Hoje vai conhecer os benefícios do mel para a saúde. Para além de ser utilizado como adoçante natural, o mel também pode ser usado para melhorar a capacidade digestiva, fortalecer o sistema imunológico e até aliviar a prisão de ventre. O mel também é considerado antioxidante, anti-séptico, anti-reumático, digestivo, diurético, calmante e expectorante. O mel é daqueles produtos que encantou profundamente a humanidade. A razão é simples: é delicioso.
Se juntarmos a essa convicção, o facto deste alimento natural ser um alimento que está na origem de diversos benefícios para a saúde, então facilmente constatamos que o mel é mesmo daqueles produtos que devemos ter sempre em casa. Vejamos então 20 benefícios do mel para a saúde.
Leia também: Iogurte natural ajuda a diminuir o risco de cancro
Conteúdo do artigo
20 benefícios do mel para a saúde

O que é o mel?
O mel é um excelente adoçante natural, podendo até substituir o açúcar. O mel é obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Portanto, há todo um processo fascinante até ao momento em que ele está presente no frasco, pronto a consumir.
Características
O mel tem nas suas propriedades uma riqueza que permite a este produto estar na origem de diferentes ações que levam à obtenção de diversos benefícios, nomeadamente ação antimicrobiana, protegendo assim de doenças. Os microorganismos não “crescem” ou são mesmo destruídos.
As propriedades do mel também levam a que este tenha ações antioxidantes e antiséticas. O mel funciona ainda como antirreumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

Benefícios
O mel, além de ser um alimento extremamente saboroso, é também um produto que gera diversos benefícios.
– Favorece o metabolismo.
– Combate a prisão de ventre.
– Alivia o refluxo gástrico e a sensação de azia.
– Combate a má-digestão e as úlceras gástricas.
– Fortalece o sistema imunológico.
– Melhora a capacidade digestiva, elimina toxinas e favorece o processo digestivo.
– Alivia a prisão de ventre.
– Alivia bronquite, a asma e é bom para a garganta.
– Acalma a tosse e funciona como expectorante natural.
– Trata a acne.
– Regula o açúcar no sangue.
– Melhora a função cerebral.
– Serve de remédio para feridas leves e contribui para uma cicatrização mais célere.
– Trata aftas, melhorando a saúde da boca.
Leia também: O gengibre faz crescer o cabelo e acaba com a caspa. Mito ou verdade?
– Contribui para um coração mais saudável e reduz os níveis de LDL (colesterol mau).
– É energia pura (consumido ao pequeno-almoço, o mel permite um boost útil).
– Contribui para uma pele mais bonita (é utilizado em máscaras de tratamento!).
– Combate a insónia, estimulando o relaxamento noturno e o sono.
– Ajuda no bem-estar, ao estimular a produção de serotonina, e eleva a sensação de prazer.

Recomendação
Um consumo moderado deve ser entendido como duas colheres de mel puro por dia. Pode, por exemplo, usar no pequeno-almoço. Tendo este hábito alimentar, conseguirá certamente obter grande parte dos benefícios terapêuticos aqui mencionados.
Contraindicações
O mel pode gerar diversos benefícios, mas também pode estar na origem de consequências menos positivas. O mel pode elevar rapidamente os níveis de glicose no sangue, por isso há alguns riscos para quem não o consuma de forma moderada.
– O mel pode engordar. É doce e é muito calórico. Portanto, um consumo não moderado pode levar a um aumento do peso.
– Crianças menores de um ano não devem consumir mel, por não terem a microbiota completamente formada, pois este produto pode conter ter Clostridium botulunum, bactéria causadora do botulismo, doença potencialmente fatal. Nos adultos saudáveis, a quantidade de Clostridium botulunum não é prejudicial.
– Pessoas com diabetes devem evitar o consumo de mel.

– Grávidas que consumam mel de forma não moderada podem vir a sofrer de diabetes gestacional.
– Pessoas com tendência para alergias também devem evitar o consumo de mel, pois a sua sensibilidade pode levar a que o mel provoque reações alérgicas. Devido à presença dos grãos de pólen presentes no mel, é possível que este cause reações alérgicas, nomeadamente mal estar gástrico ou dor de estômago.
Conclusão
O mel é um produto repleto de benefícios terapêuticos. Ele permite fortalecer a saúde, mas não deve ser confundido com um medicamento. Qualquer problema de saúde deve ser partilhado com o médico de família. O mel tem efetivamente diversos efeitos benéficos, mas não substitui nenhum medicamento!