Início Saúde 20 benefícios do alho para a saúde

20 benefícios do alho para a saúde

O alho é muito mais que um tempero. É um alimento especial, com diversos benefícios. Confira 20 benefícios do alho para a saúde.

benefícios do alho para a saúde
20 benefícios do alho para a saúde

O alho é muito mais que um tempero. É um alimento especial, com diversos benefícios. Confira 20 benefícios do alho para a saúde. Existem muitas receitas que têm como ingrediente o alho. Ele serve como tempero e está presente em diversos pratos, pois são muitas as pessoas que não prescindem de o colocar como parte do refogado.

O que poucas pessoas sabem é que, além de tornar a comida bem mais saborosa, o alho é um alimento especial, pois contribui para gerar vários  benefícios para a saúde. Entre eles, estão a redução do colesterol e o fortalecimento do sistema imunitário, entre muitos outros. Quer saber mais sobre este ingrediente tão comum no nosso dia a dia e que é usado regularmente nas suas receitas?

benefícios do alho para a saúde
20 benefícios do alho para a saúde

20 benefícios do alho para a saúde

O alho

Este ingrediente permite enriquecer diversas receitas, tornando-as deliciosas. Não é muito saboroso quando é consumido cru, pois tem um cheiro forte e não é um alimento agradável na boca. Contudo, quando é picado, esmagado ou mastigado, torna-se um bom aliado da saúde. Ele gera diversos benefícios, muitos por via dos compostos de enxofre que são por ele libertados.

É um tempero com características distintas e é usado há muito tempo, desde as grandes civilizações antigas, nomeadamente pelos egípcios, pelos gregos e pelos romanos. As suas propriedades medicinais cedo foram reconhecidas e a ciência confirmou-as.

Leia também:

Foi (e ainda é) muito recomendado como remédio caseiro para combater gripes e constipações. Um chá de alho com limão pode não ser o mais saboroso, mas revela-se bastante eficaz, acelerando a recuperação.

benefícios do alho para a saúde
20 benefícios do alho para a saúde

Remédio caseiro

O alho é usado em diferentes remédios caseiros, pois contém propriedades medicinais potentes. É um alimento pouco calórico que garante uma riqueza nutricional importante. Contém proteína, hidratos de carbono, manganês e vitaminas (nomeadamente, vitamina B1, vitamina B6, vitamina C). O alho contém ainda selénio, cálcio, cobre, potássio e ferro.

Por tudo isto e muito mais, o alho gera diversos benefícios para o nosso corpo. Os especialistas defendem que deve haver um consumo diário de 3 dentes de alho. Uma dica de ouro é picar ou amassar os dentes de alho 10 minutos antes de temperar a comida, pois isso irá potenciar os efeitos positivos do alho. Picar o alho com antecedência permite aumentar a quantidade de alicina, sendo esta substância a principal responsável pelos diversos benefícios gerados pelo consumo de alho.

benefícios do alho para a saúde
20 benefícios do alho para a saúde

Benefícios do alho para a saúde

 – É rico em alicina, que permite combater vírus, bactérias e fungos.

 – É rico em vitamina C e outros nutrientes, que ajudam a combater gripes e constipações.

 – Melhora a imunidade. Este efeito é ainda mais potente, quando é consumido cru.

 – Tem antioxidantes, pelo que protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres.

 – Protege o cérebro, ajudando a prevenir a demência e a doença de Alzheimer.

 – Melhora o desempenho físico, reduzindo a fadiga e aumentando a capacidade de trabalho.

 – Combate determinados cancros (como o cancro do cólon, pois contém sulfuretos de alila).

 – Previne a aterosclerose, contribuindo para a redução do colesterol e dos triglicerídeos.

 – Ajuda a proteger o coração, pois reduz o colesterol.

 – Reduz a pressão a alta, pois facilita a circulação sanguínea, ajudando a prevenir tromboses.

 – Atua como anti-inflamatório.

 – Facilita a respiração e atenua os sintomas de asma.

 – Combate a intoxicação por metais pesados, nomeadamente o chumbo.

 – O enxofre do alho ajuda a proteger os órgãos internos.

 – Melhora a saúde óssea, minimizando a perda de estrutura óssea.

 – Aumenta o estrogénio nas mulheres (particularmente útil durante a menopausa).

 – Aumenta a longevidade.

 – Combate doenças infeciosas.

 – Reduz as probabilidades de doenças do coração.

 – Aumenta a imunidade.

benefícios do alho para a saúde
20 benefícios do alho para a saúde

Agora que conhece os benefícios do alho, percebe como ele pode ser um bom aliado da sua saúde. O problema do mau hálito é apenas um pequeno pormenor, um efeito secundário desagradável que é facilmente contornável com um elixir destinado à lavagem da boca.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.