Perceba as razões para comer grão diariamente. O grão é um alimento pleno de benefícios, os quais são razões mais do que suficientes para o incluir na sua alimentação diária. Sendo uma importante fonte de ferro, esta é uma leguminosa extremamente saciante, pelo que se torna vantajoso incluí-la em qualquer dieta. Os benefícios do grão-de-bico incluem uma quantidade generosa de cálcio, ferro, proteínas, magnésio, vitaminas do complexo B e outros minerais que desempenham importantes funções no corpo. Com tantos nutrientes, torna-se um alimento praticamente obrigatório para a dieta.
Para tirar o máximo proveito deste alimento, deve acompanhá-lo de preferência com cereais, para uma melhor absorção dos seus componentes. Ele melhora, ainda, o trânsito intestinal, previne as doenças cardiovasculares e o cancro e, ainda, contribui para a perda de peso e aumento da massa muscular.
Leia também: Grão de bico: história e caraterísticas de um superalimento
15 razões para comer grão todos os dias

Baixo valor energético
A sua composição tem elevados valores de proteína, fibra e hidratos de carbono de absorção lenta, o que tornam esta leguminosa num ótimo controlador do apetite, saciante sem ser demasiado calórico.
As substâncias presentes na fibra contribuem, ainda, para a manutenção de um bom funcionamento intestinal na redução dos níveis plasmáticos de colesterol e na modulação da glicémia.
Alto valor vitamínico
Rico em vitaminas do complexo B e, nomeadamente em ácido fólico, o grão é especialmente recomendado a grávidas, visto que reduz o risco de defeitos no tubo neural do feto. Claro que deve sempre respeitar as doses diárias recomendadas e conjugar esta leguminosa com outros alimentos.

Elevado valor mineral
Com muito ferro, magnésio, potássio, zinco, cobre, manganésio, entre outros minerais, esta leguminosa é ótima para quem sofre de anemia, além de outros benefícios que os seus minerais trazem para a saúde.
Rico em substâncias químicas e bioativas
As vantagens para a saúde destes alimentos também se devem aos seus compostos fenólicos, oligossacáridos e inibidores enzimáticos, capazes de ajudar a prevenir doenças crónicas. Além destes componentes, o grão possui carotenoides como β-carotenos, luteína, xantinas e licopenos, os quais ajudam a neutralizar os radicais livres e a combater o processo de envelhecimento das células.

Elevado teor de proteína vegetal
O ideal é conjugar o grão com cereais, como o arroz, para que o aproveitamento da proteína pelo organismo aumente e consiga retirar daí mais benefícios. Por isso, o arroz com feijão é um acompanhamento bem rico.
Melhora o funcionamento do intestino
Como já referimos, não só por causa das fibras, como devido à grande quantidade de celulose presente na casca do grão-de-bico, esta leguminosa estimula o funcionamento dos intestinos, combatendo a prisão de ventre.

Elimina o açúcar e colesterol
As fibras solúveis que compõem o grão de bico ajudam o organismo a eliminar açúcares, gorduras e o mau colesterol. Uma forma de desintoxicar o corpo de substâncias indesejadas.
Previne doenças cardiovasculares
O grão é mesmo capaz de evitar as doenças cardiovasculares, uma vez que combate a hipertensão arterial e o colesterol alto. Além disso, ainda contraria a anemia.

Promove o bem-estar emocional
O grão possui triptofano, um aminoácido que produz a serotonina, substância que ativa os centros cerebrais, proporcionando sensações de bem-estar, satisfação e autoconfiança.
Ajuda a ganhar massa muscular
Se anda no ginásio e quer aumentar a massa muscular, então deve complementar os seus treinos com o consumo de grão, o qual é rico em proteínas, ferro e amido.

Auxilia na perda de peso
As proteínas e fibras do grão ajudam a reduzir o peso, por isso se está a fazer dieta, inclua este alimento no prato, pois ele irá mantê-lo saciado durante muito mais tempo.
Leia também: Grão de Bico, o superalimento em 4 receitas muito saborosas
Controla os níveis de glicemia
As proteínas e fibras do grão também contribuem para uma digestão mais lenta, a qual ajuda a controlar os níveis de glicemia. Portanto, este alimento é recomendado a quem sofre de diabetes tipo 2.

Ajuda a prevenir diversos tipos de cancro
A vitamina C, vitamina E, ácido fólico e antioxidantes fazem do grão um bom aliado no combate ao cancro e ao aparecimento de tumores.
Fortalece a saúde feminina
Seja para as grávidas, através do ácido fólico que combate a má formação do tubo neural do feto; seja durante a menstruação, devido à perda de ferro; seja, ainda, na prevenção do cancro de mama, devido às grandes quantidades de saponinas.
Evita fraturas e contusões
O cálcio, o fósforo e a vitamina K presentes no grão ajudam a fortalecer a estrutura óssea, prevenindo fraturas, contusões e doenças como a osteoporose.
Gostei muito