Início Saúde 19 razões para consumir canela diariamente

19 razões para consumir canela diariamente

Esta especiaria aromática vem da Ásia, mas conquistou o mundo. Descubra agora as 19 razões para consumir canela diariamente.

consumir canela diariamente
19 razões para consumir canela diariamente

Esta especiaria aromática vem da Ásia, mas conquistou o mundo. Descubra agora as 19 razões para consumir canela diariamente. A canela é uma especiaria especial. Em tempos idos, foi tão rara que chegou a ser um produto mais valioso que a prata e até que o ouro! Foi importante na Era dos Descobrimentos e tem vindo a conquistar muitos admiradores pelos efeitos que gera.

É que esta especiaria asiática possui diversas propriedades que a tornam particularmente benéfica para a nossa saúde. Quer saber mais sobre esta especiaria aromática que vem da Ásia, mas conquistou o mundo?

consumir canela diariamente
19 razões para consumir canela diariamente

Tabela nutricional da canela (2 gr)

Informação Nutricional – Cada 2 gr (1 colher)
Quantidade por porção %VD(*)
Valor Energético 5kcal/ 21kJ 0,20%
Carboidratos 1,6 g 0,50%
Proteínas 0,1 g 0%
Gorduras Totais 0,1 g 0%
Gordura Saturada 0 g 0%
Gordura Trans  0 **
Fibra 1,1 g 4,40%
Sódio 0,5 mg 0%
(*) Valores Diários de referência com base numa dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Os seus Valores Diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades energéticas.

19 razões para consumir canela diariamente

consumir canela diariamente
19 razões para consumir canela diariamente

A canela

Esta especiaria de origem asiática, que é extraída da casca interna da árvore conhecida cientificamente como cinnamomum, contém diversas propriedades que a tornam num precioso aliado da nossa saúde, propriedades que geram diversos benefícios para o nosso organismo.


Leia também: O que acontece se comer 1 colher de canela em pó todas as manhãs?


O aroma é uma das suas características mais emblemáticas, mas este produto revela-se extremamente valioso para a saúde pois tem uma ação analgésica, antioxidante, antiinflamatória, entre muitas outras.

Reduz risco de doença cardíaca

A canela não só reduz a pressão arterial, como diminui os níveis de colesterol “mal” (LDL) e ainda aumenta os níveis do bom (HDL).

consumir canela diariamente
19 razões para consumir canela diariamente

Previne doenças neurodegenerativas

A canela revela-se ainda poderosa na prevenção de algumas doenças neurodegenerativas. Sabia que a canela contribui para prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson? O risco de as desenvolver fica reduzido com um consumo regular de canela.

Em relação ao Parkinson, a canela contribui para normalizar os níveis de neurotransmissores e ainda melhora a função motora.

A canela também contribui para inibir uma proteína associada ao Alzheimer.

Ajuda a evitar o cancro

Como a canela se revela um potente ativador de enzimas desintoxicantes do cólon, ela revela um efeito protetor que impede o desenvolvimento do cancro. Tal foi defendido em diferentes estudos.

Melhora a digestão

A canela contribui para uma melhor digestão e revela-se particularmente eficaz quando misturada com mel. O efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório da canela , contribui para uma melhor digestão.

consumir canela diariamente
19 razões para consumir canela diariamente

Combate transtornos digestivos

A canela, como gera efeitos antibacteriano, anti-inflamatório e antiespesmódico, previne e trata problemas como gases, problemas espasmódicos e diarreia.

Previne problemas gástricos

Um chá de canela ou outro chá enriquecido com um pouco de canela contribuem para o combate a problemas como refluxo, azia e gases.

Emagrece

Substitua o açúcar por canela no seu café e garanta uma sensação de saciedade que ajudará a perder peso. O emagrecimento surge de forma natural, quando se tem menos apetite.

consumir canela diariamente
19 razões para consumir canela diariamente

Combate o mau hálito

A canela contém propriedades que a tornam eficaz na eliminação do mau hálito, por isso é usada para esse fim sob as mais diversas formas: chá, chicletes, entre muitas outras.

Evita cáries

Ainda na saúde oral, a canela revela-se preciosa na prevenção de cáries dentárias. Tal foi comprovado em diferentes estudos científicos que comprovaram a eficácia da especiaria para esse fim.


Leia também: Descubra o que acontece se beber café com canela


Melhora o sistema respiratório

Infeções respiratórias causadas por fungos podem ser eficazmente combatidas com óleo de canela.

consumir canela diariamente
19 razões para consumir canela diariamente

Apoia no combate ao HIV

A especiaria foi a planta mais eficaz no combate ao HIV-1, quando comparada com 69 outras plantas medicinais. Tal foi revelado em diferentes estudos.

Controla a diabetes

Isto, porque reduz o apetite e, consequentemente, a tentação por doces. Mas é sobretudo valiosa, pois diminui a resistência à insulina e, com isso, também ajuda a controlar a diabetes do tipo 2.

Diminui a fadiga

O bem-estar e a melhoria da disposição e do humor são consequências naturais do consumo da canela. O seu simples aroma causa esse efeito.

consumir canela diariamente
19 razões para consumir canela diariamente

É analgésica

Um chá de canela ou um alimento com esta especiaria gera a diminuição das dores locais. Se estiver com gripe ou com dores de garganta, a canela também se revela preciosa.

É antioxidante

A canela protege o organismo de diferentes formas. Por conter uma grande riqueza em antioxidantes, ela revela-se importante na batalha contra os danos oxidativos causados pelos radicais livres.

Funciona como anti-inflamatório

A atividade anti-inflamatória da canela foi devidamente comprovada em diferentes estudos, pois ela é rica em antioxidantes.

consumir canela diariamente
19 razões para consumir canela diariamente

Alivia desconfortos menstruais

O consumo de canela ao longo das primeiras 72 horas do ciclo menstrual pode diminuir significativamente cólicas menstruais, náuseas, vómitos e sangramento.

É afrodisíaca

Uma vela de canela pode permitir aquecer o ambiente e “apimentar” a relação, pois a canela é afrodisíaca. Uma refeição ou um doce com esta especiaria também pode gerar o mesmo efeito.


Leia também: 12 usos da canela que vão para além do tempero


Funciona como conservante natural

Sabia que a canela também pode ser usada como conservante natural de alimentos?

Sugestão:

receitas de bolachas de canela

Bolachas de canela simples

Ingredientes

– 250 g de açúcar

– 250 g de banha

– 3 ovos m

– 3 gemas m

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– 1 colher (chá) de canela em pó

– Raspa de 1 limão

– Manteiga para untar

– Canela em pó para polvilhar

Modo de Preparação

– Unte com manteiga dois tabuleiros grandes, forrando-os com papel vegetal e voltando a untá-los com manteiga. Reserve.

– Numa tigela grande, misture a farinha com o fermento e a canela.

– À parte, bata bem os ovos e as gemas com o açúcar.

– Acrescente a raspa de limão, a banha derretida e a mistura das farinhas. Mexa bem e divida a massa pelos tabuleiros. Espalhe bem, para ficar uniforme.

– Leve ao forno, pré-aquecido a 185ºC, durante cerca de 15 a 20 minutos.

– Retire do forno e corte as bolachas

– Polvilhe com canela em pó, descole-as do papel e sirva.

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.