Uma seleção de casas, vilas e mansões extraordinárias, que surpreenderam o mundo com o seu design arrojado. Conheça 20 casas fascinantes.
Alguma vez já se perguntou como são as casas mais caras do mundo e quais as casas que os arquitetos constroem para si mesmos? Onde vivem os super-heróis bilionários dos filmes de Hollywood, que em vez de um telhado têm uma piscina? E como é a casa mais estreita do mundo?
Preparamos para si uma seleção de casas, vilas e mansões extraordinárias, que surpreenderam o mundo com o seu design arrojado.
Casa de Cristal (Japão)

Esta casa fabulosa foi projetada para aqueles que amam a luz natural e que não se sentem relutantes em viver à vista de todos. O prédio está localizado numa das ruas mais densamente povoadas de Tóquio.
Não há quartos privados, mas existem diferentes níveis e “anexos”, de modo a que todos os habitantes da casa se sintam constantemente parte de uma única comunidade.
Heliocasa (França)

A casa, semelhante a um pião, foi projetada como uma casa ecológica. Encontra-se num determinado ângulo, de frente para o sol, para obter o máximo de energia graças aos seus painéis solares.
Gera o suficiente para o aquecimento, iluminação e outras necessidades.
Casa-concha “Nautilus” (México)

É um exemplo de realização da arquitetura orgânica, combinada com a estética da biotecnologia. Os raios de luz que penetram através dos cristais coloridos enchem a casa de reflexos brilhantes.
As paredes fortes e ásperas ao toque, facilmente resistiriam a um terremoto. O chão é coberto por um tapete com plantas vivas e os caminhos de pedra levam aos quartos.
Casa-oruga (Chile)

12 contentores de transporte marítimo serviram, a Sebastián Irarrázaval, para construir um lar moderno e económico para sua família.
Graças ao design cuidado e à colocação adequada das janelas, as salas principais estão cheias de luz solar do nascer ao pôr do sol.
A casa solitária no rio Drina (Sérvia)

A cada poucos anos, as correntes selvagens do rio invadem a casa, mas os habitantes da localidade restauram-se sempre. A primeira cabine apareceu em 1969.
Naquela época, os jovens reuniam-se lá e cantavam canções. Hoje esta casa pode ser alugada para relaxar.
Pavilhão de Cristal (Estados Unidos)

Esta casa moderna, com espírito minimalista, é feita com os materiais mais caros e luxuosos, no valor de 29 milhões de dólares.
A ideia original veio do arquiteto Steve Hermann, que levou 6 anos para construí-lo. Ele foi estudado até o último pormenor, mas ainda não foi vendido.
A Mansão do Iron Man (Estados Unidos)

A mansão de luxo Razor Residence é amplamente conhecida pelos cinéfilos como a residência do Iron Man (Homem de Ferro), do filme com o mesmo nome, baseado na banda desenhada da Marvel.
Embora no filme, graças aos efeitos especiais, a casa pareça um pouco diferente do lado de fora. Após o sucesso impressionante do filme nas bilheteiras, a casa foi leiloada por 117 milhões de dólares depois de finalizadas as filmagens.
A casa do Hobbit (Reino Unido)

Com uma casa que lembra as casas dos Hobbits já ninguém se surpreende. Mas esta é uma habitação ecológica auto-suficiente. A sua construção custou apenas 3.000 euros e somente materiais naturais foram utilizados.
O seu arquiteto principal colocou todas os desenhos e conselhos na Internet para quem quiser construir uma similar. Perdida nas florestas do País de Gales existe esta maravilha, independente do mundo exterior.
Casa Medusa (Espanha)

Os prédios próximos bloqueavam a vista para o mar, de modo que uma enorme piscina tornou-se o teto e telhado desta magnífica mansão.
As ondas criam reflexos únicos na sala de estar, e uma luz azul preenche cada sala graças às janelas panorâmicas.
A casa de Etgar Keret (Polónia)

É conhecida como a casa mais estreita do mundo. Tem apenas 122 cm na sua parte mais larga. Mas devido às rigorosas leis de propriedade na Polónia, esta casa está registada como uma instalação de arte.
O nome do prédio tem uma explicação simples: a casa é dedicada ao escritor e diretor de cinema israelita Etgar Keret._
“Antilia” (Índia)

Esta é a casa mais cara do mundo, no valor de um bilião de dólares. Com 27 andares, um centro desportivo, estúdio de dança, 3 heliportos, um cinema privado e centenas de quartos para uma pequena família da Índia de pessoas ricas.
Casa-esfera com vista de 360 graus (Nova Zelândia)

O criador desta maravilha queria fazer a versão adulta de uma casa na árvore. Skysphere Tiny House, uma casa-esfera com uma visão de 360 graus, é o lugar ideal para se retirar do mundo exterior e relaxar.
Tem um mini-bar, um plasma e o próprio sistema de uma “casa inteligente” que pode ser controlada com um smartphone.
Walstrom House (Estados Unidos)

A casa assimétrica de John Lautner transformou-se em moda, na Califórnia.
Criada em 1964, esta obra-prima é a personificação dos princípios clássicos da arquitetura orgânica, onde cada edifício é projetado individualmente com as características específicas da área para se encaixar perfeitamente nela.
Cubo de Espelhos (Suécia)

Este edifício foi um dos imóveis da série de hotéis TreeHotel, que representam casas na árvore. É invisível do lado de fora e muito acolhedor por dentro.
Uma noite, no cubo de espelhos, custa cerca de 500 euros e os turistas podem desfrutar da cozinha sueca.
A casa de Ferro (Estados Unidos)

110 toneladas de ferro foram usadas para a construção e decoração desta casa, embora o trabalho ainda continue.
A construção foi realizada por tanto tempo que o arquiteto não viveu o suficiente para ver a casa quase completa. Desde então, o prédio está vazio.
A casa do pilar (Austrália)

O nome desta casa deve-se ao pilar, a única coisa que a mantém segura. Só se pode aceder através de uma ponte.
Sob a base da casa há uma estrada e da varanda, contempla-se uma vista impressionante do oceano.
A casa dos Flintstones (Estados Unidos)

A uns, parece que esta casa é semelhante às habitações da Idade da Pedra, a outros, lembra-lhes do crânio de um animal. Oferece uma excelente vista das montanhas e do oceano.
Mas apesar do seu design fora do comum, ninguém tem pressa em comprá-la: ela é alugada para festas e é mostrada aos turistas durante as excursões.
Casa Kimball (República Dominicana)

Um design espetacular, numa mistura de elementos, estruturas e linhas. Esta vivenda privada tornou-se no ícone do estilo e elegância.
Os proprietários gostam de lá passar o fim de semana com os amigos e o resto do tempo eles alugam-na, para quem estiver disposto a pagar uma generosa quantia por uma noite.
Casa do Penedo (Fafe, Portugal)

Esta casa peculiar lembra a casa de um homem das cavernas, preservada até hoje.

Construída entre duas rochas cobertas de musgo e azulejos, com uma piscina exterior agregada à rocha e um celeiro de pedra, atrai milhares de turistas todos os anos.
Vídeo de: Heric Carvalho
Casa da Cascata (Estados Unidos)

Na década de 1930, o arquiteto tinha uma tarefa difícil: construir o prédio numa área rochosa que se projetava sobre uma cascata.
Nem uma única árvore na área foi cortada, a paisagem é totalmente conservada e a casa está idealmente localizada dentro dela. Por várias décadas, a família de Kaufmann passou lá o verão. Depois, a casa da cascata foi convertida em museu.