A cereja previne alguns tipos de cancro e ainda evita doenças como o Alzheimer. Conheça estes e outros 18 benefícios da cereja.
Encontramo-nos na época da cereja e, por isso, há que ficar a conhecer melhor este fruto repleto de benefícios para a nossa saúde.

A cereja é rica em nutrientes antioxidantes, como as vitaminas A e C, e em minerais, como o potássio e o cálcio, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico e combatendo o envelhecimento precoce.
Leia também: Saúde: 6 alimentos que provocam cancro e que provavelmente tem na sua mesa
Quando os seus talos estão bem verdes, tal é indicador de que a cereja é fresca e, para se conservar assim durante mais tempo, há que armazená-la no frigorífico. Fique, agora, a par das principais vantagens de ingerir este alimento.

Atuar como analgésico natural
Alguns dos antioxidantes da cereja são antocianina, cianidina, quercetina e melatonina, os quais atuam nos neurónios, produzindo um efeito calmante e diminuindo a irritabilidade do sistema nervoso. Por isso, esta é uma ótima alternativa a comprimidos, por exemplo para quem sofre de dores de cabeça.
Dormir melhor
Pode custar a acreditar, mas a melatonina presente na cereja auxilia na duração e qualidade do sono. Conhecida por ser uma fruta que induz a sensação de bem-estar e de relaxamento, ela ajuda também a prevenir insónias.

Prevenir o envelhecimento
A cereja possui luteína, zeaxantina e betacaroteno, tudo substâncias que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento através de uma melhor oxigenação das células.
Já os antioxidantes deste fruto removem as células mortas e prejudiciais, renovando a pele e dando-lhe um aspeto rejuvenescido.
Evitar o cancro e doenças neurológicas
Ao atuar nos radicais livres, a cereja previne alguns tipos de cancro e algumas doenças neurológicas.

Melhorar o sistema gástrico
Quem sofre de acidez estomacal, pode e deve ingerir regularmente cereja, já que esta fruta ajuda a diminuir a inflamação estomacal, prevenindo úlceras gástricas.
Ajudar pacientes com lesões, artrite, gota e fibromialgia
Os estudos têm provado que o consumo regular e em jejum de cereja reduz o ácido úrico no sangue. Tal beneficia doentes com diferentes patologias, além de prevenir algumas doenças.
Uma investigação norte-americana verificou a redução em 35% do risco de gota em pessoas que consumiam cerejas regularmente, durante 10 dias. Já no caso da artrite, os sintomas desaparecem graças à ação anti-inflamatória do fruto.

Emagrecer
Uma ingestão regular e equilibrada desta fruta garante a redução da gordura abdominal. Boas notícias, certo?
Leia também: Saúde: Medronho previne o cancro e outros benefícios
Dar energia
Além de neutralizar as dores musculares, as vitaminas, nomeadamente do complexo B, dão o nível de energia certo para quem vai treinar ou praticar algum desporto, por exemplo.

Proteger seu coração
Ao proteger o coração, a cereja diminui o risco de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Como é rica em potássio, esta fruta regula o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea.
Ser adequado a diabéticos
Esta fruta pode ser consumida por diabéticos, já que tem baixo índice glicémico e previne a pré-diabetes.

Evitar o Alzheimer
Comer cerejas regularmente ajuda na concentração, raciocínio e memória. Além disso, previne doenças como o Alzheimer.
Ser uma fonte de fibras
O facto da cereja ser rica em fibras, torna-a num fruto muito saciante e que contribui para a perda e/ou controlo do peso.

Possuir muita água
Sendo uma importante fonte de água, ingerir cereja melhora a pele e mantém o corpo bem hidratado.
Ter efeito detox
A cereja tem um efeito laxante, o que pode ajudar a desintoxicar o organismo, eliminando toxinas e líquidos retidos.

Combater a hipertensão
Para além de regular a pressão sanguínea, o facto de ter poucas calorias e açúcares faz da cereja um excelente fruto para hipertensos.
Leia também: Benefícios e contra-indicações do mel na saúde
Ter muito ferro
Para quem sofre de anemia ou tem uma dieta menos rica em ferro, a cereja é um alimento essencial para ingerir diariamente.

Evitar a queda de cabelo
Como ajuda a prevenir a queda de cabelo, é fácil encontrar champôs com extrato de cereja. Procure-os e passe a usá-los na sua rotina de higiene diária.
Ajudar a combater a acne
É comum encontrar o extrato de cereja em alguns produtos para pele acneica. Isto, porque as propriedades da cereja podem auxiliar e muito a acabar com os sintomas da acne.
Gosto muito de cereja! Adorei todo conteúdo que cheguei a ler nesse artigo.