Início Saúde 15 razões para comer grão todos os dias

15 razões para comer grão todos os dias

Introduza este alimento na sua alimentação diária e tire partido de todos os seus benefícios: 15 razões para comer grão todos os dias.

razões para comer grão
15 razões para comer grão todos os dias

Perceba as razões para comer grão diariamente. O grão é um alimento pleno de benefícios, os quais são razões mais do que suficientes para o incluir na sua alimentação diária. Sendo uma importante fonte de ferro, esta é uma leguminosa extremamente saciante, pelo que se torna vantajoso incluí-la em qualquer dieta. Os benefícios do grão-de-bico incluem uma quantidade generosa de cálcio, ferro, proteínas, magnésio, vitaminas do complexo B e outros minerais que desempenham importantes funções no corpo. Com tantos nutrientes, torna-se um alimento praticamente obrigatório para a dieta.

Para tirar o máximo proveito deste alimento, deve acompanhá-lo de preferência com cereais, para uma melhor absorção dos seus componentes. Ele melhora, ainda, o trânsito intestinal, previne as doenças cardiovasculares e o cancro e, ainda, contribui para a perda de peso e aumento da massa muscular.


Leia também: Grão de bico: história e caraterísticas de um superalimento


15 razões para comer grão todos os dias

razões para comer grão
15 razões para comer grão todos os dias

Baixo valor energético

A sua composição tem elevados valores de proteína, fibra e hidratos de carbono de absorção lenta, o que tornam esta leguminosa num ótimo controlador do apetite, saciante sem ser demasiado calórico.

As substâncias presentes na fibra contribuem, ainda, para a manutenção de um bom funcionamento intestinal na redução dos níveis plasmáticos de colesterol e na modulação da glicémia.

Alto valor vitamínico

Rico em vitaminas do complexo B e, nomeadamente em ácido fólico, o grão é especialmente recomendado a grávidas, visto que reduz o risco de defeitos no tubo neural do feto. Claro que deve sempre respeitar as doses diárias recomendadas e conjugar esta leguminosa com outros alimentos.

razões para comer grão
15 razões para comer grão todos os dias

Elevado valor mineral

Com muito ferro, magnésio, potássio, zinco, cobre, manganésio, entre outros minerais, esta leguminosa é ótima para quem sofre de anemia, além de outros benefícios que os seus minerais trazem para a saúde.

Rico em substâncias químicas e bioativas

As vantagens para a saúde destes alimentos também se devem aos seus compostos fenólicos, oligossacáridos e inibidores enzimáticos, capazes de ajudar a prevenir doenças crónicas. Além destes componentes, o grão possui carotenoides como β-carotenos, luteína, xantinas e licopenos, os quais ajudam a neutralizar os radicais livres e a combater o processo de envelhecimento das células.

razões para comer grão
15 razões para comer grão todos os dias

Elevado teor de proteína vegetal

O ideal é conjugar o grão com cereais, como o arroz, para que o aproveitamento da proteína pelo organismo aumente e consiga retirar daí mais benefícios. Por isso, o arroz com feijão é um acompanhamento bem rico.

Melhora o funcionamento do intestino

Como já referimos, não só por causa das fibras, como devido à grande quantidade de celulose presente na casca do grão-de-bico, esta leguminosa estimula o funcionamento dos intestinos, combatendo a prisão de ventre.

razões para comer grão
15 razões para comer grão todos os dias

Elimina o açúcar e colesterol

As fibras solúveis que compõem o grão de bico ajudam o organismo a eliminar açúcares, gorduras e o mau colesterol. Uma forma de desintoxicar o corpo de substâncias indesejadas.

Previne doenças cardiovasculares

O grão é mesmo capaz de evitar as doenças cardiovasculares, uma vez que combate a hipertensão arterial e o colesterol alto. Além disso, ainda contraria a anemia.

razões para comer grão
15 razões para comer grão todos os dias

Promove o bem-estar emocional

O grão possui triptofano, um aminoácido que produz a serotonina, substância que ativa os centros cerebrais, proporcionando sensações de bem-estar, satisfação e autoconfiança.

Ajuda a ganhar massa muscular

Se anda no ginásio e quer aumentar a massa muscular, então deve complementar os seus treinos com o consumo de grão, o qual é rico em proteínas, ferro e amido.

razões para comer grão
15 razões para comer grão todos os dias

Auxilia na perda de peso

As proteínas e fibras do grão ajudam a reduzir o peso, por isso se está a fazer dieta, inclua este alimento no prato, pois ele irá mantê-lo saciado durante muito mais tempo.


Leia também: Grão de Bico, o superalimento em 4 receitas muito saborosas


Controla os níveis de glicemia

As proteínas e fibras do grão também contribuem para uma digestão mais lenta, a qual ajuda a controlar os níveis de glicemia. Portanto, este alimento é recomendado a quem sofre de diabetes tipo 2.

razões para comer grão
15 razões para comer grão todos os dias

Ajuda a prevenir diversos tipos de cancro

A vitamina C, vitamina E, ácido fólico e antioxidantes fazem do grão um bom aliado no combate ao cancro e ao aparecimento de tumores.

Fortalece a saúde feminina

Seja para as grávidas, através do ácido fólico que combate a má formação do tubo neural do feto; seja durante a menstruação, devido à perda de ferro; seja, ainda, na prevenção do cancro de mama, devido às grandes quantidades de saponinas.

Evita fraturas e contusões

O cálcio, o fósforo e a vitamina K presentes no grão ajudam a fortalecer a estrutura óssea, prevenindo fraturas, contusões e doenças como a osteoporose.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.