesmo de fazer uma visita ao castelo local. Quem conhece bem Castelo Mendo recomenda que se faça a viagem durante a realização da feira medieval. Atualmente, Castelo Mendo mantém na sua composição as casas com janelas manuelinas e grandes varandas.
Aldeia integra o seguinte distrito: Guarda
Aldeia está presente no seguinte concelho: Almeida
Coordenadas GPS: 40° 35′ 34″ N 6° 56′ 58″ O.

5 – Castelo Novo
A aldeia Castelo Novo é uma pérola presente na encosta da Serra da Gardunha. Esta é uma das 12 aldeias históricas de Portugal. Esta aldeia destaca-se na paisagem local. No cenário, pontificam os tons verde e cinza. A Natureza é respeitada com a construção desta aldeia.
Entre as grandes atrações de Castelo Novo estão as várias casas senhoriais. É possível encontrar estas construções espalhadas pela paisagem de rochas que estão envolvidas por uma abundante vegetação.
O castelo é o ex-líbris da aldeia. Durante o verão, a aldeia recebe muitos turistas que são atraídos pela beleza da aldeia, mas também pela sua encantadora praia fluvial.
Aldeia integra o seguinte distrito: Castelo Branco
Aldeia está presente no seguinte concelho: Concelho
Coordenadas GPS: 40° 04′ 36″ N 7° 29′ 42″ O.

6 – Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo também integra a reduzida lista das 12 Aldeias Históricas de Portugal. Esta aldeia revela-se particularmente encantadora por ainda preservar as características que remontam à sua origem medieval.
Castelo Rodrigo encontra-se rodeada de muralhas. No entanto, essa não é a única atração da aldeia. É possível encontrar em Castelo Rodrigo vários pontos de interesse. O castelo é o ex-líbris da aldeias, mas existem outras atrações.
A cisterna medieval serve de exemplo. As Portas do Sol que representam uma das entradas de Castelo Rodrigo são outra atração local. Há ainda como grade destaque da aldeia as ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura.
Aldeia integra o seguinte distrito: Guarda
Aldeia está presente no seguinte concelho: Figueira de Castelo Rodrigo
Coordenadas GPS: 40° 52′ 32″ N 6° 57′ 50″ O

7 – Curral das Freiras
Esta aldeia apresenta características incomuns. Ela está presente no meio de uma caldeira. Curral das Freiras encontra-se rodeada por montanhas altas e verdejantes. Curral das Freiras tem uma localização fantástica, quase secreta.
Esta realidade contribuiu para que Curral das Freiras tenha servido de esconderijo ao longo dos anos. Assim, freiras do Convento de Santa Clara que se encontravam fugidas de um ataque de piratas no século XVI, usaram Curral das Freiras para escapar. Vários escravos e criminosos que estava foragidos serviram-se desta aldeia para se manterem em anonimato.
Os trilhos que permitem atravessar as montanhas revelam-se uma das melhores formas de conhecer este território. Estes trilhos foram usados, em tempos, por gentes da Madeira, no acesso ao Funchal. Uma experiência extraordinária que pode ser vivida neste local é a descida realizada do topo até ao centro da aldeia.
A vista panorâmica da ilha da Madeira que se consegue ter a partir deste local revela-se das melhores experiências que se podem viver na ilha. Por tudo isto e muito mais, não se estranha que esta aldeia tenha sido uma das aldeias históricas de Portugal. A sua presença destacou-se na seleção do motor de busca mundial Skyscanner.
Aldeia integra o seguinte distrito: Madeira
Aldeia está presente no seguinte concelho: Câmara dos Lobos
Coordenadas GPS: 32° 43′ 13″ N 16° 57′ 58″ O

8 – Dornes
Esta é uma aldeia singular. Nasceu numa península a meio do curso do Rio Zêzere. As imagens aéreas permitem identificar muitos dos encantos desta aldeia. Seguramente que poucos serão os que questionam a presença desta aldeia na lista de aldeias mais bonitas de Portugal.
Dornes destacou-se entre as maravilhas de Portugal, ficando entre as 7 maravilhas na categoria “Aldeias Ribeirinhas”. Uma das grandes atrações desta aldeia está na sua Torre Pentagonal Templária. Esta foi a primeira torre do género a ser construída no nosso país.
As águas da barragem de Castelo de Bode são outra atração imperdível deste destino de sonho. Se uns não resistem à tentação de dar um mergulho nestas águas, outros preferem realizar um passeio de barco cheio de romantismo.
Aldeia integra o seguinte distrito: Santarém
Aldeia está presente no seguinte concelho: Ferreira do Zêzere
Coordenadas GPS: 39° 46′ 13″ N 8° 16′ 08″ O

9 – Fajã dos Cubres
Nos Açores, não faltam atrações de excelência, mas esta aldeia presente na Ilha de São Jorge é seguramente uma das principais razões que torna os Açores memoráveis. Quem visita a ilha é “obrigado” a conhecer esta aldeia.
Esta aldeia foi considerada uma das maravilhas de Portugal na categoria, Aldeias de Mar. A beleza natural deste local é absolutamente inigualável e insuperável. O sistema lagunar único deste destino torna a Fajã dos Cubres num destino inolvidável. Apresenta a fauna e a flora classificadas e protegidas, além de uma paisagem formidável.
As casas e povoados tradicionais da aldeia destacam-se entre as atrações locais. No património da aldeia, também se destaca a Ermida de Nossa Senhora de Lurdes, de 1908. As águas do poço local são apresentadas pelas gentes da terra como tendo propriedades medicinais. São milagrosas, tratam o corpo, a mente e a alma.
Aldeia integra o seguinte distrito: Açores
Aldeia está presente no seguinte concelho: Calheta (São Jorge)
Coordenadas GPS: 38°38′27″N 27°58′3″W.

10 – Favaios
A aldeia que está na origem do famoso Moscatel de Favaios tem muitos mais encantos do que a sua célebre bebida. A Adega Cooperativa de Favaios é um espaço merecedor de uma visita. Além do Moscatel de Favaios, existem outros produtos de qualidade inatacável, nomeadamente o famoso pão de Favaios e a bola de carne.
Uma vez em Favaios há que visitar o Museu do Pão e do Vinho, espaço que nos permite conhecer estes dois produtos que os portugueses adoram. A aldeia presente no concelho de Alijó tem várias outras atrações espetaculares.
Entre os seus maiores destaques, estão as várias casas brasonadas da aldeia. O Solar dos Sepúlvedas e a Casa dos Távoras são construções formidáveis, provas de como as antigas casas nobres contribuem de sobremaneira para embelezar as terras onde se encontram. Em Favaios, é também possível encontrar monumentos religiosos de excelência, com destaque para a Igreja Matriz de Favaios (Igreja de São Domingos) e capelas. Em Favaios, também se encontra a maior torre sineira do concelho.
Aldeia integra o seguinte distrito: Vila Real.
Aldeia está presente no seguinte concelho: Alijó.
Coordenadas GPS: 41° 16′ N 7° 30′ O.

11 – Idanha-a-Velha
Idanha-a-Velha é outra aldeia encantadora que integra a restrita lista das 12 aldeias históricas de Portugal. Esta aldeia é considerada um autêntico museu ao ar livre. Nesta aldeia, existem inúmeras ruínas que se encontram entre oliveiras.
As ruínas da Torre dos Templários estão entre as grandes atrações da aldeia. É possível encontrar vestígios da época do império romano no local, existindo ainda vestígios da reconquista cristã e da Idade Média.
A Igreja Matriz local é uma construção renascentista que encanta todos os que visitam Idanha-a-Nova. O pelourinho do século XVII encontra-se entre os grandes destaques da aldeia.
Aldeia integra o seguinte distrito: Castelo Branco
Aldeia está presente no seguinte concelho: Idanha-a-Nova
Coordenadas GPS: 39° 59′ 49″ N 7° 08′ 40″ O

12 – Linhares da Beira
Linhares da Beira proporciona uma experiência distinta. Esta aldeia encontra-se entre as 12 aldeias históricas de Portugal, mas oferece qualidades singulares. O património arquitetónico e artístico desta aldeia é rico e vasto. A quantidade e qualidade de monumentos que remontam ao período medieval tornam qualquer passeio numa viagem no tempo.
Passear pelas ruas de Linhares da Beira faz-nos voltar ao passado. O Vale do Mondego embeleza a paisagem desta aldeia. O castelo é o ex-líbris local. Encontra-se a mais de 800 metros de altitude. A construção do castelo foi realizada no século XIII, durante o reinado de D. Dinis.
Aldeia integra o seguinte distrito: Guarda
Aldeia está presente no seguinte concelho: Celorico da Beira
Coordenadas GPS: 40° 32′ 27″ N 7° 27′ 40″ O.

13 – Marialva
Entre as 12 aldeias históricas de Portugal também se encontra a bela aldeia de Marialva. Esta aldeia está presente num monte encantador, rodeado de outeiros e penhascos.
Marialva é uma atração singular, presente numa zona montanhosa e granítica. As ruas desta aldeia conduzem-nos à cidadela que se encontra cercada pelas muralhas. Passear por esta aldeia permite-nos viver uma experiência singular. Parece que entramos num filme de Hollywood relativo à Idade Média.
Entre as grandes atrações desta aldeia estão: a Praça, a torre de menagem e a Igreja de Santiago.
Aldeia integra o seguinte distrito: Guarda
Aldeia está presente no seguinte concelho: Mêda
Coordenadas GPS: 40° 54′ N 7° 14′ O.

14 – Monsanto
A aldeia de Monsanto revela-se uma experiência singular que todos os portugueses deviam viver. Esta aldeia apresenta-se ao mundo numa encosta rochosa. Nesta aldeia, a Natureza e o homem vivem uma relação incomum. Existe uma perfeita harmonia.
Em Monsanto, as pedras são casas. As casas foram criadas colocando as pedras como preciosos aliados. O cenário é verdadeiramente insólito, mas profundamente belo.
A população da aldeia de Monsanto socorreu-se das rochas que serviram como paredes das habitações, existindo até casas em que os rochedos servem como telhados.
A tranquilidade de passear pelas ruas de Monsanto só é interrompida pelo batimento cardíaco do nosso coração, que bate de forma mais acelerada com a emoção da beleza que se encontra nesta aldeia.
Aldeia integra o seguinte distrito: Castelo Branco
Aldeia está presente no seguinte concelho: Idanha-a-Nova
Coordenadas GPS: 40° 02′ 22″ N 7° 06′ 51″ O

15 – Monsaraz
Monsaraz foi eleita uma das 7 maravilhas de Portugal, mais precisamente na categoria “Aldeias Monumento”. Esta aldeia apresenta-se no topo de uma colina, junto ao belo e popular rio Guadiana.
Monsaraz destaca-se na paisagem pelo seu casario branco. As ruas desta aldeia são empedradas. O castelo de Monsaraz é o ex-líbris da aldeia. A imponente construção serviu para manter a vigilância ao longo de séculos.
A fronteira com Castela levou a que surgisse a necessidade de manter uma vigilância constante. Em Monsaraz, poderão ser encontrados mais de 150 monumentos. Estas construções contam parte de uma história que tem mais de 5000 anos.
Aldeia integra o seguinte distrito: Évora.
Aldeia está presente no seguinte concelho: Reguengos de Monsaraz.
Coordenadas GPS: N 38 26.673′ W 007 22.307′.

16 – Piódão
A beleza de Piódão é uma das muitas razões que foi tida em consideração para tornar esta aldeia numa das 7 Maravilhas de Portugal, mais precisamente na categoria “Aldeias Remotas”. Esta aldeia está presente no concelho de Arganil e apresenta uma beleza distinta.
A Serra do Açor concede ao cenário um toque singular. A aldeia de Piódão é frequentemente apelidada de “aldeia presépio”. É seguramente uma das aldeias mais belas do país. Por isso, a sua presença nesta lista não merece qualquer discussão.
A Igreja Matriz foi construída no século XVII e é considerada o ex-líbris da aldeia. A Igreja é uma construção religiosa com torres cilíndricas. As casas de Piódão são feitas de xisto e ardósia. As casas surgem dispersas pela encosta da serra, criando uma imagem digna de postal turístico.
O cenário que já de si é verdadeiramente deslumbrante torna-se particularmente fascinante ao cair da noite. Nesse contexto mais escuro, a beleza da aldeia é acentuada pela iluminação das ruas, tornando a aldeia em algo surreal.
Aldeia integra o seguinte distrito: Coimbra.
Aldeia está presente no seguinte concelho: Arganil.
Coordenadas GPS: 40° 13′ 46″ N 7° 49′ 30″ O.

17 – Rio de Onor
Esta aldeia que está integrada no Parque Natural de Montesinho é especial. Tem uma alma-gémea. Rio de Onor encontra-se no nordeste transmontano, mas esta aldeia divide-se entre os dois países da Península Ibérica, Portugal e Espanha.
Enquanto Rio de Onor está presente no lado português, a sua alma gémea Rihonor de Castilla está situada no lado espanhol. Rio de Onor é uma aldeia comunitária incomum que foi considerada uma das sete Maravilhas, na categoria “Aldeias em Áreas Protegidas”.
Os habitantes desta aldeia fomentam a partilha e a irmandade, por isso fazem por partilhar as suas riquezas: o forno, o moinho e as terras.
A partilha não se cinge ao lado português, mas também é feita com o lado espanhol. Foi desenvolvido um novo dialeto, o rionorês que é fruto da irmandade estabelecida entre os povos dos dois lados da fronteira.
Aldeia integra o seguinte distrito: Bragança.
Aldeia está presente no seguinte concelho: Bragança.
Coordenadas GPS: 41° 56′ 25″ N 6° 36′ 59″ O.

18 – Sistelo
Sistelo é uma das 7 maravilhas de Portugal, na categoria “Aldeias Rurais”. Esta aldeia é bastante popular. A sua fama advém da beleza dos seus socalcos verdes. Nestes socalcos, está o protagonismo de uma paisagem tão encantadora que torna Sistelo especial. Esta aldeia é muito estimada, sendo frequentemente identificada como “pequeno Tibete português”.
Os cereais que se plantam pelos terrenos locais e o gado que pasta livremente fazem parte de um cenário incomum. A singularidade de Sistelo torna a sua presença obrigatória em qualquer lista das aldeias portuguesas mais belas. O cenário é tão apaixonante que a paisagem cultural da aldeia foi classificada como monumento nacional em 2018.
Aldeia integra o seguinte distrito: Viana do Castelo.
Aldeia está presente no seguinte concelho: Arcos de Valdevez.
Coordenadas GPS: 41° 58′ 24″ N 8° 22′ 29″ O.

19 – Sortelha
Sortelha tem diversas atrações que a tornam num destino especial, perfeito para uma escapadinha de sonho. A aldeia encontra-se a 760 m de altitude, por isso beneficia de vistas incomuns, com paisagens deslumbrantes.
Esta aldeia em granito destaca-se pelos seus encantos. Fruto do contexto com traços medievais, passear pelas ruas e vielas desta aldeia proporciona momentos profundamente agradáveis.
Nos últimos 500 anos, Sortelha alterou pouco o seu traçado. Esta é uma das aldeias históricas portuguesas mais belas. Existem diversas atrações em Sortelha. Entre os seus grandes destaques, está o castelo do século XIII, o ex-líbris desta aldeia.
Em Sortelha, também pode ver outras atrações, tais como: a igreja renascentista, as sepulturas medievais e o pelourinho manuelino.
Aldeia integra o seguinte distrito: Guarda.
Aldeia está presente no seguinte concelho: Sabugal.
Coordenadas GPS: 40° 19′ 53″ N 7° 12′ 41″ O.

20 – Trancoso
Esta aldeia está localizada no topo de um planalto com vista para um território vasto que se estende entre a serra da Estrela e o vale do Douro. O cenário é verdadeiramente deslumbrante. Por isso, esta aldeia está situada num espaço territorial privilegiado, numa zona onde se destacam as paisagens memoráveis.
Trancoso também integra a lista das 12 aldeias históricas de Portugal. Passear por esta aldeia permite realizar uma viagem no tempo. O castelo é o ex-libris da aldeia. É uma construção imponente que ficará na nossa memória. As muralhas circundantes tornam a aldeia ainda mais encantadora.
Aldeia integra o seguinte distrito: Guarda.
Aldeia está presente no seguinte concelho: Trancoso.
Coordenadas GPS: 40º 47′ N 7º 21′ O.